TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  9.181 Palavras (37 Páginas)  •  795 Visualizações

Página 1 de 37

[pic 1]

[pic 2]

FACULDADE MASTER DE PARAUAPEBAS – FAMAP

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA

SEBASTIANA FERREIRA ABREU

PARAUAPEBAS/PA

2022

SEBASTIANA FERREIRA ABREU

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM SAÚDE PÚBLICA

Relatório Apresentado como conclusão do Estágio Supervisionado em Saúde Pública do Curso de Farmácia da Faculdade Master de Parauapebas

Professor Supervisor: Dalília Marques Inácio

Estágiaria: Sebastiana Ferreira Abreu

Período:

PARAUAPEBAS/PA

2022

IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO

Identificação da Empresa:

Nome: FAMAP    https://famap.myopenlms.net/

Bairro: União/ CEP:68515.000

Endereço: Rua H, n°

Cidade: Parauapebas

Telefone: (94) 991209040

Área na empresa onde foi realizado o estágio:

Data de início: 01 de março 2021

Data de término: 01 abril de 2021

Duração em horas: 96 horas

Nome do profissional responsável pelo estágio: Dalília Marques Inácio


SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        6

2.        OBJETIVOS        6

2.1.        Objetivo Geral        6

3.        DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        7

3.1.        CONCEITO DE SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVA        7

3.2.        HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL DE 1808 ATÉ OS DIAS ATUAIS        7

3.3 POLÍTICAS PUBLICAS DE ATENÇÃO A GRUPOS ESPECIAS:    ETNORRACIAIS        8

  1. INTRODUÇÃO

De acordo com Esteves et al.; (2018) o Estágio Superfisionado Curricular Obrigatório (ESCO) é uma ferramenta de aproximação entre a faculdade e os serviços de saúde, pois pode possibilitar uma variedades de conhecimentos, atitides e habilidades profissionais exercidas pelo estudante. Levando o mesmo a articular entre a teoria e prática dentro de um processo de formação participativo, permeando pela interlocução entre o ensinar e o aprender em ambientes extramuros, com participação ativa de prfissionais da área de Saúde Pública e comunidade.

O estágio foi realizado de forma virtal através das unidades e exercícios acessados no portal SAGAH disponibilizado pela Faculdade Master de Parauapebas, através do preceptor Farmacêutica Dalilia Marques Inácio.

           

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

O objetivo principal do estágio é a aplicação de conhecimentos na área de Farmácia em setores da Saúde Pública visando obter conhecimentos mais específicos dentro de cada setor público. Nesse sentido, se faz de grande importância o profissional farmacêutico na contribuição com a equipe pois permite promover melhoria e bem-estar a saúde dos pacientes.

 

  1. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

  1. CONCEITO DE SAÚDE PÚBLICA E SAÚDE COLETIVA

A saúde pública está relacionada à saúde das pessoas e das comunidades.

A saúde coletiva trata de questões mais amplas. Apesar de muito semelhantes e muitas vezes confundidas, saúde pública e saúde coletiva não são a mesma coisa: têm origens, projetos e compromissos diferentes.

Saúde pública se refere às intervenções e aos serviços prestados para combater doenças ou outras situações que ponham a saúde da população em risco. O Estado é o principal responsável por materializar a saúde pública, ou seja, promover políticas visando o desenvolvimento do bem-estar e a saúde da população

A saúde coletiva no Brasil é formada a partir do movimento sanitarista latino- -americano e da corrente da reforma sanitária no país, que ocorreram entre 1960 e 1970. Nessa época, foram criados programas para expandir o atendimento médico às zonas rurais e periféricas urbanas; também foram criados, nos cursos de medicina, departamentos de medicina preventiva.

  1. HISTÓRIA DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL DE 1808 ATÉ OS DIAS ATUAIS

O início da prática de políticas públicas de saúde no Brasil se deu com a vinda da família Real em 1808, fugindo de Napoleão Bonaparte. Esse evento trouxe melhorias, pois era preciso que a corte encontrasse aqui toda a assistência necessária em saúde. Mas essa assistência se concentrou nas cidades nas quais a nobreza se instalou. Surgiram as primeiras escolas de Cirurgia.

 O século XX foi um intenso período de industrialização, instabilidade política e governos autoritários; os períodos democráticos tiveram curta duração. A reforma sanitária foi impulsionada pela sociedade civil. O dinâmico e complexo Sistema Único de Saúde (SUS) foi instituído pela Constituição de 1988, com base no princípio de que a saúde é um direito do cidadão e dever do Estado.

Oswaldo Cruz e Emílio Ribas tomaram medidas como a vacinação obrigatória, além do controle das pragas e dos criadouros de mosquitos. No Rio de Janeiro, Oswaldo Cruz conseguiu sanear a cidade e controlar as epidemias, passando a ser reconhecido como importante figura da saúde pública brasileira, responsável pela criação do Departamento Nacional de Saúde, que veio a se tornar o Ministério da Saúde.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.4 Kb)   pdf (199.6 Kb)   docx (217.4 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com