TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – AÇÕES FARMACÊUTICAS INTEGRADAS

Por:   •  22/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FACULDADE METROPOLITANA DE ANÁPOLIS

CURSO: FARMÁCIA

ACADÊMICO: EMALY NOGUEIRA E SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – AÇÕES FARMACÊUTICAS INTEGRADAS

ÁREA: SAÚDE PÚBLICA

Anápolis, 28/10/2018

ACADÊMICO:

EMALY NOGUEIRA E SOUZA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I – AÇÕES FARMACÊUTICAS INTEGRADAS

ÁREA: SAÚDE PÚBLICA

Relatório de estágio apresentado como         requisito parcial para a aprovação da     disciplina Estágio Supervisionado I do curso de Farmácia da Faculdade  Metropolitana de Anápolis, sob   supervisão da professora Camila   Hofmann.

Anápolis, 28/10/2018

        O objetivo do estágio é a familiaridade do acadêmico com a vivência de um agente comunitário de saúde, observando e questionando sobre os procedimentos próprios da sua área. O agente comunitário de saúde trabalha no Sistema Único de Saúde desenvolvendo ações de promoção à saúde, prevenção de doenças por meio de educação em saúde, ressaltando o acesso às ações, serviços de informações, promoção social, desta forma, atingindo um desenvolvimento humano e de cidadania.

        O P.S.F. Bandeiras oferece importantes serviços a comunidade como atendimento médico e odontólogo, distribuição de medicamentos, acompanhamento de gestantes, vacinação e atividades educativas voltadas para a promoção de saúde. São serviços de qualidades feitos por profissionais capacitados, porém para acessar esses serviços à comunidade da região de abrangência desse P.S.F. precisa estar devidamente cadastrada, e um dos deveres do agente comunitário de saúde é cadastrar esses moradores.

        A atividade desenvolvida foi à visita domiciliar, foram feitas média de duas a três visitas diariamente durante o estágio. A área de abrangência do P.S.F. é dividida em áreas, cada área é dividida em micro áreas, cada agente percorre uma micro área diferente, e este deve morar nessa micro área, neste estágio foi percorrido todas as micro áreas pertencente à área doze.

        Como vimos o cadastramento dos moradores é muito importante para o acesso ao P.S.F., e foi observado que a maioria dos residentes já estavam devidamente cadastrados, das quarenta e duas casas visitadas apenas onze foi preciso fazer o cadastro de moradores, isso porque se mudaram a pouco tempo ou o agente comunitário de saúde nunca encontrava o morador em casa. Uma das barreiras encontradas nessa atividade é exatamente a de muitas vezes não encontrar o morador em seu domicílio, mas neste caso é deixado um cartão no correio que informa a hora, a data e o agente que passou na residência.

        O agente comunitário de saúde exerce algumas outras funções como aferir pressão, acompanhamento de medicação e novas receitas a serem feitas ou atualizadas para que assim o medicamento chegue até o morador, se houver um paciente acamado o mesmo marca visita domiciliar com o médico e a enfermeira chefe. Os agentes também informam aos moradores sobre exames que serão realizados, as campanhas que estão por vir, vacinação, aulas de exercícios (principalmente para a terceira idade), dia de pesagem de crianças e sobre os dias que tem atendimento com psicólogo, nutricionista e odontólogo no P.S.F.

        Observando a ocorrência de doenças na população residente na área que foi feito o estágio das cento e cinco pessoas: trinta e sete não têm nenhum problema de saúde, trinta e três são hipertensas, vinte e sete têm diabetes, onze tomam antidepressivo, nove têm problema de estômago, oito têm colesterol alto, sete têm problemas na tireoide, seis têm artrite reumatoide, uma sofre de epilepsia e uma tem câncer de mama. Também foi registrado os medicamentos tomados pela população para esses problemas de saúde que são: para hipertensão - Propranolol, Hidroclorotiazida, Aradois, Losartana Potássica, Atenolol, BenicarAnlo, Maleato de Enalapril e Captopril; para diabetes - Metformina e Glibenclamida; para depressão - Cloridrato de Fluoxetina, Bromidrato de Citalopram e Rivotril; para problema no estômago - Omeprazol , Pantoprazol e Ranitidina; para o colesterol alto é usado Sinvastatina; para o problema na tireoide - Tyrox e Levotiroxina; para artrite reumatoide é usado Infralax; para epilepsia é usado Tegretol cr 400 mg; para o câncer de mama é usado Citrato de Tamoxifeno; duas mulheres grávidas tomam Polivitamínico, três pessoas tomam Ômega-3 sem a prescrição médica e mais de cinquenta por cento da população tem em suas casas remédios para dor e febre como Dipirona e Ibuprofeno, usados também sem prescrição médica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (42.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com