TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento alcometria

Por:   •  24/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.901 Palavras (12 Páginas)  •  2.141 Visualizações

Página 1 de 12

Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto[pic 1][pic 2]

Universidade de São Paulo[pic 4][pic 3]

Alcoometria

Disciplina: Físico-Química

Docente: Profª Drª Eliane Candiani Arantes Braga 

Turma: Farmácia-Bioquímica (Integral – turma B)

Grupo: Álvaro Cassago                                        nº USP: 8931705

             Bárbara Mariano Gheler                                nº USP: 8931473

         Dayan Setton                                                nº USP: 8931747

             Fernanda Zabaglia da Cunha                        nº USP: 8605242

             Flávia Fávero Tangerino                                nº USP: 8625655

             Gabriela Rigobeli                                         nº USP: 8931160

             Victoria Corrêa                                             nº USP: 8931730

10 de Novembro de 2014

Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        5

3 MATERIAIS E MÉTODOS        5

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO        6

5 CONCLUSÃO        10

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        10

1) INTRODUÇÃO

        A Alcoometria consiste na determinação do grau alcoólico de misturas de água e álcool etílico.

        O grau alcoólico ou título alcoométrico pode ser classificado em volumétrico e ponderal. O título alcoométrico volumétrico é calculado a partir do número de volume de etanol, à 20ºC, contido em 100 volumes da mistura à mesma temperatura, sendo expresso em %(v/v). Já o título alcoométrico ponderal é expresso pela relação entre a massa de etanol e a massa total da mistura água + etanol, sendo expresso em %(m/m).

        Essa técnica, através dos ºGL e ºINPM, possibilita saber quanto de álcool puro é utilizado no combutível colocado no tanque do carro, na bebida consumida ou até mesmo no álcool utilizado em farmácias homeopáticas.

  • Princípio de Arquimedes

Na alcoometria, há a influência do “Princípio de Arquimedes”, relacionado ao conceito de empuxo. Este é uma força hidrostática resultante exercida por um fluido em condições hidrostáticas sobre um corpo imerso.

O princípio pode ser enunciado da seguinte forma: “Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”. Ele pode ser expresso por:

                I = gVρ

onde V é o volume do corpo imerso, g é a aceleração da gravidade, I é a força de empuxo e ρ é a densidade ou massa específica do fluido.

        Quando um corpo está totalmente imerso num líquido, pode-se ter as seguintes condições:

  • Se ele permanece parado no local em que foi colocado, a intensidade da força de impulsão é igual à intensidade da força peso.
  • Se ele afundar, a intensidade da força de impulsão é menor que a intensidade da força peso
  • Se ele for levado para a superfície, a intensidade da força de impulsão é maior do que a intensidade da força peso.

  • Grau Gay – Lussac (ºGL)

        Grau GL, também chamado de porcentagem em volume, é a fração ou percentual em volume de álcool puro existente em 100 mL da mistura hidro-alcoólica. Essa escala possibilita determinar o teor alcoólico utilizando um densímetro, o qual é conhecido como alcoômetro de Gay-Lussac, muito utilizado na indústria de bebidas alcoólicas.

  • Grau INPM (ºINPM)

        Grau INPM, também chamado de porcentagem em massa, é a fração em massa, ou seja, quantidade em gramas de álcool absoluto contida em 100 g da mistura hidro-alcoólica.

        

  • Alcoômetro

O alcoômetro é o aparelho utilizado, unicamente, para determinar o teor alcoólico das misturas de água e álcool etílico, indicando a concentração do álcool em volume, sendo expresso pela unidade ºGL.

        Esse instrumento corresponde a um densímetro especial, o qual indica o volume de álcool etílico contido em 100 volumes de uma mistura hidro-alcoólica. As medidas do alcoômetro são exatas para a temperatura de 20ºC, na qual o instrumento foi graduado. Outro fato interessante desse aparelho é que suas graduações (divisões) não são equidistantes, já que a contração vai variar de acordo com a proporção dos líquidos misturados.

                                     [pic 5]

[pic 6]

        A importância de se determinar o ºGL da mistura hidro-alcoólica é que a um determinado grau, o álcool pode ser usado como bactericida, importante para a área de saúde. Além disso, esse controle de qualidade da mistura é importante para a indústria de bebidas, cosmética, alimentícia e homeopata, já que o álcool é utilizado com bastante frequência. Por isso, neste relatório será exposto o procedimento para determinar o ºGL e ºINPM, analisando os dados, a fim de comparar essa técnica com a do picnômetro, destacando a mais eficiente no controle de qualidade de misturas hidro-alcoólicas.

2) OBJETIVOS

O objetivo da aula prática de Alcoometria era de, por meio de dados obtidos experimentalmente e cálculos, conseguir calcular o grau alcoólico de diferentes misturas.

3) MATERIAIS E MÉTODOS

3.1 Materiais:

- Misturas que terão seu grau alcoólico calculado

- Proveta

- Termômetro

- Balança

- Alcoômetro

- Picnômetro.

3.2 Métodos:

  • Métodos para o uso do alcoometro

        Inicialmente, deve – se preparar uma mistura de água e gelo, afim de que esta esteja à 20°C, o recipiente a ser usado deverá ter tamanho suficiente para que caiba a proveta e que a mistura fique no mesmo nível do álcool na mesma.                                                         Então, o álcool que deseja- se analisar deve ser adicionado a uma proveta, porém deve – se lembrar que esta precisa ter tamanho suficiente para que o alcoômetro possa flutuar sem tocar o fundo ou as paredes. Deve – se também atentar – se para que não haja a formação de bolhas.                                                                                        Após isso, a proveta deve ser colocada dentro do recipiente que contém a mistura água e gelo, para que assim o álcool também fique à 20°C.        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (263.7 Kb)   docx (780.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com