TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estágio em Farmácia Hospitalar

Por:   •  31/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  487 Palavras (2 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

FACULDADE SANTA MARIA

CURSO DE BACHARELADO EM FARMÁCIA

FARMACÊUTICA: ELISANGELA.

ALUNA: ISADORA MARILHA BEZERRA DE CARVALHO.

RELATÓRIO ESTAGIO EM FARMÁCIA HOSPITALAR

UPA

Cajazeiras – PB

2017

INTRODUÇÃO

      A Unidade de pronto de atendimento implantada na cidade de Cajazeiras é um tipo de unidade hospitalar de média complexidade fazendo parte do sistema único de saúde, localizada na rua Dr. José Moreira de Figueiredo, fundada no dia 26 de novembro de 2013. É abastecida pelo hospital regional. Conta com uma equipe multiprofissional, composta por 165 funcionários, entre médicos generalistas, enfermeiros, assistentes sociais, farmacêuticos, apoiadores, maqueiros, técnicos de enfermagem, vigilantes, técnicos de raio X, serviços gerais e motoristas.

     A UPA oferece atendimento a urgências e emergências, também possuem acolhimento, classificação de risco, sala vermelha para atendimento aos casos mais graves, leitos de observação clinica. Criadas com o objetivo de fazerem a intermediação entre as unidades básica de saúde e os hospitais, as unidades também têm o objetivo de diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos de menor complexidade sejam encaminhados para as unidades hospitalares.

     Desta forma, os hospitais podem priorizar os atendimentos mais graves ou de acordo com seu perfil. Hoje, mais de 99% dos casos são resolvidos nas UPAs. Menos de 1% precisam ser transferidos para hospitais

DESENVOLVIMENTO

     Durante o estágio observou se como funciona a upa, que possui uma farmácia central onde fica armazenado medicamentos/materias e arquivos, e uma farmácia satélite que é localizada próxima a sala de medicação, é nesta farmácia que fica o farmacêutico responsável por dispensar e abastecer medicamentos e materiais médicos para manter uma terapia segura e eficaz.

     Os medicamentos são organizados por ordem alfabética, e nomes dos princípios ativos injetáveis ou orais. Medicamentos da portaria 344/98 são mantidos em um recipiente fechado e separados dos demais, são liberados mediantes a uma receita especial para controlados que ficam armazenadas durante cinco anos. Possui refrigeradores onde são guardados os medicamentos que necessitam de refrigeração (insulina).

     De acordo com as prescrições recebidas, os medicamentos mais dispensados foram bromoprida, metoclopramida, dipirona, ranitidina, diclofenaco sódico, prometazina, escopolamina e ondasetrona. Além de materias como soro ringer, fisiológico e glicosado.

CONCLUSÃO

     O estágio foi uma experiência de grande importância que atingiu o objetivo esperado proporcionando uma visão ampla para aprimorar o conhecimento e aprendizado na formação de profissionais da saúde, que na prática pode exercer o que foi compreendido com cuidado e atenção, uma vez que o procedimento for errado poderá resultar num risco para a saúde do doente e simultaneamente em um prejuízo para a farmácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (156.6 Kb)   docx (57.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com