TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Teste de Confirmação

Por:   •  13/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  482 Palavras (2 Páginas)  •  746 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdades Integradas do Norte de Minas - FUNORTE

5º Período Farmácia

Química Farmacêutica

Prof. Luiz Felipe

        

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA

Teste de Confirmação

Amanda Rodrigues Santos

Bruna Dias Gualberto

Flávia Caroline Ferreira Silva

Iara Lopes Santos

Marley Soares da Silva

05 de Junho de 2017

Montes Claros / MG

INTRODUÇÃO

Após a purificação da acetanilida é realizado um teste de confirmação para verificar se este foi sintetizado e, principalmente, purificado adequadamente. Na caracterização é utilizada a amostra de acetanilida e o Ácido Clorídrico (HCl). No caso de resultado positivo a acetanilida não irá solubilizar, assim será facilmente visível a olho nu duas fases, sendo que uma é solida, presente no fundo do tubo de ensaio (acetanilida), e outra líquida HCl. Isso significa que a acetanilida obtida foi purificada de modo correto. Já no caso de resultado negativo, a acetanilida em contato com HCl irá se solubilizar, havendo a formação de uma solução de apenas uma fase. Isso quer dizer que, em algum momento, na realização da purificação, ouve algum erro por parte de quem estava realizando o processo, ou até mesmo há possibilidade de ter ocorrido algum tipo de contaminação (GONZÁLEZ, 2014).

Estes resultados são obtidos devido ao fator polaridade, sendo anilina polar e acetanilida apolar. Na anilina o átomo de nitrogênio possui um par de elétrons não-ligantes (não usado nas ligações), que podem se ligar a um H adicional, na forma do íon H+, com isso, ela aceita um íon H+ do ácido HCl, formando um cátion estável que é um sal, o cloreto de fenilamônio, e este se dissolve na solução. O contrário ocorre com a acetanilida, como este é apolar ele não possui um par de elétrons não-ligantes, assim não formando uma ligação com HCl (GONZÁLEZ, 2014).

MATERIAIS E REAGENTES

  • Tubo de ensaio;
  • Cristais de acetanilida;
  • Ácido Clorídrico (HCl);
  • Espátula;
  • Balança;
  • Papel filtro.

PROCEDIMENTO

Após a secagem dos cristais, pesou-se a acetanilida e em um tubo de ensaio adicionaram-se alguns cristais, em seguida pipetou-se 1mL de solução aquosa a 20% (v/v) HCL. Observou-se, então a insolubilidade do produto.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

No teste de confirmação realizado em aula prática nos foi exposto que no caso de resultado negativo a amostra (acetanilida purificada em prática anterior) seria solúvel em contato com a solução aquosa a 20% (v/v) de HCl, já se o resultado der positivo o contrário ocorreria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com