TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha metodo dader

Por:   •  31/10/2016  •  Resenha  •  775 Palavras (4 Páginas)  •  1.019 Visualizações

Página 1 de 4

RESENHA MÉTODO DÁDER

MANUAL DE ACOMPANHAMENTO FARMACOTERAPÊUTICO

O acompanhamento farmacêutico requer método rigoroso de trabalho, pois deve apresentar o máximo de informações possível para que profissional tenha respostas positivas e paciente seja beneficiado com êxito. Por isso o profissional clinico precisa destas atividades de protocolos e manuais de atuação, para organização de seu trabalho.

Este Documento de Consenso em Atenção Farmacêutica do seguimento do Tratamento Farmacológico personalizado como a prática profissional na qual o farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do paciente relacionadas com os medicamentos.

Isto se realiza mediante a detecção, prevenção e resolução de Problemas Relacionados com os Medicamentos (PRM).

O método Dáder baseia na obtenção da história farmacoterapêutica do paciente, ou seja, irá utilizar dados do paciente, se apresenta algumas doenças e toma algum medicamento, para que acompanhe ele afim de resolver os problemas encontrados. Após identificação do problema irar acontecer a intervenção do farmacêutico para que seja resolvido os PRMs, para depois avaliar os resultados alcançados.

O PRM é uma falha do tratamento farmacológico que leva ao aparecimento de algum problema de saúde, um mau controle da doença ou algum efeito inesperado. Existe 3 tipos de PRMs, os de necessidade de medicamento, os com efetividade ou segurança.

O segundo consenso de granada nos mostra 6 categorias de PRM, que se agrupam em 3 subcategorias. Na primeira subcategoria é a necessidade, é quando paciente apresenta algum problema de saúde por não utilizar medicamento que necessita e utilização de medicamento incorreto. A segunda classificação de PRM é a efetividade: o paciente apresenta problemas por inefetividade quantitativa ou não quantitativa da farmacoterapia. Na terceira categoria é a segurança, na qual o paciente apresenta problema de saúde por uma segurança ou insegurança quantitativa de um medicamento.

Para melhora destes PRMs será necessário a intervenção farmacêutica, para que melhore os resultados clínicos dos medicamentos através de modificação na utilização. Para isso entra o plano de ação, para que junto ao paciente o farmacêutico possa resolver os PRMs encontrados. E plano de seguimento para que os medicamentos continuem sendo somente aqueles que necessita de preferência os mais efetivos e seguros possíveis.

O Método Dáder. Manual de Acompanhamento Farmacoterapêutico propõe um procedimento concreto, no qual se elabora um estado de situação objetivo do paciente, as intervenções feitas pelo farmacêutico serão com base no discutido com médico e com paciente, para decidir o correto a se fazer.

O procedimento de A. farmacoterapêutico consta as fases de: Oferta do Serviço; Primeira Entrevista; Estado de Situação; Fase de Estudo; Fase de Avaliação; Fase de Intervenção; Resultado da Intervenção; Novo Estado de Situação; Entrevistas Sucessivas. Em cada uma destas fases foram elaborados fluxogramas para melhor instruir o profissional de saúde.

Na oferta do serviço: ocorre após o paciente procura a farmácia, para comprar algum medicamento, tirar dúvidas com farmacêutico, dispensação de medicamento, dentre outros. Este momento é ideal para que aborde o paciente e veja se existe algum problema relacionado a medicamentos. Mas para que saiba se existe um PRM, sem antes fazer avaliação de resultados clínicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com