TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Mental

Por:   •  14/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE SINOP

INSTITUTO/DEPARTAMENTO

CURSO:FARMÁCIA

DISCIPLINA:QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

VELOCIDADE DE REAÇÃO

CARLOS EDUARDO ALBANEZ

GABRIEL ANTONIO SANCHES BUENO

HELIDI SCHAIANE DA SILVA

MANUELA KROMBAUER RIS

CAROLINE CASSALHA SCHNEIDER

SINOP,27 DE OUTUBRO DE 2022

Introdução

Uma reação química ocorre quando ligações entre átomos e moléculas são rompidas e em seguida restabelecidas de forma diferente para formar um produto. Desse modo, a reação química depende da velocidade de reação, sendo específica para cada reagente, ocorrendo de forma mais lenta ou mais rápida; por exemplo a oxidação do ferro que ocorre de maneira lenta e a dissolução de comprimidos efervescentes (Sonrisal) que ocorre de maneira rápida. Outros fatores também influenciam na velocidade de reação, como a temperatura, superfície de contato, pressão, concentração de reagente, luz e catalizadores.

 Objetivos

    Tem-se como objetivo, demonstrar os fatores que influenciam na velocidade de uma reação química, sendo eles: o efeito da temperatura, superfície de contato e concentração dos reagentes.

Parte Experimental

Materiais e reagentes:

Vidrarias: 6 béqueres de 100 ml, 2 espátulas, bastão de vidro, almofariz, pistilo, pipeta graduada e proveta.

Materiais adicionais: chapa de aquecimento.

Solutos: 4 comprimidos efervescentes (como sal de fruta, Sonrisal ou vitamina C, que contém bicarbonato de sódio e ácido cítrico, substâncias que reagem entre si quando dissolvidas em água) e bicarbonato de sódio.

Solvente: água gelada, água quente, água destilada e vinagre.

Procedimento experimental:

Experimento 1: superfície de contato.

   Triturou-se um comprimido de Sonrisal, no almofariz com a ajuda do pistilo. Em dois béqueres foi adicionado 60 ml de água destilada e em seguida acrescentado nos respectivos béqueres um comprido de Sonrisal inteiro e no outro o comprimido macerado (ambos os comprimidos foram adicionados no mesmo instante). Dessa maneira, observou-se que o comprimido triturado, devido ao aumento da superfície de contato teve uma reação mais rápida.

NaHCO3 + Na2CO3 + C6H8O7                     2H2O + C6H5Na3O7[pic 2]

Experimento 2: concentração dos reagentes.

    Em um béquer foi adicionado 10 ml de vinagre (medido com a pipeta graduada) e em outro foi adicionado 5 ml de vinagre (medido com a pipeta graduada). Em seguida mediu-se duas vezes na proveta 40ml de água destilada que foi despejada em cada um dos béqueres. Ao mesmo tempo, foi acrescentado uma espátula de bicarbonato de sódio em cada béquer. Observou-se que no béquer contendo 10 ml de vinagre a reação foi mais rápida.

NaHCO3 + C2H4O2             2H2O + 2CO2 + C2H3NaO2[pic 3]

Experimento 3:efeito da temperatura.

     Esquentou-se a água utilizando a chapa de aquecimento, foi adicionada 50 ml da água quente em um béquer. Em outro béquer adicionou-se 50 ml de água gelada. Em seguida acrescentou-se em ambos os béqueres um comprimido de Sonrisal, ocorrendo a reação de forma mais rápida no béquer contendo água quente.

NaHCO3 + Na2CO3 + C6H8O7                     2H2O + C6H5Na3O7[pic 4]

   

Resultados e discussões

    No experimento 1, obteve-se como resultado, que a reação cujo comprimido foi macerado ocorreu de maneira mais rápida em comparação ao comprimido inteiro, devido ao aumento da superfície de contato. Dessa maneira, quanto maior for a superfície de contato maior será a velocidade de reação. Já no experimento 2, o béquer que continha maior concentração de vinagre (10 ml), obteve uma maior velocidade de reação pois quanto maior a quantidade de reagente por volume da solução, maior o número de colisões entre as partículas. No 3º experimento, observou-se uma velocidade de reação maior no béquer na qual a água foi aquecida, pois o aumento da temperatura ocasiona o aumento da energia cinética entre as moléculas. Desse modo, observa-se que além dos fatores utilizados nos experimentos, existem outros que interferem na velocidade de reação, sendo eles: pressão (ocorre porque a pressão diminui o volume, intensificando as colisões das moléculas); luz (a velocidade de reação em algumas reações químicas aumenta na presença da luz como por exemplo a água oxigenada); catalizadores ( são substâncias que exigem uma menor energia de ativação para realizar as reações químicas fazendo com que ocorram de forma mais rápida). Um bom exemplo para analisar uma velocidade de reação é o uso de sal de frutas para alívios estomacais, pois é uma reação que ocorre de maneira rápida. Nesse sentido, um medicamento antiácido (Sonrisal) elaborado exclusivamente com uma composição que visa neutralizar a acidez do estômago, atua de maneira efetiva neutralizando todo o excesso do ácido clorídrico do suco gástrico na região estomacal, ou seja, o sal de frutas é uma base que entrando em contato com o ácido clorídrico presente no estomago o neutraliza, ocorrendo uma reação de neutralização.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com