TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio Comunitaria

Por:   •  23/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  63 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

ESTÁGIO EM FARMÁCIA COMUNTITÁRIA

Estágio Supervisionado em Farmácia Comunitária


  1. PROBLEMA

Dentre os problemas observados, foi identificado a dispensação equivocada de medicamento, principalmente quando tratava-se de dose diferente da prescrita.

  1. PLANO OPERACIONAL

A resolução do problema pode ser alcançada através da conferência detalhada no momento da dispensação, ou seja, no momento da entrega o dispensador fará a conferencia do medicamento na frente do paciente através de uma leitura sequencial e detalhada da receita médica.

  1. METODOLOGIA

A conferência detalhada é um proposta de ampliação do protocolo de dispensação existente e tem como base a leitura da prescrição médica em voz alta, de maneira que o paciente possa ouvir o nome do medicamento, bem como a dose e a posologia prescritas, pois, o objetivo da inclusão desse método, além da conferência dos itens dispensados, é promover uma maior interação do dispensador com o paciente, possibilitando a detecção de erros de dispensação e prescrição, bem como, promover o uso racional.

O método de conferencia detalhada, deve ser aplicado na dispensação de cada medicamento e em todas as receitas atendidas.

  1. RESULTADOS ESPERADOS

Espera-se que a participação do paciente na conferência dos medicamentos elimine ou reduza consideravelmente a dispensação equivocada; gere uma relação de confiança entre a farmácia, os colaboradores e o paciente; contribua com o uso racional de medicamentos; possibilite a identificação de desvio de qualidade; identificar possíveis dúvidas do paciente, bem como, reclamações, estoque reserva do paciente e quaisquer outras situações que necessitem de intervenção farmacêutica.

  1. PROPOSTA DE INTERVENÇÃO[pic 2][pic 3][pic 4]

  1. Leitura do item 1 em voz alta.
  2. Separação do item 1
  3. Leitura da embalem em voz alta.

[pic 5]

  1. Leitura da posologia
  2. Contagem de comprimidos dispensados.
  3. Marcação da quantidade dispensada na receita
  4. Entrega do medicamento.
  5. Repetir o procedimento com o item 2.

[pic 6]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (496.1 Kb)   docx (406.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com