TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATORIO MONITORIA

Por:   •  25/11/2021  •  Resenha  •  2.024 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

FACULDADE DE QUIXERAMOBIM - UNIQ

COORDENAÇÃO ACADÊMICA

PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA VOLUNTÁRIA

RELATÓRIO FINAL DA MONITORIA ACADÊMICA

HEMATOLOGIA BÁSICA E CLÍNICA

RAINNE DE OLIVEIRA ALMEIDA

ANTONIA ALINNE FERREIRA DE LIMA RODRIGUES

QUIXERAMOBIM-CE

2021

HEMATOLOGIA BÁSICA E CLÍNICA

ANTONIA ALINNE FERREIRA DE LIMA RODRIGUES

Relatório Final do Programa de Monitoria Acadêmica Voluntária da disciplina de hematologia básica e clínica do curso de farmácia referente ao período 2021.1.

Orientação: Prof. Rainne de Oliveira Almeida

QUIXERAMOBIM-CE

2021

SUMÁRIO

[pic 3]

        

1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO                                                                        

A disciplina de hematologia básica e clínica, faz parte da grade acadêmica do curso de farmácia. É o ramo da biologia que estuda o sangue. A palavra é composta pelos radicais gregos: Haima (de haimatos), "sangue" e lógos, "estudo, tratado, discurso".

 A Hematologia estuda, particularmente, os elementos figurados do sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Estuda, também, a produção desses elementos e os órgãos onde eles são produzidos (órgãos hematopoiéticos): medula óssea, baço e linfonodos.

Por outro lado, além de estudar o estado de normalidade dos elementos sanguíneos e dos órgãos hematopoiéticos, estuda também as doenças a eles relacionadas.

  1. DISCIPLINA         

Monitoria da Disciplina de Hematologia básica e clínica, do curso de farmácia, professor-orientador: Rainne de Oliveira Almeida.

Alunos matriculados na disciplina:

  1. AMANDA DE SOUSA NASCIMENTO
  2. ANA CLARA ALBUQUERQUE
  3. ANAGELA DOS SANTOS ISIDORIO
  4. ANNY MILITÃO VIEIRA PAULINO
  5. ANTONIA GEANE LIMA MARQUES
  6. BIANCA PARENTE DOS SANTOS
  7. CRHYSTYAM PATRICK FRANCO DA COSTA
  8. CRISTIANO ALVES DA SILVA
  9. DEISIANE CLEMENTE VIEIRA
  10. FERNANDA CAVALCANTE HOLANDA
  11. FLAVIA YASMIM ALVES DE LIMA
  12. GABRIEL DO O DOS SANTOS
  13. ISABELY LUCENAS BORGES ALENCAR
  14. JOÃO PAULO VIANA DA SILVA
  15. KATIA RIBEIRO TAVARES
  16. MARCELA MARIA ALVES DE SOUSA
  17. MARIA GLEISVANIA DE CALDAS FERREIRA
  18. MATEUS PEREIRA MOTA FERREIRA
  19. MAYARA VIEIRA DE SOUZA
  20. MIKAELLY VITORIANO MARTINS
  21. NAYANE DA SILVA FERREIRA
  22. NICOLLE OLIVEIRA SOARES
  23. VIVIANE FARIAS DOS SANTOS

        

  1. DADOS DO MONITOR        

Antonia Alinne Ferreira de Lima, curso de Farmácia 2017.2, 8° semestre.

  1. PERÍODO

Período da monitoria: semestre 2021.1.

  1. RESUMO DO TRABALHO

O trabalho de monitoria de Hematologia básica e clínica, consistia em encontros semanais,  em um grupo de estudos online, via Google Meeting às quintas-feiras das 17h às 18:30h. Foi criado também um grupo no WhatsApp com os alunos matriculados na disciplina a fim de anunciar os informes quanto a mudança de horário ou data da  monitoria, bem como, conteúdos, aulas ou atividades postados no próprio grupo do WhatsApp.  Além disso foram realizadas atividades de revisões para as avaliações com posterior correção. E houveram também encontros no laboratório, onde pude ajudá-los a colocar em prática o conteúdo teórico.

  1. ATIVIDADES REALIZADAS

Diante desse período de pandemia o trabalho de monitoria também teve que se adaptar a todo esse cenário online. No primeiro momento foi criado um grupo no WhatsApp para conhecer os alunos matriculados na disciplina, anunciar informes, sanar dúvidas e comunicação com os monitorados. Nesse mesmo grupo foram enviadas atividades, guias para facilitar a produção de trabalhados e resumos. A fim de uma melhor didática foi: acordado a realização de grupos de estudos semanais às quintas-feiras das 17 h até 18:30 h. A metodologia utilizada durante as aulas foi composta pela confecção de slides autoexplicativos, vídeos, resolução de questões, elaboração de resumos e guias para a construção do portfólio e ainda o envio de uma variedade de materiais para fomentar ainda o desejo de aprender mais sobre a disciplina, contavam ainda com disponibilidade durante toda a semana para tirar as dúvidas dos alunos.

No início foi um período adaptativo, pois era algo novo, e também veio uma série de responsabilidades, e em conseguinte estudar o conteúdo já cursado e ensiná-lo, ao longo de todo este ciclo se fez muito importante esse vínculo aluno-monitor que foi criado, pois foi um período de partilha de conhecimento para ambos, tanto para os alunos sanarem dúvidas sobre o conteúdo, quanto para o monitor a melhor fixação do conteúdo e até o esclarecimento de algumas dúvidas ainda a respeito da disciplina, pois quando se ensina aprende-se ainda mais. No decorrer desse processo a professora Rainne auxiliou bastante tirando algumas dúvidas, dando suporte e a sua opinião a respeito de alguns trabalhos realizados em monitoria, mantendo sempre o contato professor-monitor via WhatsApp, para oferecermos sempre o melhor para facilitar a aprendizagem dos alunos.

Durante o semestre a adesão dos alunos que cursam a disciplina foi boa, pois os mesmos mantinham uma relação de interação, grande parte dos alunos participavam do grupo de estudo, assim como também procuravam tirar dúvidas. A adesão às aulas poderia ter sido melhor se todos tivessem participados, porém os alunos que frequentaram as aulas eram bastante participativos e interativos, fazendo a aula se tornar mais dinâmica.

O cronograma da vivência-prática do monitor foi guiado pelo plano de aula da professora Rainne e no conteúdo em que estava sendo ministrado, ao longo da semana era visto o conteúdo dado pela professora, para assim estudarmos em cima disso.  Às quintas-feiras era realizado o estudo do conteúdo que foi lecionado pela mesma, na quarta era realizado a confecção do slide e a criação de resumos e questões para serem utilizados em aula, às quintas-feiras das 17h às 18:30h era efetuada a aula previamente já planejada, houveram algumas mudanças de horário e data a pedido dos alunos durante a monitoria sendo combinado a melhor data para ambos, bem como, durante o restante da semana a disponibilidade para tirar algumas dúvidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (180.1 Kb)   docx (75.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com