TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO

Por:   •  25/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

Canoas

2021

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

SUMARIO

1 -INTRODUÇÃO .......................................................................................................3

2 -DESENVOLVIMENTO............................................................................................4

3 - EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO.........................................

3.1-EXEMPLO DE FIGURA ........................................................................................6

4 - CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................

5 - REFERENCIAS.......................................................................................................8

INTRODUÇÃO

A trombose venosa afeta cerca de um terço dos pacientes com Coronavírus (COVID-19) internados em UTI. O vírus aumenta o risco de tromboembolismo venoso (TEV), pois promove anormalidades no sistema circulatório, facilitando a formação de coágulos por meio de um mecanismo ainda não totalmente compreendido, por se tratar de uma doença que surgiu recentemente na cidade de Wuhan, na China em dezembro de 2019.

O diagnóstico zeloso e o tratamento ágil, tendem na diminuição de mortalidade e o risco de recorrência de trombose. Distúrbios funcionais envolvem o fluxo sanguíneo arterial e venoso, pacientes com COVID-19 podem desenvolver trombose devido ao vírus que em casos graves causam processos inflamatórios intensos que danificam os tecidos endotélios, gerando complicações respiratórias. Os trombos ou coágulos de sangue impedem a regularidade de fluxo sanguíneo, fazendo com que ocorra o aumento de pressão no interior de veias e artérias, podendo ocasionar uma embolia pulmonar se o coágulo se mover através da circulação do sangue e chegar aos pulmões.

A profilaxia com o medicamento Enoxaparina sódica se faz necessário para efeito anticoagulante, salvo contra indicações.

DESENVOLVIMENTO

Trombose Venosa Profunda (TVP)

A trombose venosa profunda (TVP) resulta na oclusão do fluxo venoso dos membros por um coágulo sanguíneo ao nível da circulação profunda. Na maioria dos casos ocorre nos membros inferiores mais repetidamente, nas veias profundas da região do tornozelo, onde existe maior estase venosa por razões anatômicas. Em pacientes com COVID-19, a trombose venosa em membros superiores é mais comum. A trombose venosa profunda de membros superiores (TVPMS) é uma doença multifatorial, caracterizando-se pela formação de trombos de veias profundas, que podem obstruir parcial ou totalmente o fluxo sanguíneo, seguida por reação inflamatória. O Novo Coronavirus se trata de uma infecção que provoca inflamação no tecido endotélio que reveste veias, artérias e a parte interna do coração que tem influência no controle da coagulação do sangue. Os coágulos de sangue são essenciais no sistema circulatório, ele é fundamental para estancar sangramentos e cicatrizar feridas, mas em caso de trombose o tratamento com anticoagulante é recomendado.

Quando houver suspeita de coágulos nos membros inferiores e superiores, deve ser rapidamente avaliado e tratado devidamente para evitar a migração de coágulo para o pulmão, evitando assim uma embolia pulmonar, que em casos graves pode ser fatal. Os principais indicativos da doença é dor torácica, tosse, distúrbio de hematose e taquicardia. Pneumologista é o profissional médico mais capacitado para o diagnóstico e tratamento de tromboembolismo pulmonar.

A profilaxia com anticoagulante é recomendada a pacientes com distúrbios de coagulação, o uso de anticoagulante permite que o sangue se mantenha líquido nas veias e artérias, fazendo com que o fluxo sanguíneo melhore.

O medicamento utilizado no tratamento de tromboembolismo venoso, a Enoxaparina, está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde. O medicamento antitrombótico é utilizado para prevenir e tratar a formação de trombos maiores que possam causar trombose.

A Enoxaparina está disponível nas Unidades Básicas de Saúde por fazer parte da Relação Nacional de Medicamentos do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica, faz parte de uma estratégia de acesso aos medicamentos para situações clínicas de maior agravo e custo elevado. A RENAME foi adotada em 1978 pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ela é elaborada pela CONITEC, Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS, o propósito da CONITEC é garantir segurança, eficácia, qualidade dos produtos, a promoção do uso racional e o acesso da população aqueles considerados essenciais.

Para ter acesso a medicamentos de alto custo o paciente deve se dirigir a uma unidade responsável pela distribuição de medicamentos de custo elevado, portando receita e laudo, ambos com CID, carimbo e assinatura do médico, Cartão Nacional de Saúde e cópias de documentos.

É imprescindível que todos os gestores e profissionais Farmacêuticos do âmbito hospitalar tenham pleno conhecimento dos medicamentos que integram a listagem da RENAME.

A Enoxaparina Sódica é um medicamento tecnicamente elaborado para tratamento, cura ou prevenção de trombose. Não podemos confundir remédios com medicamentos. O medicamento contém fármacos que atuam especificamente nos sistemas e órgãos do corpo, passam por rigorosos testes e etapas de fabricação, já o remédio é um recurso terapêutico. Todo medicamento é um remédio, mas nem todo remédio é um medicamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (199.8 Kb)   docx (37.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com