TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estágio em Gestão Farmacêutica

Por:   •  22/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.809 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

SUMÁRIO

1

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA        3

2 INTRODUÇÃO        4

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        5

4 ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO ADAPTADO        7

5 TERMO DE VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO        13

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS        15

1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA

A farmácia Popular Farma Comercio e Serviços LTDA, onde aconteceu o meu estágio foi fundada em 19/03/2013, é localizada na Travessa São Felix n° 23A, no Centro de Tailândia, o farmacêutico responsável do estabelecimento é o Francisco Henrique dos Santos Mendes, registrado junto ao Conselho Regional de farmácia com o número 8752/PA. O referente estágio iniciou-se no dia 14 de março de 2022 e terminou no dia 18 de março de 2022, totalizando 30 horas.

A missão da farmácia é fornecer produtos e serviços farmacêuticos confiáveis, com excelência no atendimento, em um ambiente adequado e agradável.

2 INTRODUÇÃO

A gestão farmacêutica é baseada em princípios da administração com a finalidade de conduzir a farmácia ou a drogaria para obtenção de bons resultados. Vale ressaltar que a gestão farmacêutica envolve diversas áreas como, por exemplo, a legislação farmacêutica, contabilidade e a análise financeira.

Um bom gerenciamento não é feito somente pela necessidade de venda, vai muito além, pois afinal o que será determinante é o lucro obtido ao fim do dia, para isso é necessária uma boa gestão, estar sempre ligado aos números, ficar atento a questões marcantes como o estoque, compras, as despesas e claro um bom atendimento.

Ao longo desse estágio grande parte desse princípio foi apresentado e, além da gestão farmacêutica, a aplicação de injetáveis também fez parte de uma das experiências vivenciadas ao logo desse período.

Dessa forma, o objetivo deste relatório é mencionar as experiências e informações que foram adquiridas ao longo do estágio.

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Ao decorre do estágio, tive a oportunidade de atuar juntamente com o farmacêutico responsável na gestão do estabelecimento, auxiliando em estocagem, dispensação de medicamentos e contabilizando os números dos medicamentos que tínhamos disponíveis por classes, a gestão de cada classe era feita de forma e momentos distintos, sendo elas: medicamentos de referência, similar e genérico.

Para cada classe, devido sua diferente demanda há uma forma de compra específica, toda compra e venda é sistematizada e, para um controle mais correto, todo medicamento que é adquirido é passado por uma conferência, sendo verificado lote e data e, sua nota fiscal é emitida e lançada no sistema, tudo isso antes mesmo do medicamento ser colocado nas prateleiras para serem comercializados.

Nos primeiros dias de estágio, meu campo de atuação foi em maior parte no balcão, onde realizei a dispensação de medicamentos que não exigiam um controle especial de acordo com a RDC N° 138. Estes medicamentos que foram dispensados ao longo do meu estágio são conhecidos como MIP`s, que são medicamentos podem ser dispensados pelo profissional farmacêutico sem a necessidade de um receituário médico.

Atendi na dispensação dos medicamentos do Programa da Farmácia Popular do Brasil (onde o mesmo fornece gratuitamente medicamentos essenciais para o tratamento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, asma, anticoncepcionais e descontos de preço em vários outros produtos). Nesta dispensação a receita é branca, não pode ser rasurada, com o nome do paciente, data da receita, CRM do médico; para que possam ser dispensados os medicamentos e exigido os documentos RG e CPF (para passar no scaner e salvar no sistema) e só pode ser dispensado para o dono da receita pois o mesmo tem que assinar o cupom fiscal comprovando que fez o uso do Programa da Farmácia Popular do Brasil, mais também pode dispensar para pessoas que não podem se locomover até a farmácia, ( só é preciso que algum familiar ou responsável faça uma procuração, autenticá-la em cartório, para que assim o mesmo fique responsável pela retirada dos medicamentos pelo programa). A maioria dos clientes já são habituais, de longa data. São habitantes locais, de todas as idades.

Além de toda experiência com os medicamentos, números e administração, tive a experiência de colocar em prática as experiências obtidas em aplicação de injetáveis e aferição de pressão arterial, tendo assim um contato maior com paciente/cliente e obtendo experiências quem melhoram o meu desempenho pessoal e profissional.  

4 ATIVIDADES DO PLANO DE TRABALHO ADAPTADO

ESTUDO DE CASO 1:

Analise a situação a seguir: Uma farmácia da região central de sua cidade está comercializando medicamentos da Portaria nº344, de 12 de maio de 1998 sem retenção de receita e sem a presença do farmacêutico responsável, pois este encontra-se de férias e não foi contratado nenhum outro farmacêutico para cobrir suas férias. A farmácia recebeu uma inspeção da Vigilância Sanitária (VISA) e o fiscal buscou pelos balanços e receitas dos medicamentos sujeitos a controle especial.  

a) Quais são as falhas que estão ocorrendo nesta farmácia?

  • O SNGPC provavelmente está desatualizado;
  • O estoque físico provavelmente será diferente do estoque do sistema;
  •  Os fiscais não encontrarão todas as receitas relacionadas à venda dos medicamentos.

O farmacêutico é o profissional com perfil de transmissor do SNGPC, responsável ​​pela escrituração de estoque e movimentação de itens controlados; na ausência ou afastamento, as transmissões permanecerão bloqueadas no período considerado se não houver farmacêutico substituto. Se a ausência for inferior ou superior a 30 dias, nenhuma venda ou movimentação ocorrerá, a menos que a estabelecimento contrate ou já tenha um farmacêutico substituto e o registre no sistema de segurança da Anvisa.                                  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (445.4 Kb)   docx (944.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com