TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos clinico colinergico

Por:   •  16/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 2

CASOS CLINICOS COLINÉRGICOS

1. Paciente D.S.42  anos,  masculino,  branco,  casado  e residente  de  Teresina. O paciente queixava-se de problemas na visão, então dirigiu se ao consultório oftalmológico para realizar alguns exames. Na anamnese do paciente ele relatou que em sua família havia casos de glaucoma e que usava medicamentos à base de corticosteroides de forma prolongada. O medico realizou outros exames oftalmológicos como acuidade visual, exame da pupila e outros. Foi constatado que o paciente tinha Glaucoma. Desta forma, cite um medicamento de ação colinérgica que poderia ser prescrito para esse paciente? Explique sua resposta com base em seu mecanismo de ação, e explique três de seus possíveis efeitos adversos.

2. M.A 22 anos, feminina, parda, solteira residente do Maranhão. Apresentou infecção urinária e logo depois apresentou incômodos frequentes ao urinar, dificuldade em começar a urinar e em esvaziar a bexiga totalmente, fluxo de urina fraco, gotejamento ao final da micção, aumento da pressão abdominal, ausência de vontade de urinar, esforço para forçar a saída da urina da bexiga. Temendo a evolução do caso como uma danificação da estrutura renal, ela logo foi ao médico, que realizou a anamnese para comprovar a retenção urinária e determinar suas causas. O diagnostico da paciente foi de retenção urinária, causada pela infecção, o médico prescreveu Carbacol para a paciente. Discuta se o medicamento para o tratamento da retenção urinária foi adequado.

3. A paciente identificada como F.C ,feminina, 26 anos. Foi diagnosticada a 1 ano com miastenia graves,  que é uma doença autoimune, em que os anticorpos atacam células e tecidos saudáveis do organismo por engano, confundindo-os com agentes invasores, como vírus e bactérias. Desde que foi diagnosticada ela vem fazendo o tratamento com Neostigmina. Explique o mecanismo de ação desse medicamento no tratamento da miastenia graves.

4. Um paciente chegou ao consultório medico apresentando os seguintes sintomas síncope, tontura, fraqueza, fadiga, diminuição do nível de consciência, falta de ar e desconforto ou dor torácica, o médico verificou os seguintes: sinais, sudorese, hipotensão, insuficiência cardíaca. Ao realizar a ausculta cardíaca, verificou-se frequência cardíaca inferior a 60 bpm, sendo o paciente diagnosticado com bradicardia. O tratamento inicial se deu através do suporte da via aérea e ventilação, seguido pelo uso da atropina.

a) O uso da Atropina no tratamento da Bradicardia foi adequado? Explique com base em seu efeito farmacológico e mecanismo de ação.

b) Caso o paciente use uma dose elevada de atropina, quais seriam os sinais e sintomas observados? Explique o porquê.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (79.4 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com