TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PROCESSO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA

Por:   •  21/2/2018  •  Artigo  •  4.646 Palavras (19 Páginas)  •  661 Visualizações

Página 1 de 19

A ATUAÇÃO FISIOTERAPÊUTICA NO PROCESSO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA

[pic 1]

¹

RESUMO

O processo de retirada da ventilação mecânica é uma medida importante na terapia intensiva. A fisioterapia tem um papel importante no atendimento multidisciplinar dos pacientes que necessitam da ventilação mecânica na Unidade de tratamento Intensivo, tendo em vista que, atua desde o processo de preparo do ventilador mecânico até sua interrupção. O trabalho Objetiva mostrar o papel da fisioterapia na equipe multidisciplinar dentro de um centro intensivo, evidenciando, assim, a importância da participação da fisioterapia no processo de desmame do suporte ventilatório mecânico. Esta revisão traz em seu bojo os seguintes questionamentos: Como se dá o processo de desmame ventilatório? Qual a importância da fisioterapia no processo de desmame da ventilação mecânica? Foi realizada uma pesquisa de literatura, com método descritivo, de caráter exploratório, com corte transversal e abordagem qualitativa. A busca por artigos limitou-se pesquisar os artigos publicados em português, utilizando como base de dados para a pesquisa a biblioteca virtual de saúde, SciELO e Google Acadêmico. Conclui-se que a fisioterapia possui um papel essencial na equipe multidisciplinar dentro da UTI, que realmente atua de forma pertinente tanto na fisioterapia motora quanto na respiratória, além de ser atuante em todo o processo do desmame.

PALAVRAS-CHAVE: Cuidados Críticos. Fisioterapêutas. Respiração Artificial. Desmame.

SUMÁRIO[pic 2]

1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................5

2 DESENVOLVIMENTO....................................................................................................7

2.1 PROCESSO DE DESMAME DA VENTILAÇÃO MECÂNICA.....................................7

2.2 ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA NO PROCESSO DE DESMAME VENTILATÓRIO.11

2.3 A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DO FISIOTERAPEUTA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA.....................................................................................................13 

3 CONCLUSÃO...............................................................................................................15

REFERÊNCIAS...............................................................................................................18

1 INTRODUÇÃO

Pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva necessitam de cuidados especiais e muitas vezes de intubação e instituição da ventilação mecânica com pressão positiva. Nestes pacientes, que estão se recuperando de causas variadas, deve-se buscar a descontinuação da ventilação mecânica o mais rápido possível, para assim diminuir os riscos de morbimortalidade. É de extrema importância a realização da evolução do desmame por profissionais capacitados para determinar o modo ideal de realizar tal procedimento, que envolve toda a equipe (GONÇALVEZ et al., 2007).

O desmame ventilatório está muito ligado à capacidade diafragmática de geração de força. Portanto, fatores que interferem nessa produção de força tem relevância clínica no programa de desmame, como a disfunção diafragmática induzida pelo ventilador mecânico.

O processo de retirada da ventilação mecânica pode geralmente ser iniciado logo que o paciente possua capacidade de iniciar um esforço inspiratório e quando o nível de consciência permita alguma comunicação. Essa condição é relativa em crianças, especialmente em neonatos, em que é muito mais importante considerar o estado de alerta e a responsividade do que a capacidade de comunicação (LEVINE et al., 2008).

O processo de desmame da ventilação mecânica é definido como o momento de transição da ventilação artificial para a ventilação espontânea em pacientes que permaneceram em ventilação mecânica por um tempo maior de 24 horas. Processo de desmame tem seu início quando o paciente é submetido a ventilação mecânica (SARMENTO, 2011).

Inúmeros estudos sobre a Fisioterapia no desmame da ventilação mecânica, porém estes tratam de formas distintas as técnicas e os efeitos da Fisioterapia no decorrer do processo. Esta revisão traz em seu bojo os seguintes questionamentos: Como se dá o processo de desmame ventilatório? Qual a importância da fisioterapia no processo de desmame da ventilação mecânica?

Assim, justifica-se a importância do fisioterapeuta na condução de protocolos de triagem de pacientes para interrupção da ventilação mecânica. A avaliação diária da capacidade respiratória dos pacientes em ventilação mecânica pelo fisioterapeuta pode diminuir o tempo da ventilação mecânica e reduzir a morbidade dos pacientes. Justifica-se que o desmame protocolado e guiado por fisioterapeutas pode reduzir a duração da ventilação mecânica e aumentar a taxa de sucesso no desmame. Entre tanto estudos mostram que o índice de sucesso no desmame é significativo. Porém, a mortalidade hospitalar é similar entre esses pacientes.

Este estudo se fundamenta no interesse de investigar e discorrer, por meio de pesquisa bibliográfica, sobre a atuação da fisioterapia no âmbito da terapia intensiva e sua efetividade no desmame de pacientes que fazem uso do suporte ventilatório. Objetiva mostrar o papel da fisioterapia na equipe multidisciplinar dentro de um centro intensivo, evidenciando, assim, a importância da participação da fisioterapia no processo de desmame do suporte ventilatório mecânico.

Foi realizada uma pesquisa de literatura, com método descritivo, de caráter exploratório, com corte transversal e abordagem qualitativa. A busca por artigos limitou-se pesquisar os artigos publicados em português, utilizando como base de dados para a pesquisa a biblioteca virtual de saúde, SciELO e Google Acadêmico. Os artigos foram obtidos usando os descritores “fisioterapeutas”, “respiração artificial” e “desmame”.

A revisão de literatura foi feita através da inclusão de artigos que abordaram estudos realizados apenas em pacientes adultos internados em unidades de terapia intensiva, contendo em seus recursos e métodos fisioterapêuticos informações relevantes ao presente estudo. Foram excluídos todos os artigos que não se adequaram aos requisitos de inclusão, além dos resumos de dissertações e/ou teses acadêmicas.

O estudo analisou artigos referentes ao uso da fisioterapia como adjunto no desmame da ventilação mecânica, sendo coletadas informações sobre a atuação, os métodos e quais os recursos utilizados pela fisioterapia que colaboraram para o sucesso no desmame dos pacientes que fizeram a utilização da ventilação mecânica no âmbito da Unidade de Terapia Intensiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com