TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Social

Por:   •  17/10/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.748 Palavras (11 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS

CURSO: FARMÁCIA

DANILO MIRANDA BONFIM

LAIS BATISTA DE SOUZA

LUCAS DOS SANTOS BATISTA

TAILANA JESUS COSTA

VAGNER MEDRADO

PROJETO DE PESQUISA

AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA PREVENÇÃO DA DIABETES MELLLITUS EM CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE IPIAÚ

Jequié

2017

[pic 2][pic 3]

DANILO MIRANDA BONFIM

LAIS BATISTA DE SOUZA

LUCAS DOS SANTOS BATISTA

TAILANA JESUS COSTA

VAGNER MEDRADO

PROJETO DE PESQUISA

AÇÕES EDUCATIVAS VOLTADAS PARA PREVENÇÃO DA DIABETES MELLLITUS EM CRIANÇAS DO MUNICÍPIO DE

IPIAÚ-BA

Trabalho orientado pela Mrª. Catiule de Oliveira Santos, apresentado à disciplina Projeto Integrador em Farmácia I, do Curso de Farmácia do II semestre, turma B, da Faculdade de Tecnologia e Ciências, como requisito avaliativo.

Jequié

2017

RESUMO[pic 4]

O Brasil, em menos de 5 décadas, passou por várias mudanças no que tange o aumento e perfil de pessoas portadoras de Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT) e que atinge uma grande parcela da população brasileira. Destaca-se dentre às DCNTs, a Diabetes Mellitus (DM) que é considerada uma das principais doenças crônicas no mundo, devido à sua alta prevalência e elevadas taxas de morbidade e mortalidade. De acordo com o Ministério da Saúde (2006), o Diabetes Mellitus se estabelece como uma epidemia mundial que atinge todas as classes sociais e faixa etárias de idade. Isto é decorrente de mudanças de hábitos de vida, no crescimento da urbanização, no sedentarismo, obesidade, consumo de alimentos poucos saudáveis, entre outros motivos. Por assim entender, este projeto se objetiva por querer discutir e refletir sobre a Diabete Mellitus, a fim de, traçar estratégias que resultem em ações educativas e preventivas. Foram escolhidas as crianças do 5º ano do ensino fundamental I da Escola Municipal Italva Myrtes Bittencourt pertencente à rede de ensino público do município de Ipiaú/Ba, como público alvo para aplicação deste projeto. São crianças que representam as novas gerações e que estão em pleno processo de desenvolvimento educacional em seu aspecto cognitivo e formativo e adeptos a assimilar novas informações e orientações. Também serão convidados todos os pais dos alunos, pois eles são responsáveis pela educação familiar e alimentar de seus filhos, desta forma o processo de conscientização deverá ser mediado para pais e filhos. Será usado como base para a realização deste projeto informações disposta pela Organização Mundial da Saúde (relatório de 2015), pela Diretriz da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016), discussões traçadas por Ana Maria Bartels Resende (2011), informações de revistas e periódicos científicos dentre outros teóricos que servirão como apoio e suporte.

Palavras-Chave: Diabetes Millitus. Ações educativas. Crianças.

SUMÁRIO[pic 5][pic 6][pic 7]

1.INTRODUÇÃO.......................................................................................05

2.PROBLEMATIZAÇÃO...........................................................................07

3.JUSTIFICATIVA.....................................................................................07

4.OBJETIVOS............................................................................................09 4.1.OBJETIVOS GERAIS..........................................................................09

4.2.OBJETIVOS ESPECÍFICOS................................................................08

5.HIPÓTESE..............................................................................................09

6.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ............................................................10

7. METODOLOGIA....................................................................................11

8.CRONOGRAMA ....................................................................................12

9. ORÇAMENTO........................................................................................13

10.REFERÊNCIAS.....................................................................................14

11.ANEXO .................................................................................................15

INTRODUÇÃO

O Brasil, em menos de 5 décadas, passou por várias mudanças no que tange o aumento e perfil de pessoas portadoras de Doenças Crônicas não transmissíveis (DCNT)[1] e que atinge uma grande parcela da população brasileira. Destaca-se dentre às DCNTs, a Diabetes Mellitus (DM)[2] que é considerada uma das principais doenças crônicas no mundo, devido à sua alta prevalência e elevadas taxas de morbidade e mortalidade.

De acordo com o Ministério da Saúde (2006), o Diabetes Mellitus se estabelece como uma epidemia mundial que atinge todas as classes sociais e faixa etárias de idade. Isto é decorrente de mudanças de hábitos de vida, no crescimento da urbanização, no sedentarismo, obesidade, consumo de alimentos poucos saudáveis, entre outros motivos.

Nos anos 2000, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que, naquele período, o número de pessoas portadores de Diabetes, em todo o mundo, era de 177 milhões e fez a estimativa de que em 2025, a tendência era atingir 350 milhões[3]. No entanto, no ano de 2015, um levantamento divulgado pela referida organização indicou que o quantitativo de indivíduos convivendo com a Diabetes tinha quadriplicado desde os anos 1980 até 2014, cerca de 415 milhões de pessoas. Um resultado assustador que superou a expectativa da OMS.[4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (304.1 Kb)   docx (164.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com