TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório De Estágio Supervisionado Obrigatório Em Analises Clinicas

Por:   •  29/11/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.289 Palavras (6 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE IGUAÇU

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO EM ANALISES CLINICAS

Aluno: Carlos Henrique Farias Rodrigues                  

Junho de 2023

APRESENTAÇÃO

Estágio Supervisionado obrigatório em Analises Clinicas

Relatório de estágio supervisionado obrigatório apresentado à Faculdade de Ciências Biológica e da Saúde da Universidade Iguaçu como parte da exigência para conclusão do programa de estágio curricular.

Aluno: Carlos Henrique Farias Rodrigues

Carga horária total: 120 horas

Estabelecimento: Guimarães Diagnósticos Laboratoriais LTDA-ME

Endereço: Rua Augusto Vasconcelos 756, Campo Grande- RJ.

Responsável Técnico: Eliane Silva de Aguiar


Sumário

Introdução        4

1.1        Fase Pré-analítica        5

1.2        POPs        5

1.3        Biossegurança        5

1.4        Coleta de amostras        5

2.1        Fase Analítica        6

2.2        Hematologia        6

2.3        Bioquímica        7

3.1        Uroanálise        8

4.1        Esmpermograma        9

5.1        Parasitologia        10

6.1        Fase pós-analítica        11

Referencias bibliográficas        12


Introdução

No Ambiente Laboratorial fica mais nítido que com a vivencia no laboratório de analises clinicas podemos reunir conhecimentos e com a vivencia adquirida no estagio agrega mais na formação acadêmica com potencial ramo de trabalho para um farmacêutico na parte de analises clinicas na qual tem suas respectivas responsabilidades.

  1. Fase Pré-analítica

A fase pré-analítica antecede analise laboratorial com indicação do exame, escrita da receita, preparo do paciente, procedimentos de coleta, acondicionamento, transporte e preparo da amostra.

  1. POPs

Qualquer laboratório precisa ter manuais de procedimento operacionais padrão. Na qual deve ter informações claras e instrutivas da rotina laboratorial, desde cadastros dos pacientes até o resultado final do exame. Todos os procedimentos são para garantir uma boa qualidade de serviço, minimizar erros ou ocasião para falhas não sejam comuns na rotina laboratorial.

  1. Biossegurança

Em Vários países, a biossegurança é regulada por um conjunto de leis, procedimentos ou diretrizes especificas. Aqui no Brasil, a legislação de biossegurança foi instituída pela lei nº 8974/1995 revogada pela lei nº 11.105/2005 (Brasil, 2005).

  1. Coleta de amostras

Diversas vezes a coleta de amostra fica a cargo de enfermeiros e as vezes médicos em virtude da complexidade do procedimento para obtenção de amostras.

No caso de amostras coletadas por estagiários é apenas sangue de punção venosa por seringas ou a vácuo. Verificando as requisições e separavam-se então os tubos de coleta, posiciona o paciente e localiza a veia, realizando a assepsia do local da veia e introduzindo a agulha para obter amostras de sangue.

Há casos de coleta de outras amostras que o paciente leva as amostras conservadas em potes próprios para analise laboratorial e um funcionário responsável pela coleta recolhe as amostras utiliza etiquetas para identificação das amostras com apenas informações necessárias.

  1. Fase Analítica

Nesta fase os colaboradores inicia o processo de analise com sistema analítico empregado, os POPs, uso de EPIs e dos métodos de controle adotado.

Apesar de toda tecnologia envolvida e trabalho de profissionais qualificados é indispensável o rigoroso controle interno de qualidade (CIQ) e inclusive verificar instrumentos e reagentes verificando estado de controle dos sistemas, monitorização dos processos de analises e manutenção de soroteca por exemplo.

  1. Hematologia

[pic 2]

Figura 1

Cada tubo tem uma cor que significa quais tipos de analise as amostras vão ser submetidas de acordo com a (Figura 1)

Quanto a hematologia, foram desempenhadas basicamente quatro atividades, por hemograma completo automatizado (hemograma sysmex) (figura 2), esfregaço, contagem de células e interpretação dos resultados.

O esfregaço (Figura 3) era realizado com uma gota de sangue a qual era distendida com auxilio de outra lamina, que era corada com os corantes de Romanovsky e levado ao microscópio para contagem das células, a partir da contagem das células, a partir da contagem da lamina, comparadas com o resultado do hemograma obtido pela maquina eram analisados e discutidos os resultados.

[pic 3]

Figura 2

[pic 4]

Figura 3

  1. Bioquímica

A bioquímica era automatizado por equipamento cobas c111 (figura 4), com as amostras previamente centrifugadas e as analises ocorriam com o soro do paciente, verificando qual tipo de exame deveria ser feito com os dados do paciente que eram lançados na maquina que para cada exame exige um reagente muito especifico que eram pipetados na amostra e os resultados eram obtidos por uma reação fotocolorimetrica. A bioquímica se constitui de um importante setor das analises clinicas, uma vez os parâmetros se alteram cabe o analista interpretar e relacionar os mesmos com os resultados obtidos de diversos setores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com