TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Danos causados pelo cigarro eletrônico

Por:   •  20/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.129 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

Farmácia – 5º Semestre

BRUNA BEATRIZ FRESCHI SOLIS – T0576A8

GABRIELA FREGONI AVILA – F156AC9

GIANE RODRIGUES QUEVEDO – T0291H5

IGOR VINICIUS DE PAIVA REIS – N6753E6

LEANDRO WELDER DE SIQUEIRA JUNIOR – F175AJ0

LEONARDO TADEU PANCERA DE CAMARGO – F28IFF7

PALOMA ALVES DA SILVA – F24EGA6

VICTOR AUGUSTO LÁZDENAS MARINS – F1586E4

YURI MENDES SANTOS – F1553E3

DANOS CAUSADOS PELO CIGARRO ELETRÔNICO

[pic 1]

Sorocaba - SP

2022

BRUNA BEATRIZ FRESCHI SOLIS – T0576A8

GABRIELA FREGONI AVILA – F156AC9

GIANE RODRIGUES QUEVEDO – T0291H5

IGOR VINICIUS DE PAIVA REIS – N6753E6

LEANDRO WELDER DE SIQUEIRA JUNIOR – F175AJ0

LEONARDO TADEU PANCERA DE CAMARGO – F28IFF7

PALOMA ALVES DA SILVA – F24EGA6

VICTOR AUGUSTO LÁZDENAS MARINS – F1586E4

YURI MENDES SANTOS – F1553E3

DANOS CAUSADOS PELO CIGARRO ELETRÔNICO

[pic 2]

        

Sorocaba - SP

2022

RESUMO

Os malefícios do cigarro eletrônico trata-se de estudos e pesquisas em cima do cigarro eletrônico, mais conhecido como "vape", que teria  a premissa de promoção da saúde humana, mantendo o uso da nicotina entretanto, sem sofrer com as possíveis patologias provocadas pelo cigarro tradicional. O uso do cigarro eletrônico, no entanto pode ser mais prejudicial à saúde do que as pessoas que fazem seu uso imaginam. Para compreender os possíveis efeitos no hábito de fumo do cigarro eletrônico, é preciso analisar as suas possíveis correlações com o desenvolvimento de doenças, mostrando os males prejudiciais à saúde, que podem ser causados em pessoas que tem o hábito do tabagismo, seja pelo uso do cigarro eletrônico ou comum. A crescente popularidade dos cigarros eletrônicos entre os jovens tem sido atribuída à facilidade de acesso e à falsa percepção de que são mais saudáveis do que seus predecessores cigarros tradicionais.

Palavras-chave: Cigarro eletrônico, Tóxico, Nicotina, Substâncias tóxicas.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................5
  2. OBJETIVOS...........................................................................................................7
  3. METODOLOGIA....................................................................................................8
  4. DESENVOLVIMENTO...........................................................................................9
  5. CONCLUSÃO......................................................................................................12
  6. REFERÊNCIAS....................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, muito se é falado sobre os malefícios  do hábito de fumar. Na época em que grandes embarcações os espanhóis, em 1520, descobriram com os indígenas da América Central uma planta usada por eles em seus cachimbos, chamada de Tabaco. Após esse período, houve a descoberta da Nicotina, inicialmente estudada para o tratamento de dores de cabeça, com o passar do tempo e a aceitação da sociedade pela prática, em 2003 o farmacêutico chinês Hon Lik criou o Ruyan, também conhecido como cigarro eletrônico ou vape, que visaria a promoção da saúde humana e a superação do difícil vicio pela nicotina, entretanto, seu uso também gera prejuízos à saúde. (“MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)”, [s.d.])

Apesar de parecer, o cigarro eletrônico não serve como substituto ao cigarro normal. Ele é considerado um produto de tabaco, cuja diferença principal é que a nicotina é ofertada através da vaporização, por meio da sua diluição em uma substância chamada propilenoglicol. No cigarro comum, a nicotina é oferecida através da combustão do tabaco e, junto, vão uma série de substâncias. (“MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)”, [s.d.])

Ou seja, a nicotina, que é parte principal do problema, continua presente no cigarro eletrônico. A nicotina tem não só a capacidade de viciar, mas tem também a capacidade de provocar doenças e, tem seu mecanismo de ação baseado na vasoconstrição. (“MINISTÉRIO DA SAÚDE Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA)”, [s.d.])

O vape tem ainda uma série de substâncias em sua composição que fazem mal à saúde. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA - Programa que tem como objetivo reduzir a prevalência de fumantes e a consequente morbimortalidade relacionada ao consumo de derivados do tabaco, para prevenir a iniciação do tabagismo, promover a cessação de fumar e proteger a população da exposição à fumaça ambiental do tabaco), são substâncias tóxicas e irritantes, que podem provocar dermatite e enfisema pulmonar, além de câncer e problemas cardiovasculares. Ou seja, a diminuição do odor e a adição de sabores não diminuem os graves riscos que o cigarro eletrônico gera para a saúde. Além disso, segundo um estudo elaborado pelo INCA e pelo Ministério da Saúde, existe o risco de o cigarro eletrônico explodir durante o uso, causando danos físicos e materiais. (SCHOLZ, J. R.; ABE, T.)

A melhor alternativa, ainda, é interromper o uso do cigarro, pois, certamente, o cigarro eletrônico não é um produto seguro, não é um produto que deveria ser usado como auxílio na cessação do tabagismo porque também vicia. (SCHOLZ, J. R.; ABE, T.)

  1. OBJETIVOS

Compreender os possíveis efeitos no hábito de fumo quando utilizado o cigarro eletrônico, analisar as suas possíveis correlações com o desenvolvimento de doenças, mostrando os males prejudiciais a saúde, que podem ser causados em pessoas que tem o hábito do tabagismo, seja cigarro eletrônico ou comum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (290.7 Kb)   docx (152.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com