TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: VIVÊNCIA I

Por:   •  3/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.198 Palavras (9 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

FACULDADE SÃO FRANCISCO DO CEARÁ

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

DOCENTE: ANA CRISTINA SILVA DE MIRANDA

JOANA PAULA BEZERRA DE ARAÚJO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO: VIVÊNCIA I

IGUATU – CE

2019


[pic 2]

Relatório das Atividades de Estágio – RAE I

Aluno Estagiário

JOANA PAULA BEZERRA DE ARAÚJO

Área Temática do Estágio:

CAF – Central de Abastecimento Farmacêutico

Supervisor Técnico:

FRANCISCO ADRIANO PEREIRA SARAIVA

Supervisor docente:

ANA CRISTINA SILVA DE MIRANDA

Período letivo:

2019.1

Iguatu

2019


APRESENTAÇÃO

Apresentar:

  • A área selecionada para estagiar;

A Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) foi campo escolhido pela docente e supervisora Ana Cristina.

Central de Abastecimento Farmacêutica (CAF) tem como principal atividade garantir o fornecimento adequado das medicações, para que as unidades de saúde e seus respectivos programas atendam as prescrições realizadas nas consultas médicas e nas campanhas de prevenção. Têm como atribuições o controle sobre aquisição e a dispensação dos medicamentos, adquiridos pelo município através de recursos das três esferas de governo. Devendo sempre garantir a integridade e a conservação dos produtos armazenados, que vai desde a recepção até a dispensação, respeitando os prazos e validades dos mesmos.

  • Objetivo do estágio

Atuar nas funções Farmacêuticas na Farmácia Central do Município de Iguatu

  • Objetivo específicos

Avaliar e revisar as prescrições médicas;        

Efetuar a dispensação de medicamentos;

Prestar atenção farmacêutica aos pacientes que procuram a unidade

  • Tempo de duração do estágio;

O estágio teve uma jornada de atividades de 20 horas, em horário entre 13h às 17h.

  • Motivo de seleção do estágio.

Cumprir carga horária do Estágio de Vivência I, do Curso de Farmácia da Faculdade São Francisco do Ceará – FASC.

___________________________________________________________________________

Sumário

___________________________________________________________________________

Parte 1: Cenário do Estágio

Apresentar:

  • Caracterização do local;

Atualmente a CAF está localizada à rua 13 de Maio, 1100 Iguatu-Ce. Local de fácil acesso, não possui placa de identificação externa visível por meio de nome e logotipo. Possui um ambiente amplo, climatizado, seu espaço interno é independente, o acesso para o interior da farmácia se dar por uma porta que fica fechada. O atendimento entre funcionário e paciente é intermediado-separado por balcões, os pacientes não tem acesso ao interior da farmácia, ela possui uma recepção com bancos para melhor acomodar o paciente. A farmácia possui 2 computadores, prateleiras, mesas, cadeiras, armários fechados e duas geladeiras exclusiva para medicamentos que necessitam de condições climáticas menores que o ambiente. com sistema informatizado para dispensação e controle de medicamentos. O ambiente é climatizado

  • Principais produtos e serviços;

A CAF atua em diversas atividades, tais como: seleção, aquisição, programação, armazenamento, distribuição e dispensação de medicamentos, visando uso racional de medicamentos.

receber, armazenar (estocar), controlar o estoque e distribuir os medicamentos

  • Estrutura organizacional.

A equipe é composta por um farmacêutico e quatro técnicos.

___________________________________________________________________________

Parte 2: Relato de Experiência

          Iniciou-se o estágio no dia 24 perdurando-se até o dia 30 de abril de 2019. Inicialmente o local foi apresentado pela preceptora, Ana Cristina, enfatizando a função da CAF, que é responsável por distribuir medicamentos para todo o município.

Os medicamentos são separados e organizados em prateleiras por classe de fármacos, na seguinte ordem: anti-hipertensivos, cardiovascular, antiparasitários, AINES, corticoides, sistema respiratório, digestivo, suplementos, saúde do homem, tireoide e insumos como, soro. Os medicamentos de saída diária, ficam estocados e fracionados em caixinhas devidamente identificadas com o nome de referência.

           A Farmácia Central é dividida em duas partes: Atenção Básica e Atenção Especializada. Na Atenção Farmacêutica, as funcionárias Graciely Alves Brasil e Maria José de Abreu Araújo, realizam a dispensação de medicamentos.  A Atenção Especializada é apenas para cadastros autorizados. Os funcionários Bruno Marcelino dos Santos e Graciela Lêdo de Oliveira fazem parte do elenco Especializado HORUS e Atenção secundária, realizam o cadastro pessoal do paciente para dar entrada ao processo de Alto Custo e dispensam o medicamento em data previamente agendada e informada ao paciente. No ato da dispensação de insulina, o paciente deve levar um isopor com gelo para transportar ate a sua residência afim de manter as características da mesma intacta.

          Durante o período programado do Estágio foi realizada diversas atividades.  No primeiro dia, foi apresentado o funcionamento da Farmácia Central, os tipos de receituários, o sistema G-SEA, que é integrado com o Cartão Nacional de Saúde, onde através dos dados do paciente, acusa o atendimento proveniente de outras unidades, controla a entrada e saída dos medicamentos. Após isso, teve-se o primeiro contato com o paciente, solicitando-lhe o receituário médico para verificar o tipo de medicamento, a validade da receita, se é de uso contínuo ou não, a posologia, dados do médico, a via de administração e se tem no estoque.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (285.6 Kb)   docx (369.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com