TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de Vivencia

Por:   •  6/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.138 Palavras (5 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 5
  1. INTRODUÇÃO

O estudo dos fármacos ganhou  impulso notável, com a pesquisa sistemática dos princípios ativos das plantas e dos minerais capazes de curar doenças, em torno do século XVI, vindo a ser implantada a indústria farmacêutica, trazendo com ela novos medicamentos que serão criados e estudos realizados. No Brasil devemos ressalta que Diogo de Castro a mando do governador geral, Thomé de Sousa, foi quem propagou a farmácia, visto que o acesso à medicação só acontecia durante as expedições portuguesa, francesas ou espanholas por parte de um cirurgião barbeiro ou se algum tripulante tivesse uma botica de medicamentos e droga. Após esses grandes acontecimentos, a profissão não parou no tempo e ganhou espaço cada vez mais, sendo descobertos vários novos fármacos em pesquisas, bem como vêm se destacando as mais variadas áreas de atuação de um farmacêutico.

Desde os primórdios o homem tentava encontrar a cura para as doenças através das plantas, depois de muitos anos o homem chegou a profissão farmacêutica. Hoje em dia é uma das profissões mais promissoras e no Brasil é exercida em setenta e uma áreas diferentes, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia. O farmacêutico é um profissional de extrema importância dentro da sociedade e é capacitado para atuar em diversos estabelecimentos. Tem o objetivo transmitir seu conhecimento a cerca do medicamento, para promover o uso racional do mesmo e saúde. 

O Farmacêutico é um profissional da área da saúde que tem o objetivo de transmitir seu conhecimento a cerca do medicamento, para promover o uso racional do mesmo e saúde, o profissional abrange muitas vertentes, entre elas a farmácia básica, hospitalar, CEDMEX, popular, comercial, dentre outras. O relatório demostra todos os passos que foram observados nos estágios na Farmácia Popular do Brasil e CEDMEX.

  1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO

O Estágio de Vivência II teve como objetivo, proporcionar a oportunidade de vivenciar experiências relacionadas ao cotidiano do farmacêutico para possibilitar:

  • Aprofundamento do conhecimento nas áreas de interesse;
  • Propiciar melhor capacitação profissional, colocando o estudante em condições de atuar no mercado com competência aplicação prática de todo o conteúdo desenvolvido durante o curso e desembaraço.
  • Aplicação prática de todo o conteúdo desenvolvido durante o curso;
  • Funcionar como campo para pesquisa.

  1. FARMÁCIA POUPLAR DO BRASIL

O Governo Federal criou  o Programa Farmácia Popular do Brasil para ampliar o acesso aos medicamentos para as doenças mais comuns entre os cidadãos. O Programa possui uma rede própria de Farmácias Populares e a parceria com farmácias e drogarias da rede privada, chamada de  "Aqui tem Farmácia Popular". O Programa Farmácia Popular do Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que tem objetivo de ampliar o acesso de toda população aos medicamentos cumprindo uma das principais diretrizes da Política Nacional de Assistência Farmacêutica. Foi implantado por meio da Lei nº 10.858, de 13 de abril de 2004, que autoriza a Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) a disponibilizar medicamentos mediante ressarcimento, e pelo Decreto nº 5.090, de 20 de maio de 2004, que regulamenta a Lei 10.858 e institui o Programa Farmácia Popular do Brasil.

Deste então o programa busca atender toda a população e é dirigido, sobretudo, ás pessoas que interrompe o tratamento por não conseguirem arca com o preço dos medicamentos. O atendimento é feito através dos farmacêuticos e profissionais qualificados para orientar sobre cuidados com a saúde e com o uso correto dos medicamentos.

Para que possa serem feitas as aquisições dos medicamentos essenciais, vendidos a preços mais baixos que os praticados no mercado, é a apresentação de uma receita médica ou odontológica, ou seja, essas exigências buscando evitar a auto medicação, que podem causar intoxicações.

O programa conta com uma lista de 107 medicamentos classificados como essenciais, onde são medicamentos que satisfazem as necessidades de saúde prioritária da população. Os itens que podem ser encontrados no programa representam mais de duas mil apresentações no mercado como medicamentos para: hipertensão, diabetes, depressão, asma, infeções, verminoses entre outros.

  1. CEDMEX

O CEMEX (Centro de Dispensação de Medicamentos Excepcionais) encontra-se na 10ª Gerência Regional de Saúde na cidade de Sousa- PB, funcionando em horário integral, das 08h00 as 12h00 horas e das 14h00 as 17h00 horas.

Para que os pacientes possam ter acesso aos medicamentos disponíveis no CEDMEX precisa seguir alguns critérios:

  • Apresentar uma receita do profissional médico da área;
  • LME (Laudo Médico) devidamente preenchido;
  • Exames necessários para o cadastro;
  • Xérox dos documentos pessoas (RG, CPF) e comprovante de residência;
  • Termo de responsabilidade devidamente assinado.

A forma de obtenção dos medicamentos se da através do cadastro de cada paciente, onde os pedidos são feitos mensalmente de acordo com a demanda de cadastros. A forma de armazenamento desses medicamentos é feito através de armários fechados e os que exigem acondicionamento em temperaturas mais baixas são armazenados em geladeiras com controle diário da temperatura.

Podemos ter observado que a função do profissional farmacêutico no CEDMEX é atuar na dispensação desses medicamentos excepcionais, prestando as devidas orientações aos pacientes, principalmente com relação aos protocolos adotados para que tenham acessos a estes medicamentos, além da forma correta de uso, principais efeitos colaterais, como também exames necessários para primeiro cadastro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com