TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Por:   •  5/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO

  1. RELATO DA VIVÊNCIA DA PRÁTICA DE ESTÁGIO COM FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

O Primeiro dia de prática foi realizado no dia 02 de outubro com uma excelente dinâmica de grupo, momento interativo a fim de envolver melhor os professores, descontrair e também proporcionar um pequeno espaço onde cada um pode contar um pouco da sua experiência profissional.

A Equipe é formada por um grupo de nove professores, incluindo auxiliares que fazem o trabalho de higiene e auxiliam as professoras titulares em momentos recreativos.

Depois da apresentação nos reunimos para relatar sobre os principais contos infantis, pois a metodologia da escola baseia-se no interesse das crianças e durante as observações notou-se uma carência de trabalhar de forma mais lúdica e prazerosa as histórias que tanto encantam nossos pequenos.  Falamos sobre a importância do cenário, a caracterização dos personagens envolvidos, a expressão corporal, muito importante no momento de contar uma história, de modo em que as crianças possam interagir e também criem o gosto pela leitura.

No segundo dia realizamos nosso seminário onde foram trocadas experiências, cada professor contribuiu com seus conhecimentos, habilidades, trazendo histórias novas, metodologias inovadoras que auxiliam no momento da realização de uma hora do conto especial. Também foram destacados autores brasileiros contemporâneos, suas principais tendências , temáticas, falamos de Ziraldo, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Syvia Orthoff, etc...

Pois contar uma história é muito mais que simplesmente abrir um livro, é preciso contar, encantar, incorporar o personagem, assim a criança também se encanta, fantasia, sonha e o momento da história tem que ser mágico, lúdico.

No geral nossos encontros foram sensacionais, conseguimos desenvolver todas as atividades propostas no projeto com muito sucesso, através da participação e envolvimento do grupo de professores.

Nosso terceiro encontro foi dialogado mas também muito prático, falamos sobre os cenários e a importância do uso de fantoches. Confeccionamos alguns modelos de fantoches de dedo, excelentes para serem utilizados com crianças menores. Também foram confeccionados os aventais lúdicos, com fantoches colados com velcro para facilitar no momento da hora do conto. Esses podem ser removidos e trocados em qualquer tipo de história. Uma das professoras trouxe a idéia do boneco móvel, quase do tamanho do corpo dela, para trabalhar não somente na literatura, mas também na expressão corporal.

                                                     O Conto de fadas como é apresentado à infância, faz a criança acostumar-se, ou pelo menos deve acostumá-la, a reagir na forma conformada de sonhos, quando desenvolve impulsos que estão em desacordo com a sociedade.

A Particularidade mais geral e fundamental deste processo de comunicação é a desigualdade entre os comunicadores, estando de um lado adulto e, de outro, o leitor infantil. O Emissor deve desejar conscientemente a demolição da distância pré-existente, para avançar na direção do recebedor. Todos os meios empregados pelo autor para estabelecer uma comunicação com o leitor infantil podem ser resumidos sob a denominação de adaptação: Adaptação do assunto, adaptação da forma e adaptação do estilo.

(ZILBERMAN, Regina. ALiteratura Infantil na Escola)

No dia 05 de outubro realizamos uma hora do conto especial para o grupo, onde todos envolvidos, professores, direção, coordenação foram caracterizados pelos principais personagens da literatura infantil.

No primeiro momento realizamos um teatro para o grupo de professores unindo as histórias: Branca de Neve, Chapéuzinho Vermelho, Cinderela, explorando cenários, fantoches, expressão corporal, oralidade e assim fazendo considerações necessárias e importantes para o enriquecimento do trabalho.

No segundo momento organizamos o cenário para a apresentação de um conto especial. Além de contar histórias , foram desenvolvidas atividades lúdicas, brincadeiras e músicas, dança. Foi sem dúvida um momento mágico, de fantasia, aprendizado, faz de conta, enfim uma história enriquecida com fatores importantes destacados durante o projeto.

                                                  A Literatura infantil é, antes de tudo, literatura; ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e avida prática, o imaginário e o real, os ideais e sua possível/impossível realização...

( MARGARET, Mead. A Literatura Infantil e seus caminhos)

O Planejamento foi organizado para cindo encontros. Que iniciou no dia 02/10 e encerrou dia 06/10. Nosso cronograma de atividades foi organizado da seguinte forma:

02/10 Apresentação, Dinâmica de Grupo, Roda de Conversa sobre contos infantis, a importância da literatura infantil, a expressão corporal, oralidade, dramatização;

03/10 Seminário sobre a organização e a importância do conto e da roda de leitura;

04/10 Construção de Fantoches e cenários; ludicidade e criatividade;

05/10 Contação de Histórias para os professores com caracterização e cenário;

06/10 Encerramento – Hora do Conto Especial( OS Três Porquinhos, Chapéuzinho Vermelho e Branca de Neve )

Todas as atividades propostas no projeto foram muito bem aceitas pelo grupo, pois segundo as professoras, a escola possui grande dificuldade em momentos literários. Tanto em contar histórias, como trabalhar no manuseio dos livros, revistas e tec...

                                                                        O ato de ouvir e contar histórias está, quase sempre, presente nas nossas vidas: desde que nascemos, aprendemos por meio de experiências concretas das quais participamos, mas também através daquelas experiências das quais tomamos conhecimento através do que os outros nos contam.

Todos temos necessidade de contar aquilo que vivenciamos, sentimos, pensamos, sonhamos... Dessa necessidade humana surgiu a literatura: do desejo de ouvir e contar para, através desta prática, compartilhar.

( CRAYDY, Carmem; KAERCHER, Gládis. Educação infantil pra que te quero?)

Encerramos no dia 06 de outubro, como uma bela história, onde todos os professores envolvidos e caracterizados montaram um belo cenário com os principais contos de fadas, que as próprias crianças escolheram que foram: Os Três Porquinhos, Chapéuzinho Vermelho e Branca de Neve. Foi uma tarde espetacular, era visível o encanto e a magia nos olhos das crianças, que sorriam, cantavam, interagiam. Ludicidade, criatividade e um grande aprendizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (99.9 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com