TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS: A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE RH SOBRE O MÉTODO DE SELEÇÃO PÓR COMPETÊNCIAS

Por:   •  14/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  969 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA SELEÇÃO POR COMPETÊNCIAS: A PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE RH SOBRE O MÉTODO DE SELEÇÃO PÓR COMPETÊNCIAS

As organizações para se sobressair no mercado conta com diversos fatores como por exemplo: mão de obra barata, tecnologia, incentivos fiscais entre outros. Mas no mundo atual elas estão cada vez mais apostando em profissionais específicos para tal área, para isso as empresas investem cada vez mais nas áreas de recrutamento e seleção e a avaliam como seleção tradicional ou por competência. A seleção tradicional seria escolher a pessoa que possua o melhor perfil para a vaga disponível na organização, são utilizadas entrevistas provas orais e escritas. Já a seleção por competências é uma nova forma de seleção de pessoas que vem se consolidando como pratica nas organizações.

Existem duas linhas de pensamentos que se referem a esse tema, uma norte americana e uma britânica. A perspectiva defende as competências enquanto o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que propiciam um alto desempenho, apontam para a necessidade de se adequarem as competências as demandas dos cargos, ou seja, o indivíduo se assemelha a uma máquina que deve atender as necessidades da empresa. Já a linha de pensamento britânica defende que a competência implica em uma confluência de fatores mobilizados diante dos desafio das situações, quanto maior a exigência, maior a capacidade de transformação das competências para superação dos desafios. O foco deixa de ser simplesmente a função que o indivíduo vai exercer, podendo ser pensado em termos de carreira profissional com suas características espaço temporal, representando uma evolução em relação a linha americana. Esse princípio de competências se associa com o ganho econômico e com o valor social para o trabalhador, esse ganho pode ser adquirido com a participação dos colaboradores com estratégias na qual viram vantagens competitivas já o valor sócia pode ser traduzido em empregabilidade e aprendizagem constante. Mas um grande desafio desse modelo de gestão é a necessidade de comprovar financeiramente sua efetividade, motivo pelo qual, o conceito assumiu dentro de algumas organizações.

Essa técnica de seleção por competências surgiu da necessidade de se desenvolver um método de seleção de pessoas mais compatível com as exigências das organizações de flexibilidade. Eles estabelecem um perfil ou mapeamento de competências que seria as competências consideradas importantes e indispensáveis para o ocupar o cargo assim elabora-se uma entrevista ou target utilizando jogos, dinâmicas e provas focando nas competências, desse modo o entrevistador busca conhecer o candidato, suas experiências profissionais e da vida.

Star completo: o candidato descrê a situação com tudo que pedido.

Star incompleto: quando ele deixa de mencionar algo pedido.

Star falso: se refere aqueles que falam respostas vagas.

Cabe ao entrevistador ver se o candidato foi sincero ou elaborou bem as respostas mas assim essas dúvidas são minimizados porque as perguntas são bem estruturadas de umas maneira que não ficam vagas além disso são usados jogos na qual buscam identificar aspectos como motivação, liderança, iniciativa e criatividade e ética. Dessa maneira podemos afirmar que o método de competências busca analisar as experiências vividas pelos candidatos para a predição do comportamento futuro do candidato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com