TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estágio Supervisionado de Análises Clínicas

Por:   •  22/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  619 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Estágio Supervisionado de Análises Clínicas

    No estágio de laboratório de análises clínicas fui super bem recebida pela Bioquímica Rafaela onde a mesma me apresentou para toda equipe e me explicou como funcionada toda a rotina Laboratorial de exames.  Ela sempre muito prestativa  sempre disposta a ensinar e mostrar todo o seu trabalho, me orientando  e tirando minhas dúvidas sempre que necessário . A mesma me apresentou toda estrutura do  laboratório, equipamentos e utensílios. Tive a orientação que só pode entrar no laboratório com  o uso do jaleco, máscara, luva, touca e óculos de proteção.

   Com o auxilio da equipe puder por em pratica todo meu conhecimento adquiridos durante a faculdade. O laboratório é muito bem organizado e Limpo. Todos os aparelhos, equipamentos e materiais estão identificados e com fácil acesso.

 Dentro do laboratório a atenção e a organização são essenciais para que possa realizar as técnicas para realização de exames.

Entre os exames solicitados com maior frequência temos: hemograma completo,  bioquímica   do   sangue   (dosagem   de   glicose,   ureia,   creatinina,   colesterol   total   e   frações,  triglicerídeos, ácido úrico, etc), hemostasia (coagulograma), imunologia (teste imunológico de  gravidez, teste luético, antiestreptolisina o, proteína c reativa, etc), exame parasitológico de

fezes, sumário de urina, culturas bacteriológicas, antibiograma, etc.

 Durante o estágio pode se observar e executar cada exame, um a um seguindo o passo a passo das boas práticas, tive liberdade para fazer coleta de sangue em pacientes, com a supervisão da equipe.Tive contato com todos os aparelhos usados dentro do laboratório, aparelho de Hematologia, aparelho de bioquímica, aparelho de eletrólitos, microscópio e centrífuga. Além dos Testes rápidos feitos no laboratório como Beta HCG, HIV e troponina. Também fiz exame físico e químico de urina com as tiras reagentes , e análises microscópicas de urina e fezes.

 Todos os exames são realizados com segurança e sigilo do paciente. Os profissionais seguem uma rotina de práticas desde o recebimento das amostras até o resultado do exame pronto, e havendo alguma alteração ou discrepância de resultado, os exames são repetidos para confirmação. Dentro do laboratório os equipamentos de segurança individual são essenciais para segurança do profissional. O estágio dentro de cada área de atuação do profissional é muito importante para aprimorar os conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula. O estudante no estágio consegue ficar mais capacitado e com maior afinidade com as práticas laboratoriais. O Laboratório clínico possui vasta importância uma vez que a sua função principal é a detecção e identificação de alterações fisiológicas, de processos patológicos, para diagnósticos de doenças ou como resposta de tratamentos e avaliação de gravidade de doenças. Deste modo o estágio supervisionado é de grande importância para a vida acadêmica, pois prepara o acadêmico para a rotina de atividades desempenhadas nas áreas de atuação da sua formação. Sendo essencial para a escolha do campo que mais se identifica dentro da profissão. Assim desenvolvendo um trabalho de qualidade.

Estágio Supervisionado em Analises Clinica, foi muito importante em nível de

conhecimentos e   experiência   profissional.   A   partir   do  estágio   que  é   uma   ferramenta   de  aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos teóricos aprendidos em sala de aula foi-nos  concebido um conhecimento impar, pois ficou comprovada a compatibilidade da formação acadêmica oferecida com a prática executada em campo. Toda a programação foi realizada a contento, onde foi estabelecido um clima de realização e verificado que o técnico em analises clinica é uma ferramenta indispensável para o bom andamento da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (31.2 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com