TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO RELATÓRIO FINAL

Por:   •  30/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

CURSO DE FARMÁCIA

ESTÁGIO OBRIGATÓRIO 2

RELATÓRIO FINAL

FELIPE RODRIGUES DOS SANTOS

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO MARIA APARECIDA PEDROSSIAN

 

Relatório Final de Estágio Supervisionado entregue como requisito obrigatório para aprovação na disciplina de Estágio Supervisionado 2, sob a supervisão da Professora Camila Guimarães Polisel.

Campo Grande, MS

2019

1 INTRODUÇÃO

O curso de Farmácia da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, que integra a FACFAN (Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Alimentos e Nutrição) teve o seu Projeto Pedagógico aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 543, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2014, com o tempo útil de 4.386 horas e turno de funcionamento integral (UFMS, 2014).  

O objetivo do curso de Farmácia é a formação de um farmacêutico generalista podendo atuar em todos os níveis da atenção básica no contexto do SUS, ser um agente de mudança frente aos problemas de saúde pública,  atuar na área de fármacos e medicamentos, tecnologia de alimentos, análises clínicas, cosmetologia, áreas de toxicologia e outras áreas emergentes como a farmácia clínica. Sua atribuição privativa, porém, relaciona-se a todos os procedimentos inerentes aos fármacos e medicamentos para uso humano, incluindo funções de dispensação, produção de medicamentos para uso humano, execução ou supervisão de processos e métodos farmacêuticos ou de natureza farmacêutica.” (UFMS, 2018).

Frente a este contexto, é mister, que o Farmacêutico além de sua formação teórica também, tenha em seu currículo atos educativos supervisionados, desenvolvidos no ambiente de trabalho preparando o acadêmico para a atividade profissional, o que constitui o Estágio supervisionado que integra os “conhecimentos técnicos, práticos e científicos  dos acadêmicos, permitindo a execução dos ensinamentos teóricos e a socialização dos resultados obtidos, mediante intercâmbio acadêmico profissional (UFMS, 2010).  Frente a esta necessidade de formação generalista são previstos  na grade curricular da Farmácia UFMS, 4 (quatro) Estagios: Estágio obrigatório I, com 102 horas; Estágio obrigatório II,  com 204 horas, Estágio III, com 187 horas e finalmente, o Estágio obrigatório com escolha de área para o acadêmico complementar podendo ser na Área de Alimentos , ou na Área de Análises Clínicas ou  na Área de Farmácia, com 391 horas (UFMS, 2014).

O presente relatório trata das atividades desenvolvidas no âmbito do Estágio obrigatório II, com 204 horas, divididos entre Farmácia Hospitalar e Atenção Básica. A parte 2 do estágio, relacionado a Farmácia Hospitalar foi desenvolvido no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (HUMAP) localizado em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, nos setores de Doenças infecto parasitárias (DIP), Farmácia Central, e na Farmácia Satélite do Centro Cirúrgico.

O objetivo deste estágio foi propiciar ao acadêmico vivência no ambiente de trabalho real do farmacêutico e assim, desenvolver habilidades praticas com  fundamento teórico obtidos na graduação, bem como socializar-se  e  observar a atuação das equipes multiprofissionais dois quais o farmacêutico  já é integrante.  

2. RELATO DA EXPERIÊNCIA

        A ideia de estagiar em um dos maiores hospitais da cidade, foi animadora, com a possibilidade de conhecer outro universo que cerca o farmacêutico, foi promissora e começamos este segundo bimestre esperançosos. Mas ao decorrer dos dias no hospital comecei achar maçante e cansativo, e tive uma visão do farmacêutico que não me agradou me levando a não querer trabalhar em um hospital após a minha formação. A vivência no hospital foi agradável, com presença de ótimos profissionais sempre dispostos a ensinar, apesar de não ter gostado na sua totalidade, filtrei bons momentos a qual me fez valorizar o sistema publico de saúde que se encontra como referência no tratamento de HIV.

Nossas expectativas nem sempre serão preenchidas como o desejado, contudo é importante entender que podemos ser agentes de mudanças.

3 ASPECTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DO ESTÁGIO

  • A farmacêutica responsável pelo centro cirúrgico, é uma profissional atenciosa nas suas atribuições, tive a oportunidade de acompanhar de perto o processo interno a qual ela está coordenando. O processo se trata de uma má dispensação, que me fez refletir da impotência do farmacêutico em processos administrativos;
  • Como não conhecia o HU fiquei surpreso com a estrutura agradável e bonita da ala infantil e neonatal em contraste, com a outras áreas carecem de reforma. Apesar da estrutura não ser a ideal, muitos profissionais fazem o melhor para que a população seja bem atendida;
  • Com relação a farmácia central, refleti sobre a importância da triagem dos medicamentos, separação dos mesmos e por fim, conferência antes da entrega ao setor demandante. O sucesso do tratamento depende se realmente os medicamentos estavam sendo dispensados da forma correta, na posologia e na forma de administração corretas e para o paciente correto.
  • Com relação a farmácia central, foram os técnicos em farmácia que nos ensinaram as rotinas de dispensação dos fármacos. Foram pouco os dias que acompanhamos os farmacêuticos nas suas rotinas, talvez uma atuação mais incisiva dos farmacêuticos do local, colaboraria para termos uma noção mais real da nossa importância no setor.

4 ATIVIDADES REALIZADAS

Atividade realizada

Setor (CH)

Esta atividade contribuiu para a sua formação profissional? Justifique.  

Separação dos medicamentos para a utilização nos setores, contagem de armário, atribuições administrativas.

Farmácia Central

(54h)

Conhecimento da rotina do hospital, e conhecimento dos medicamentos preconizado no hospital e suas fórmulas farmacêuticas diversas.

Lançamento de medicamento controlado utilizado em cirurgia, preparação de kit utilizados no cotidiano do centro cirúrgico

Centro cirúrgico

(18h)

Contribuiu para a verificação dos fármacos mais utilizados em cirurgias e a avaliação de possíveis interações medicamentosas.

Rotina de dispensação de medicamentos, lançamento de medicamentos de controle especial.

Hospital Dia (12h)

Contribuiu para a valorização dos programas infectos do estado e o reconhecimento do seu valor.  também conhecer das medicações utilizadas nas principais doenças infectologicas da região  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (178.2 Kb)   docx (58.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com