TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Farmacologia

Por:   •  27/11/2015  •  Seminário  •  868 Palavras (4 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 4

Caso clínico Farmacologia

Identificação do Paciente

Sexo: Feminino

Idade: 21 anos

Solteira

História médica pregressa: Rinite Alérgica

Hipótese Diagnóstica

Transtorno Afetivo Bipolar

O transtorno bipolar (TBP) é uma condição psiquiátrica relativamente freqüente, com prevalência na população entre 1% e 2%.

É caracterizado por episódios de alteração do humor de difícil controle - depressão ou mania (bipolar I) ou depressão e hipomania (bipolar II).

Os sintomas podem aparecer em qualquer idade, sendo mais comum o surgimento entre o início da segunda e meio da terceira década de vida.

A etiologia da doença ainda não é conhecida, mas muitos estudos apontam para a existência de disfunções complexas, incluindo alterações nos receptores e nos pós-receptores de neurotransmissores.

Medicamentos que faz uso contínuo (indicar nome, dosagem, horário, se jejum ou não. Indicar classe farmacológica do medicamento)

Carbonato de Lítio CR

Carbolitium CR@

900 mg/dia (2 comprimidos)

Posologia: 450 mg (1 comprimido) de 12 em 12 horas, após as refeições (café-da-manhã, jantar)

Pertence a classe dos Estabilizadores de Humor

Interações medicamentosas entre os medicamentos (ou com alimentos) Carbonato de Lítio

Haldol: síndrome cerebral caracterizada por fraqueza, letargia, febre, tremores, confusão mental, sintomas extrapiramidais, leucocitose, elevação de enzimas séricas seguida de danos cerebrais irreversíveis, porém, a relação causal entre esta associação e estes eventos não está bem estabelecida. Os pacientes devem ser monitorados e evidências de toxicidade neurológica devem levar a interrupção do tratamento assim que esses sinais forem identificados. A possibilidade de interações adversas semelhantes com outros antipsicóticos existe.

Bloqueadores neuromusculares podem ter o efeito prolongado e, portanto estes agentes devem ser administrados cuidadosamente a pacientes em litioterapia.

Interações medicamentosas entre os medicamentos (ou com alimentos) Carbonato de Lítio

Indometacina e piroxicam: podem levar a um aumento significativo dos níveis plasmáticos do lítio. Em alguns casos a toxicidade do lítio pode estar relacionada a este tipo de interação.

Agentes inflamatórios não hormonais devem ser administrados com o controle rigoroso da litemia.

Fenilbutazona, diuréticos como hidroclorotiazida e clortiazida, ou inibidores da conversão da angiotensina, causam a perda de sódio que pode diminuir o clearence renal do lítio aumentando a sua concentração plasmática a níveis tóxicos. Quando houver estas associações, as doses do carbonato de lítio devem ser diminuídas e seus níveis séricos determinados com maior frequência.

Interações medicamentosas entre os medicamentos (ou com alimentos) Carbonato de Lítio

O lítio é rapidamente absorvido no trato digestivo, com pico plasmático duas horas após a administração oral, não havendo interferência da presença de alimentos. Inicialmente, distribui-se no líquido extracelular e, entre 6 e 10 horas, atinge os compartimentos intracelulares, mantendo níveis sangüíneos estáveis por até 12 horas após a ingesta da dose.

Problemas observados (não adesão, não controle dos sintomas), queixas, reações adversas

A toxicidade do lítio está diretamente relacionado às suas concentrações plasmáticas. Níveis séricos acima de 1,5 meq/l representam maiores riscos de toxicidade, embora pacientes sensíveis possam apresentar estes quadros com litemia inferior a 1,5 meq/l.

Diarréia, vômitos, sonolência, fraqueza muscular e alterações da coordenação podem ser os sinaisprecoces de uma intoxicação por carbonato de lítio e podem ocorrer com litemia inferior a 2,0 meq/l.

Problemas observados (não adesão, não controle dos sintomas), queixas, reações adversas

Em níveis plasmáticos superiores, tontura, ataxia, visão borrada, zumbidos e diminuição da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com