TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatorio Observacional

Por:   •  16/6/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

O Estágio Supervisionado é uma estratégia de profissionalização que complementa o processo de ensino/aprendizagem, tem como objetivo pôr em prática os conhecimentos teóricos adquiridos durante o curso, bem como a aquisição de novos conhecimentos de natureza prática e que permitam ao estudante adquirir competências para o exercício da profissão farmacêutica.

Neste relatório serão descritas todas as atividades realizadas durante o estágio observacional I do Curso de Farmácia, em Análises Clínicas, do Centro Universitário de patos (FIP). O estágio observacional I, iniciou-se a 5 de novembro de 2020 e terminou a 13 de novembro de 2020 e, incluiu a integração nos setores de Recepção e coleta, Hematologia, Bioquímica, Parasitologia e Uranálise do Laboratório de Análises Clínicas das FIP (BIOLAB).

O Laboratório de Análises Clínicas é um estabelecimento onde se processam exames com finalidade preventivas, diagnósticos e de monitorização em saúde, sendo uma área de constante crescimento e desenvolvimento dentro das Ciências da Saúde.

A metodologia operacional do Laboratório Clínico está interligada a diversas etapas, constituindo assim, um sistema que se inicia com a solicitação da análise e obtenção da amostra (fase pré-analítica), processamento da amostra a partir de técnicas especificas (fase analítica) e saída (fase pós-analítica) última fase dos procedimentos laboratoriais que inclui a emissão e conferência dos resultados pelos responsáveis técnicos em que o produto final é a emissão do laudo. (PLEBANI, 2006; BASTOS, 2009; ANDRIOLO, 2010).

2. IDENTIFICAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO

2.2. BIOLAB – Laboratório de Análises Clínicas.

2.3. Localizado na Rua Horácio Nóbrega, s/n Belo Horizonte - Patos PB (Bloco A);

2.4. O BIOLAB é um laboratório clínico com uma excelente estrutura física, dotado de ótimos equipamentos de última geração que são utilizados para realização de diversos exames laboratoriais. Setores bem distribuídos, setor de Bioquímica, Hematologia, Uranálise, Parasitologia e Citologia, sala de Expurgo, uma copa e, sete profissionais capacitados, Pós-Graduados em áreas distintas das análises clinicas e dois técnicos, tudo isso para garantir melhor qualidade e fidedignidade em seus resultados.

O BIOLAB realiza os seguintes exames: PSA/ DNA/ Biópsia/ Culturas/ Hemograma/ T3, T4 E TSH/ Teste do Pezinho/ Sumário de Urina/ Parasitológico de Fezes/ Glicemia, Colesterol e Triglicerídeos/ Citologia Clínica (Exame Preventivo do Câncer de colo de útero) / Teste rápido Covid-19 e PCR.

3.DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

3.1.

Professor/preceptor: Geildo (Setor de Uranálise);

Professor/preceptor: Lucas e Jheison (Setor de Bioquímica/Hormônios);

Professora/preceptora: Niedja Alves (Setor de Hematologia).

Nomes de alguns alunos que estavam em orientação: João Gabriel, Ismael, Hitalo, Jaciene, Françuelda e Priscila.

3.2.

Período de realização do estágio: Quinta e Sexta-feira das 08:00h às 12:00h da manhã, do dia 05 e 06 / 19 e 20 de novembro de 2020.

3.3.

Cursos de Farmácia e Biomedicina.

3.4

No dia 05 de novembro de 2020 às 08h00min, iniciamos o estágio no setor de Uranálise com a análise de urina, exame o qual permite a avaliação do estado renal utilizando uma amostra de fácil obtenção e, funciona como um indicador rápido do estado glicémico do indivíduo e da função hepatobiliar. Esta analise proporciona uma variedade de informações como a avaliação das características físicas, a olho nu (cor, turvação), análise química utilizando fitas reagentes (densidade, pH, glicose, corpos cetónicos, pigmentos biliares, hemoglobina, proteínas, urobilinogénio, nitritos, esterase leucocitária) e análise do sedimento urinário através (estimativa semi-quantitativa do número dos elementos figurados presentes na amostra).( LYNCH, 2010) . O estágio nesse setor foi ministrado pelo preceptor Geildo que se mostrou ser profissional capacitado para realização de suas atribuições, ele forneceu as orientações necessárias ao alunos, do último período de Biomedicina, para realização do processamento da urina de um paciente, logo de início as amostras foram homogeneizadas e colocadas em tubos de ensaio (com a marcação dos três últimos números da comanda, manobra utilizada para evitar a mistura de amostras) logo em seguida fizeram o exame químico (usando fitas reagentes). Após isso, foram balanceadas as quantidades das amostras nos tubos e depois coloca para centrifugar por uns 5 minutos a 2500 rpm, foi dispensado o sobre nadante, homogeneizada e retirado uma gota do deposito formado e feito exame microscópico. No exame químico em uma das amostras foi encontrado glicose, o preceptor como responsável pelo setor e pelos resultados tomou todas as atitudes necessárias para verificar se houve ou não contaminação da amostra, ele foi até ao setor de bioquímica conferir se haviam outras amostras para que pudessem ser comparadas, mas não obteve sucesso e por isso foi necessário ligar para a paciente e pedir uma nova amostra.

No dia 06 de novembro de 2020 às 08h00min iniciamos o estágio no setor de bioquímica/hormônios, orientado pelo preceptor Lucas e alguns estagiários de biomedicina. Esse setor de bioquímica analisa os parâmetros analíticos como Creatinina, ALP (Fosfatase Alcalina), ALT (Alanina Aminotrasferase), AST (Aspartato Aminotrasferase), Colesterol Total, HDL (Lipoproteína de alta densidade), LDH (Lipoproteina de baixa densidade), CK (Creatinacinase), CK-MB (Creatinacinase fração MB), entre outros. Primeiro foi utilizado uma amostra de sangue e colocado na centrífuga para a separação do plasma e hemácias, depois separou-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com