TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPER DE ESTÁGIO VIVÊNCIA (LÚDICA) COTIDIANA E LUDICIDADE

Por:   •  30/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.395 Palavras (18 Páginas)  •  1.291 Visualizações

Página 1 de 18

VIVÊNCIA (LÚDICA) COTIDIANA E LUDICIDADE

Alessandra Lima da Silva

Larissa Cruz de Matos Krisciumas

Prof. Amilton Alves de Souza

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso (PED 1543) – Estágio

29/05/2019

RESUMO

O presente trabalho relata experiências que tivemos acerca das vivências no Estágio Supervisionado em Docência no Ensino Fundamental, realizado no 7º semestre do curso de Pedagogia, no Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI, Polo Alagoinhas, no ano de 2019. A área de concentração escolhida para a realização deste paper são as Metodologias de Ensino e através disso obtivemos como tema “Vivência (lúdica) cotidiana e Ludicidade”, que justifica-se por sua necessidade durante as aulas, e também por ser mais fácil o trabalho pedagógico se desenvolvermos metodologias coerentes com o tema de estudo e motivarmos o aluno nas atividades de ensino/aprendizagem, dando sentido ao que lhe é transmitido nas aulas. Essas metodologias envolvem histórias, jogos, construindo saberes através da criatividade da criança, como forma de aprendizado de seu cotidiano, transferindo para o imaginário, não deixando de ser percebida a vivência real. Os objetivos deste trabalho são: questionar o desenvolvimento das práticas da ludicidade em sala de aula, no Ensino Fundamental, entendendo as relações entre o ensinar e o aprender; identificar as dificuldades de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental anos iniciais; observar os materiais e métodos de ensino utilizados dentro da sala de aula para o desenvolvimento da ludicidade das crianças. Durante o estágio procuramos avaliar o aluno individualmente quanto ao desenvolvimento e interação no processo de ensino/aprendizagem no qual está inserido em sua vivência, diagnosticando fatos e fatores que interfiram em seu  processo educativo. Os conhecimentos adquiridos nos permitiram oferecer às crianças a oportunidade de se desenvolver por meio de interações.

Palavras-chave: Ludicidade. Ensino Fundamental. Ensino/aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO

O estágio é constituído de dilemas, desafios e possibilidades que nos faz refletir e compreender o significado da docência; caracteriza-se como um fio condutor na construção da identidade profissional. Por meio do estágio conseguimos ampliar nossos olhares, este que agora é sensível e observador, que vê e compreende a criança como ser histórico e cultural como sujeito de direitos, uma cidadã que está inserida em uma sociedade e deve ser respeitada desde a sua mais tenra idade.

Para Ostetto (2011, p. 86):

[...] o estágio tem muito a contribuir, na medida em que se afirma como espaço e tempo privilegiados para o exercício do olhar, para o ensaio de ver além do aparente, mirando a complexa configuração do cotidiano infantil. Para conhecer as crianças e seus modos de ser, de apropriar e expressar o mundo, é imprescindível aprender a estar junto delas, a observá-las.

No período do Ensino Fundamental anos iniciais as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo. Como destacam as Diretrizes Curriculares Nacionais, a maior desenvoltura e a maior autonomia nos movimentos e deslocamentos ampliam suas interações com o espaço; a relação com múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, permite a participação no mundo letrado e a construção de novas aprendizagens, na escola e para além dela; a afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem resulta em formas mais ativas de se relacionarem com esse coletivo e com as normas que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e pela valorização das diferenças.

A área de concentração escolhida para a realização deste paper são as Metodologias de Ensino e através disso obtivemos como tema “Vivência (lúdica) cotidiana e Ludicidade”, que justifica-se por sua necessidade durante as aulas, o que pôde ser percebido durante a observação e também por ser mais fácil o trabalho pedagógico se desenvolvermos metodologias coerentes com o tema de estudo e motivarmos o aluno nas atividades de ensino/aprendizagem, dando sentido ao que lhe é transmitido nas aulas.

Os objetivos deste trabalho são: questionar o desenvolvimento das práticas da ludicidade em sala de aula, no Ensino Fundamental, entendendo as relações entre o ensinar e o aprender; identificar as dificuldades de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental anos iniciais; observar os materiais e métodos de ensino utilizados dentro da sala de aula para o desenvolvimento da ludicidade das crianças. Para que todos esses objetivos se concretizem, é importante criar situações educativas para que, dentro dos limites impostos pela vivência da coletividade, cada criança possa ter respeitados  os seus hábitos, ritmos e preferências de forma lúdica e prazerosa.

Teoria e prática é o conhecimento prévio do professor, num processo contínuo de educar e aprender. A contação de histórias, as brincadeiras, os jogos, são formas de comunicação, educação, interação, trazendo aulas que despertem o interesse das crianças, fazendo com que sejam estímulos para o aprendizado. Lembrando também da música, culinária, que são formas atrativas e educativas além da prática esportiva. Utilizando desta metodologia cotidiana e lúdica, trabalhamos a resolução de conflitos, interagindo com outros e compartilhando diversas situações.

O entendimento da ludicidade a partir da experiência interna do sujeito que a vivencia e a compreensão da vivência lúdica do professor como a expressão autêntica do indivíduo, que se caracteriza pela espontaneidade, que se manifesta através de um maior fluxo interno de energia, da vitalidade, da disponibilidade interna para vivenciar o lúdico, são questões centrais para a compreensão do presente projeto.

A discussão deste trabalho está pautada nos seguintes tópicos: “Práxis Criativa, Recriando Saberes”, que relata sobre os conhecimentos adquiridos durantes esse processo, bem como revela a importância do papel do professor na fase de formação da criança. Logo em seguida no tópico “Caracterização da Experiência da Docência” faremos uma breve discussão sobre as escolas onde foi realizado o estágio supervisionado, abordando dessa forma suas características. Posteriormente apresentaremos uma caracterização da nossa experiência da docência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (185.7 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com