TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estagio de vivencia

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.660 Palavras (11 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 11

2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

O estágio de vivência foi realizado na propriedade da família de Luiz Taffarel, localizada em Linha Taffarel, município de Caxambu do Sul.

        Além do Sr. Luiz, 57 anos, a família é composta pela esposa Azelia Taffarel, também com 57 anos, a filha Luciana de 31 anos, pós graduada em Biologia, que trabalha como professora pela parte da manhã em Chapecó, e a tarde na Epagri do município; e o filho Juliano de 27 anos, que ajuda os pais nas atividades agropecuárias da propriedade.

        A filha Luciana já residiu cerca de 4 anos no município de Flores da Cunha, estado do Rio Grande do Sul, e voltou no ano de 2003; já o filho Juliano não tem interesse em sair da propriedade, pois vê a necessidade de ajudar os pais com as atividades do campo, principalmente a bovinocultura de leite.

        A família reside a cerca de 4 km da sede do município de Caxambu, possui uma área de terra própria comprada pela família com 19 ha destinados ao plantio de milho para silagem, e pastagem para o gado de leite, 7 destes estão localizados em Linha Laranjeira, onde é realizado o plantio de milho e soja para comercialização, e outros 15 ha arrendados para terceiros. Possui também uma área de reflorestamento com espécies de araucária, cedro, angico, e chorão. Totalizando então 34 ha.

        A família possui uma moradia mista de dois pisos em boas condições de uso, construída há poucos anos, com o total de 110 m2, dividida em 4 quartos, sala, cozinha, áreas de serviço, e dois banheiros com instalações hidrosanitarias. Água encanada vindo de poço artesiano, localizado na propriedade, luz elétrica, televisão, computador, telefone celular, um carro modelo Fiat Palio 2000, uma moto CG 125 Titan 2002.

        O lixo orgânico produzido na propriedade é destinado à alimentação dos cães, e o lixo reciclável é queimado, forma totalmente incorreta de destinar este tipo de lixo, pois gera gases poluentes que lançados na atmosfera contribuem entre outros para a intensificação do efeito estufa, além da possibilidade de estar gerando doenças principalmente relacionadas ao aparelho respiratório. Todavia este lixo poderia estar sendo reciclado, e reaproveitado parte dele pela própria família. Questionando a família sobre esta atitude, a justificativa foi que no interior do município não há coleta de lixo, e que levar até a cidade é inviável, pois nem mesmo lá a coleta é feita de maneira correta.

 A família possui também dois tratores, um deles modelo New Holland- TL75E, com aproximadamente 2 anos de uso, e o outro modelo Valmet ano 65, com 35 anos de uso. Dispõe ainda de uma plantadeira para plantio de culturas de inverno e verão, pulverizador,  de pato, arado, ensiladeira, para produção de silagem, carretão, e uma batedeira, todos os implementos em bom estado de conservação.

Ainda quatro cochos cobertos para trato dos animais, um deles para novilhas, outro para novilhos de engorda (para consumo da família), o terceiro para terneiras que ainda recebem leite, e o último usado por vacas prenhas que antecedem três meses do parto. Um galpão medindo 100m2, que é utilizado tanto para garagem dos implementos agrícolas e dos tratores, como também para armazenagem do feno, destinado ao trato de alguns animais. Uma estrebaria com quatro lugares para ordenha, 12 para trato, sendo que nela ainda se encontra um resfriador com capacidade de 840 L de leite.

No entanto a família vem construindo uma nova estrebaria, totalmente canalizada, aonde o leite vai direto para resfriador, com banheiro, uma sala para escritório, e outra para o resfriador.

A mão de obra na propriedade é de caráter familiar, sendo que somente a filha do casal não realiza atividades no campo, e os demais membros da família e as respectivas horas trabalhadas estão dispostas na tabela a seguir.

Tabela 1- Idade e tempo dedicado da mão de obra da propriedade e equivalência em unidades de trabalho- homem (UTH).

Nome

Idade

Tempo dedicado

UTH

Luiz

Azelia

Juliano

Luciana

57

57

27

31

12 horas

12 horas

12 horas

0 hora

1,5

1,5

1,5

0

* 1,0 UTH= 300 dias ano com 8 horas dia para pessoas com 18 a 59 anos.

2.1 ATIVIDADES AGROPECUARIAS

        A economia da propriedade esta baseada principalmente da produção e venda de leite, assim como também no plantio e comercialização de soja e milho, e no arrendamento de 15 ha de terra.  Ainda também a criação de suínos para o abate e consumo familiar, 1 macho e 2 fêmeas.

2.1.1 BOVINOCULTURA DE LEITE

2.1.1.1 Plantel e Alimentação

        A produção leiteira da propriedade é formada pelo rebanho conforme a tabela 2 abaixo:

Tabela 2- Classificação do rebanho leiteiro

Classificação        

Número de cabeças

Jersey

Holandês

Vacas em lactação

Vacas secas

Novilhas

Terneiras

Terneiros

6

15

3

15

6

5

Total

6

44

 

Estes animais ficam dispostos em piquetes separadamente, sendo que as vacas em lactação possuem a maior área de terra destinada aos piquetes. Estas por sua vez recebem pastagem de tifton. As novilhas além deste recebem feno, bem como a terneiras, os terneiros e as vacas secas. Outro piquete é destinado as vacas que estão no período pré parto, sendo que assim recebem ração pré parto e feno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com