TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DE VIVÊNCIA IV

Por:   •  15/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.717 Palavras (11 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

[pic 2]

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO DE VIVÊNCIA IV

Laboratório

Medianeira

2019

[pic 3]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS

[pic 4]

                                      Nome do estágio

  Estagio de Vivência IV

Nome do Estagiário

Registro Acadêmico

Período

Local de Estágio

Responsável  Técnico

Nome do Supervisor de Estágio

Período de Estágio

Início: ___/___/_____         Término: ___/___/_____

.

Total de horas: 48 horas

                                            Medianeira

                                              2019

Apresentação

Este relatório possui a finalidade de apresentar o estágio de vivência que foi realizado em ambiente laboratorial, com o propósito de integrar o acadêmico as atividades desempenhadas pelo farmacêutico em análises clínicas, complementando o ensino aplicado em sala de aula e preparando-o para ingressar no mercado de trabalho.

Apresenta de forma sucinta o funcionamento do laboratório, setores envolvidos, equipamentos, métodos utilizados na rotina laboratorial e descarte de materiais.

INTRODUÇÃO

O Laboratório foi fundado no ano de 1999, na época com apenas 4 funcionários e realizava cerca de 3.000 exames por mês.

Estudos constantes do corpo clínico, aperfeiçoamento dos colaboradores e a constante busca por se tornar laboratório referência na região foi o motor que motivou a condução de uma nova estrutura que hoje conta com cerca de 20 colaboradores, realiza uma média de 20.000 exames por mês, atende os principais hospitais de Medianeira 24 horas por dia.

Possui certificação pelo programa PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) que é mantido pela Sociedade Brasileira de Análises Clínicas. O Laboratório participa pelo 6º ano consecutivo do programa e recebeu a classificação como excelente em todas as vezes.

O laboratório de Medianeira, passou por uma reforma completa nos últimos meses, onde foi feita uma reestruturação geral de todo o ambiente de atendimento e coleta de exames.

Situa-se na com local próprio, atendimento de Segunda-feira a Sexta-feira das 07:00 as 18:00 e Sábado 07:30 as 11:30 horas. Laboratório privado e atende convênio, mas não é Laboratório de Apoio, tem postos de coleta em Matelândia, estará inaugurando mais um posto de coleta em Medianeira.

O Laboratório encaminha alguns exames para serem realizados em laboratório de apoio, esses laboratórios são DB Diagnostico do Brasil, Hermes Pardini e ao laboratório de referência do Estado-LACEN para confirmação de resultados. O período de entrega de resultados dos laboratórios de apoio (a partir de 24 horas) e Laboratório (a partir de 24 horas o que não é urgência).

Laboratórios de apoio, DB Diagnostico do Brasil se localiza em Curitiba, a rotina de encaminhamento ao DB é diária, período de entrega de exames a partir de 24 horas; Hermes Pardini se localiza em Belo Horizonte- MG a rotina de encaminhamento é diária período de entrega de exames a partir de 24 horas;

O Laboratório atende em média por dia 140 exames e em média 20.200 de exames realizados por mês e por dia 695.

Estrutura organizacional

Organograma, verificar se eles têm pronto

Funções

Equipe de funcionários é composta por:

Matriz: O setor administrativo é composto por 7 funcionários, setor técnico é composto por 4 Farmacêuticos e 4 Biomédicos que realizam a leitura dos exames e liberação de laudos, possui 1 acadêmica em Farmácia e 7 Técnico de Enfermagem que preparam as amostras, alguns estão em treinamento devido a inauguração do novo posto de coleta em Medianeira.

Posto de coleta Matelândia: é composta por uma recepcionista e uma técnica de enfermagem que realiza as coletas.

Setores do Laboratório

A área técnica é composta por Microbiologia; Parasitologia; Bioquímica; Hematologia; Imunologia; Sala de Lavagem; Sala de Armazenamento de Reagentes; Soroteca; Sala da Autoclave (com detergente alcalino e pias com agua deionizada), cinco salas de coletas devidamente equipadas; área administrativa onde a recepção é composto por três guichês para atendimento dos pacientes/clientes, salas de espera, banheiro social.

Fluxo de serviço

O Laboratório possui alguns ramos de atendimento, um deles é o atendimento telefônico que se procede quanto um paciente telefona para o Laboratório De acordo com a solicitação do paciente durante a ligação, o funcionário fornece as instruções sobre os exames, preparo (ex: jejum), horário de funcionamento e coleta, preços, convênios, prazos, entre outros. As informações são fornecidas de maneira clara e em linguagem acessível.

Outro ramo é o atendimento presencial, o funcionário da recepção solicita o pedido médico de exames, um documento de identidade e a carteira de convênio, se for o caso. O cadastro do paciente é feito no sistema de Informática Laboratorial -  Concent Sistemas, de acordo com as instruções do PQ 006.

Se o paciente tiver convênio sua documentação é solicitada e são preenchidos os respectivos formulários referentes aquele convênio; se o paciente for particular o preço do exame é informado, o  valor é cobrado e a nota fiscal é emitida.

O encaminhamento do paciente a sala de coleta é feito logo após o termino do cadastro, o funcionário informa ao paciente que ele deve permanecer em repouso por alguns instantes e o convida para aguardar o chamado do técnico em uma das salas de espera.

As recepcionistas após o cadastro deixam as etiquetas e pedidos médicos de forma ordenada em display na parede para  os profissionais que realizam as coletas. O técnico chama o paciente por ordem de cadastro e o acompanha até a sala de coleta, procedendo conforme IT-003 - Instruções da coleta para coletores. Ao final da coleta é oferecido ao paciente um lanche.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (267 Kb)   docx (106 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com