TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ANALISE CLINICA - ESTÁGIO

Por:   •  21/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.493 Palavras (6 Páginas)  •  2.550 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

        O estágio supervisionado em análises clinicas do curso de Farmácia do Centro Universitário Augusto Motta, tem como exigências para conclusão do curso a realização do estágio curricular supervisionado. Este estágio tem como objetivo inserir o aluno na prática profissional, permitindo uma visão ampla sobre as várias funções exercidas pelo farmacêutico e a sua importância dentro dessa área tão importante a saúde da população, através do convívio diário com as obrigações e deveres do farmacêutico em seu ambiente de trabalho.

        O estágio com duração de 220 horas foi realizado no Laboratório Biomédico - Ltda, localizado na rua do Riachuelo n° 43 - Lapa – Rio de Janeiro – RJ, Cep: 20230-010. No período de 20 de setembro a 06 de dezembro. Essas horas foram distribuídas em diversas atividades como: Atendimento ao paciente, hematologia, parasitologia, bioquímica, urinálise, coleta de material, recebimento de material e controle de qualidade.

        O laboratório tem uma organização muito bem distribuída na área física, conta com um bom planejamento e controle de qualidade, e recursos humanos adequados. Representado pelo bioquímico Davi Coutinho de Lima, CRBio- 48908-02. O estágio tem como objetivo proporcionar ao aluno uma visão geral da atuação do Farmacêutico em um Laboratório de Análises Clínicas, e aplicar conceitos e conhecimentos teórico práticos construídos no decorrer do curso de farmácia.

Desenvolvimento

Coleta de Sangue

A coleta de sangue é um procedimento feito por profissionais qualificados para tal função, pois além da questão técnica da forma como se faz a punção venosa, a pessoa deve saber como funciona o processo de análise do sangue para colher as amostras de maneira adequada. Existem diferentes tipos de exames de sangue e para um exige-se uma amostra diferente. A amostra colhida pelo profissional deve ter em vista o tipo de análise solicitada pelo médico e deve-se usar os materiais para coleta de sangue certos.

        O paciente é identificado pelo nome, ou número de algum documento de identificação junto com o pedido médico. Identificamos os tubos com nome completo do paciente. Antes da coleta devemos fazer a higienização das mãos e devemos esta paramentados com luvas e máscara.

        Durante as coletas pude observar que ocorrem dificuldades em alguns procedimentos como em pessoas obesas onde a gordura muitas vezes foi confundida por veia, e pessoas com inchaços nos membros também dificultou muitas vezes a coleta.

        Erros como coleta em tubo incorreto existe, mas não aconteceu em minha estadia, mas amostra insuficiente e amostra inadequada (quando o sangue faz coágulo) foram bem comuns.  

Bioquímica

        No teste bioquímico é feito separação do soro através da centrifugação, uma alíquota desse soro é colocado na cubeta do equipamento, que com uso do reagente especifico para cada teste expressa o resultado. O equipamento mede quimicamente a as variações patológicas e normais, as principais analises são feitas a partir da creatina, colesterol, triglicerídeos, glicose, ácido úrico, proteínas totais, enzimas, ureia,eletrólitos e função hepática.  

Uroanálises

        Setor onde é feita a análise da urina observando seu aspecto físico, químico e microscópico. O que permite uma avaliação sobre doenças do trato urinário e também sobre algumas doenças renais e obtenção de informações prognósticas. É um dos exames de rotina mais simples e mais solicitados de auxílio ao diagnóstico.

        O exame de EAS (elementos anormais de sedimentação) é constituído por procedimentos que avaliam os elementos anormais (proteínas, glicose, corpos cetônicos, bilirrubinas, urobilina e hemoglobina), pH e densidade através da Fita. Também é avaliado cor e aspecto físico (límpido ou turvo) são determinados por observação direta; neste mesmo momento, pode-se atentar e registrar eventuais odores anormais. A hematúria confere à urina uma cor de laranja a vermelha, podendo ter presença de hemoglobina. Medicamentos podem alterar a coloração da urina, como verde ou laranja escuro; outros estados patológicos podem resultar em alteração da cor da urina pela presença de pigmentos ou resíduos do metabolismo.

        A presença de bactérias ou elementos celulares (produzidos por descamação a partir de várias partes do sistema urinário) pode levar a alterações tanto físicas quanto visuais.

        No exame microscópico será analisado o sedimento, identificando todos os elementos insolúveis, como: células epiteliais, piócitos, hemácias, leucócitos, cilindros, cristais, muco, bactérias, leveduras.

Hematologia

         A Hematologia estuda os elementos que compõem o sangue: hemácias (glóbulos vermelhos), leucócitos (glóbulos brancos) e plaquetas. Nestes testes são observados a aparência das células sanguíneas (como tamanho, forma e aparência) e a contagens de células.

        O laboratório de hematologia executa testes para detectar e monitorar tratamentos de anemias, leucemias e desordens hereditárias no sangue. O exame mais utilizado na investigação hematológica é o hemograma completo. Para análise hematológica é utilizado o tubo contendo EDTA como anticoagulante (tampa roxa).          A coleta de sangue para este exame não é necessário jejum. As amostras são previamente identificadas e encaminhadas para o setor de análises.

        Os exames são realizados todos pelo aparelho Coulter, porém tendo alguma alteração significativa é realizado um esfregaço pela coloração de Wright ou utilizando álcool, eosina e azul de cresil brilhante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com