TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREPARO DE SOLUÇÕES E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES

Por:   •  22/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.254 Palavras (10 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 10

UFOP- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA




PRÁTICA 3: PREPARO DE SOLUÇÕES E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÕES








Ouro Preto

02 de outubro de 2018

  1. Introdução

Sabe-se que uma solução é uma mistura homogênea, de duas ou mais substâncias que apresentam um sistema de uma única fase. Uma solução contém o componente que é dissolvido, o qual é chamado de soluto, e o solvente, que compreende o componente que dissolve. De acordo com o solvente utilizado, uma solução pode se apresentar no estado sólido, líquido e gasoso.

Uma solução líquida é aquela formada pela dissolução de um sólido, líquido ou gás em um líquido, sendo considerada solução aquosa se este líquido é a água. Como qualquer mistura de gases é homogênea, logo todas as misturas gasosas são soluções. Ligas metálicas são exemplos de soluções sólidas.

Para o preparo de soluções, é necessária a identificação das quantidades relativas de solvente e soluto, onde a quantidade de soluto contida em uma quantidade específica do solvente é expressada como a concentração de uma solução.

Titulação é o processo de adição de quantidades discretas de um determinado reagente, geralmente com o auxílio de uma bureta, no meio reacional para quantificar alguma propriedade. Na análise volumétrica o reagente de concentração conhecida é o titulante e a substancia com a concentração desconhecida é o titulado, em uma titulação pequenos volumes da solução de reagente (titulante) são adicionados ao titulado até que a reação termine. A esse término se dá o nome de ponto de equivalência, ou o ponto final da titulação.

O ponto de equivalência ocorre quando a quantidade de titulante adicionado é a quantidade exata necessária para uma reação estequiométrica com o titulado. Medimos o ponto final da titulação, que através de sua propriedade física há uma mudança na solução, como a mudança de sua coloração devido a uma substância indicadora. A mudança em sua coloração é causada pelo aparecimento de excesso de titulante ou pelo desaparecimento do titulado.

A determinação da concentração de uma solução a partir de sua reação quantitativa com uma quantidade conhecida de uma substância que é pura (padrão primário) é chamada de titulação de padronização, ou simplesmente padronização. Neste caso, após ter sua concentração determinada, a solução problema passa a ser uma solução padronizada.

  1. Objetivos

Calcular a quantidade necessária de soluto para preparar uma solução e realizar o preparo de soluções a partir de solutos sólidos, líquidos e o preparo de soluções diluídas.

Determinar  com  maior  precisão  as  concentrações  de  hidróxido  de  sódio  (Na OH)  e  ácido   clorídrico   (HCl)  já  preparadas  anteriormente ,  além  de  aumentar  o  conhecimento em  técnicas de  titulação  e  manuseio  dos instrumentos .

  1. Materiais e Reagentes
  • Béquer de plástico de 50 mL
  • Bastão de vidro
  • Funil de vidro
  • Balão volumétrico de 250 mL
  • Frascos de plástico
  • Pipeta
  • Água destilada
  • Espátula de plástico
  • Pipeta graduada de 1 mL
  • Balão volumétrico de 100 mL
  • Pera
  • HCl
  • NaOH
  1. Equipamentos
  • Balança
  • Capela
  1. Procedimento
  • Preparo de soluções

Primeiramente, para o preparo da solução de NaOH a 0,1 mol/L, foi calculado 1 grama do produto para o preparo de 250 mL desta solução e foi pesado em um béquer de plástico de 50 mL. Em seguida, o NaOH foi dissolvido usando cerca de 30 mL de água destilada. A solução foi transferida quantitativamente para um balão volumétrico de 250 mL. O volume foi completado com água destilada até a marca de aferição. Essa solução foi transferida para um frasco de plástico em que foi rotulado com o nome dos integrantes do grupo, número da turma e nome da solução e guardado por uma semana.

Para o preparo da solução de HCl a 0,1 mol/L foi calculado o volume para 100 mL da solução. Para calcular o volume foi necessário saber o valor da densidade do ácido clorídrico, que estava no rótulo da embalagem. Também estava nesse rótulo a percentagem em massa. Foi colocado uma pequena quantidade de água destilada no balão volumétrico de 100 mL e levado para a capela e adicionado 0,83 mL (valor que foi calculado). O balão volumétrico foi completado com água destilada até a marca de aferição e transferiu a solução para um frasco de plástico que foi rotulado com o nome dos integrantes do grupo, número da turma e nome da solução por uma semana.

  • Padronização de solução

No  primeiro  experimento ,  fez-se  ambiente  na  bureta  com  NaOH  e  logo   em  seguida  completou -a  em  seu  volume   total.   Colocou -se  40  mL   de  biftalato  no   béquer  de  50  mL.  Fez-se  ambiente   na  pipeta  com  o  biftalato  e  então  puxou -se  uma  quantidade  de  10   ml  de  biftalato .  Em  seguida,  colocou -se   a  quantidade  de   10  mL contido  na   pipeta  no  Erlenmeyer e   completou-se  com  água   destilada  até  chegar  aos  50  mL.  No  Erlenmeyer foram  colocadas  também  três gotas  de  fenolftaleína.   Ao  final,  fez-se  a  titulação,   colocando  o  volume  de  NaOH  da  bureta  no   Erlenmeyer  contendo  água,  biftalato  e   fenolftaleína, agitando -o . Esse processo foi feito três   vezes.    Já no segundo experimento,  realizou -se  um processo  semelhante a o  primeiro,  no  qual  fez-se  ambiente  na  bureta  com  NaOH  e  logo   em  segui da  completou -a   em  seu volume  total .  Colocou-se   40 mL   de  HCl  no  béquer   de   50 mL.  Fez -se  ambiente  na  pipeta   como  HCl   e  então   puxou-se  uma   quantidade   de  10 mL de  HCl.  Em   seguida,  colocou-se  a quantidade  de  10 mL  contido  na  pipeta  no   Erlenmeyer   e  completou -se  com água destilada  até chegar aos  50  mL .  No  Erlenmeyer  foram   colocados  também  três  gotas  de  fenolftaleína . Ao final, fez-se  a  titulação,  colocando  o  volume  de  NaOH  da  bureta  no   Erlenmeyer  contendo  água,   HCl   e   fenolftaleína,  agitando -o.  Esse processo foi feito três vezes.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (196.2 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com