TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA HOSPITALAR

Por:   •  23/5/2016  •  Abstract  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  561 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Maycon Henrique

FARMACÊUTICO NA FARMÁCIA HOSPITALAR

        

[pic 2]

Londrina

2015

A farmácia hospitalar e tem como objetivo primordial, garantir o uso seguro e racional dos medicamentos prescritos, e responder à demanda de medicamentos dos pacientes hospitalizados, preocupar-se com os resultados da assistência prestada ao paciente, e não apenas com a provisão de produtos e/ou serviços, como a farmácia hospitalar é uma unidade clinica, seu foco deve estar no paciente e nas suas necessidades, e como um instrumento o uso racional de medicamento.  A assistência farmacêutica hospitalar constitui-se como um sistema complexo e relevante no quesito da gestão de sistemas e serviços de saúde, não somente por contemplar um dos insumos básicos para cuidados aos pacientes, como também pelos altos custos envolvidos.

O farmacêutico hospitalar é o profissional que é responsável pelas atividades dentro de uma farmácia de um hospital, e tem como função padronizar, fazer requisições, armazenar, receber, dispensar e controlar os medicamentos de forma correta, tanto os controlados por lei (psicotrópicos), quanto os antimicrobianos, observando os ensinamentos da farmacovigilância e das boas práticas de armazenamento e dispensação, fazer um controle do estoque de medicamentos, verificação de prescrições eletrônicas, garantir o uso racional de medicamentos que são prescritos pelos médicos, prestar assistência farmacêutica, fazer a avaliação dos parâmetros, licitações, controle de infecção hospitalar, levantar, analisar, atualizar dados, indicadores  e informações, remanejamento de novos funcionários, verificação de medicamentos que são suspensos pela ANVISA, questões legais e éticas, entre outras funções.

O papel do farmacêutico no contexto hospitalar, esta deixando de ser apenas administrativo na programação de medicamentos e organização de recursos financeiros. A tendência é que a prática farmacêutica direcione a atenção farmacêutica para o paciente, assim tendo o medicamento como instrumento e não mais como fim. Desta forma, promove um suporte técnico junto à equipe de saúde, na análise de prescrição, monitorização do tratamento e do quadro clínico do paciente, durante a sua internação.

O farmacêutico tem uma enorme importância nessa área hospitalar, atuando com a atenção farmacêutica, garantindo uma boa qualidade aos medicamentos, formas corretas de armazenamento e dispensação, promovendo o uso racional dos medicamentos e garantir a qualidade da fármacoterapia, tiram a duvidas de outros profissionais etc.

Bibliografia

CFF, < http://www.cff.org.br/sistemas/geral/revista/pdf/130/encarte_farmacia_hospitalar.pdf > Acesso em: 23 de novembro de 2015. Às 22:17Hrs

PFARMA, < http://pfarma.com.br/profissao-farmaceutico/79-farmaceutico-hospitalar.html > Acesso em: 23 de novembro de 2015. Às 22:35Hrs

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (90.2 Kb)   docx (23.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com