TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio de biofisica

Por:   •  16/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.415 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

ANDRESSA CARLA BARBOSA

LÍVIA GABRIELA NOGUEIRA

STEFFANY CAROLINE AMORIM

 ESPETROFOTOMETRIA

Relatório de aula prática apresentado à disciplina de Biofísica para composição da nota M2. Curso, Farmácia e Biomedicina noturno da Universidade de Mogi das Cruzes, Segundo semestre, Campus Mogi.

Professor orientador: Alexandre Lima

Mogi das Cruzes, SP

2014

ESPECTROFOTOMETRIA

A espectrofotometria é uma prática realizada em laboratórios para medir concentração de soluções.

OBJETIVO

Observar o funcionamento do espectrofotômetro, e realizar práticas para detectar a concentração de amostra de dicromato de potássio em 5 amostras.

INTRODUÇÃO

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Para a realização do experimento, foi preparada 5 amostra de dicromato de potássio, em diferentes unidades em mols/L.

  1. 0.00005
  2. 0.0001
  3. 0.00025
  4. 0.0005
  5. 0.001

O espectrofotômetro usado foi Micronal B-23RB.

Para não haver alteração das soluções, a cubeta foi limpada com água destilada. A soluções utilizadas foram KOH 0,14 mol/L e HCl 0,12 mol/L.

A espectrofotometria é uma prática analítica que utiliza a luz para medir concentrações de soluções, através da interação da luz com a matéria. Em grego, espectro foi empregado em virtudes de raios luminosos, uma luz intensa que era característica do gás metano que era liberado quando pisava em covas rasas com corpos em decomposição. Por essa razão, as pessoas da época achavam que eram fantasmas, que em grego é espectro. A luz é mais descrita como radiação eletromagnética por sua dualidade, pois ela tem comportamento de campos elétricos e magnéticos oscilantes. Para determinar o comprimento da onda, usa-se uma letra grega, o λ. O comprimento mede-se em metros, de um pico a outro da onda. Essa prática é fundamentada na Lei de Beer, que estabelece a absorbância, a qual é diretamente proporcional a concentração da solução de amostra. Essa equação se representa da seguinte forma: A= E.b.c. A é a absorbância; E é a absortividade molar; b é o caminho ótico; c é concentração. A frequência é representa por V. Para realizar a prática de espectrofotometria, é preciso o uso de um espectrofotômetro, que possui fonte de luz, monocromador, fenda, cubeta, detector e processador. Abaixo é representando uma imagem de como é o funcionamento de um espectrofotômetro. (SANTOS, 2014).

Figura 1: Esquema de espectrofotômetro.

[pic 1]

Fonte: LENZ, 2014.

A fonte de luz é composta por uma lâmpada de deutério que emite radiação UV, e uma lâmpada de tungstênio que emite luz visível. Em alguns espectrofotômetros, o monocromador ainda é um prisma, porém mais moderno, que são dispositivos eletrônicos, que transforma a luz incidida em vários comprimentos de onda em um só comprimento, ou seja, luz monocromática. A cubeta é o recipiente onde a solução é colocada, que pode ser de quartzo, vidro ou acrílico. Mas o mais recomendando é a cubeta de quartzo, pois vidro e acrílico pode absorver raio UV e refletir luz visível. A fenda é um seletor de comprimento de onda. O detector, é o dispositivo que detecta a fração de luz que passa pela amostra e transfere para o visor. (SANTOS, 2014).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (172.9 Kb)   docx (41.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com