TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Farmácia Hospitalar

Por:   •  12/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  2.695 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

        A farmácia hospitalar é um órgão de abrangência assistencial, técnico-científica e administrativa, na qual se desenvolvem atividades ligadas a produção, dispensação, controle e distribuição de medicamentos e correlatos para unidades hospitalares (GOMES et al 2006).

É responsável pela orientação de pacientes internos e ambulatoriais, visando à eficácia da terapêutica, além da redução dos custos.
A meta principal da farmácia é prestar serviços ao paciente, objetivando dispensar medicações seguras e oportunas (NETO, 1990).

Ademais, tem-se como parte integrante do exercício farmacêutico hospitalar: organização e gestão, distribuição e informação, farmacotecnia, controle de qualidade, farmacovigilância, ensaios clínicos em meio hospitalar, farmacocinética, radiofarmácia, atividades complementares da designada farmácia clínica e cuidados farmacêuticos. (FREITAS, OLGA)

1 – APRESENTAÇÃO DO HOSPITAL E SERVIÇO DE FARMÁCIA HOSPITALAR

        O Hospital São Lucas é mantido pela Fundação Hospitalar São Lucas e possui 02 pisos destinados a pacientes conveniados e particulares das clínicas médica, cirúrgica e maternidade. Há duas alas de enfermaria para atendimento aos pacientes provenientes do SUS. Presta assistência médica hospitalar de média complexidade, sendo habilitado para serviços de alta complexidade.

        Possui: CCIH que tem como objetivo manter os índices de infecção nos valores considerados aceitos pelo Ministério da Saúde; Centro Cirúrgico com seis salas cirúrgicas e sala de recuperação Pós Anestésica com cinco leitos; Unidade de Terapia Intensiva com 20 leitos destinados a pacientes críticos clínicos e cirúrgicos de qualquer especialidade médica. Na UTI neonatal há dez leitos de incubadora e na UTI pediátrica cinco leitos separados em BOX.

        Classificação hospital

        Possui uma Farmácia Central e quatro Farmácias Satélites funcionando 24 horas (Pronto Socorro, UTI, UTI Neonatal e Centro Cirúrgico, dispostas em cada setor correspondente). Há uma Central de Abastecimento Farmacêutico centralizando a aquisição, o recebimento e o armazenamento dos medicamentos e insumos.  A farmácia central divide-se  em: fracionamento e preparação de doses; preparação dos medicamentos; e etiquetagem.

2 – CENTRAL DE ABASTECIMENTO FARMACÊUTICO

        O CAF do Hospital São Lucas situa-se na área externa do hospital, o que facilita a logística do sistema de abastecimento. Sua estrutura física é pequena, e sua administração é de responsabilidade do setor administrativo, entretanto, a farmacêutica responsável participa do processo de pedido de compra dos insumos hospitalares. As drogas são estocadas e organizadas por ordem alfabéticas da substancia química ativa e agrupados por forma farmacêutica

        O funcionamento é de X à X das X ás X horas tendo X funcionários para desenvolvimento das atividades de: recebimento, armazenamento e dispensação de materiais e medicamentos, e  gerenciamento dos contratos com as indústrias e fornecedores. Realiza-se também a etiquetagem dos insumos e o fracionamento de comprimidos, cápsulas e drágeas.

        O controle dos estoques é feito mediante a atualização do consumo das medicações e materiais, e realizam-se trocas ou empréstimos com outros hospitais conforme a necessidade. Todo material recebido passa por conferência (avaliação das condições físicas, rotulagem, integridade da embalagem e quantidade). Posteriormente, os materiais recebem um código de barras e são lançados no sistema TASY, o que facilita o controle do estoque.

        Os materiais e medicamentos são dispensados diariamente para cada farmácia de acordo com o pedido, realizado pelo sistema TASY, a separação é feita pelos funcionários e depois é entregue nas respectivas farmácias. Ademais, realiza-se o controle de temperatura e umidade diariamente, em planilha impressa, na qual se verifica  temperatura do momento, máxima e mínima.

3 SISTEMAS DE DISPENSAÇÃO DE MEDICAMENTOS E MATERIAIS MÉDICOHOSPITALARES

Cada farmácia é responsável pela dispensação unitária de medicamentos, utilizando o sistema de Prescrição Eletrônica. O medico faz a prescrição (válida por 24 horas), o farmacêutico (ou auxiliares) separam os medicamentos e, caso necessário, o encaminham para o setor de fracionamento.  

Após separação, os medicamentos são embalados por horário e etiquetados com código de barra e nome de quem separou e do farmacêutico que conferiu. O medicamento é debitado na conta do paciente e entregue aos enfermeiros.

Como a dispensação ocorre de maneira unitária, alguns medicamentos são fracionados: gotas e xaropes, que possuem validade de 24 horas; e frascos e pomadas, com validade de 25% entre a data do fabricante e a data de abertura do frasco (não ultrapassando 6 meses).

As requisições de psicotrópicos (armazenados em armário com chave) são levadas até a área de medicamentos controlados, separadas como rotina, embaladas separadamente e armazenadas em local próprio até a distribuição para as alas.

Antimicrobianos? Injetáveis? Controle especial?

Em caso de paciente com prescrições diferenciadas, alta hospitalar, óbito, suspensão ou substituição dos medicamentos, estes são devolvidos à farmácia. Os medicamentos prescritos a critério do médico (ACM ou SN) são dispensados pela farmácia apenas quando a enfermagem solicita.



4 FARMÁCIAS SATÉLITES

IGUAL PARA TODAS, DÁ PRA COPIAR SÓ ESSA VEZ -- sistema de dispensação, dispensação psicotrópicos, atribuições do farmacêutico, controle temperatura

        Todas as farmácias dispensam medicamentos em dose unitária (como expresso no item 30 utilizando o sistema de Prescrição Eletrônica (TASY), através do qual a prescrição e a assinatura do médico ficam registradas num banco de dados. A partir dessa prescrição, gera-se uma requisição com código de barras, os medicamentos são separados (pelo farmacêutico ou auxiliar farmacêutico, respeitando-se certas especificações: se está liberado para o centro de custo e/ou paciente, se há interações com os demais medicamentos da requisição,etc), embalados por horários, etiquetados e dispensados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)   pdf (99 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com