TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dança na vida das mulheres

Por:   •  17/8/2018  •  Monografia  •  7.999 Palavras (32 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 32
  1. INTRODUÇÃO

Suponha-se que a dança seja uma das formas mais antigas do ser humano expressas seus sentimentos e emoções, através de movimentos significativos, livres e espontâneos, que fluem do seu interior e que podem revelar sua realidade, seus desejos, suas necessidades e seus limites. A dança de salão é uma prática que vai muito além do que, simplesmente, aprender um novo passo, ou apenas promover o bem-estar entre pessoas. Existem, também, nessa prática outros fatores importantes como sua contribuição para melhoria do relacionamento social e humano.

Antes do indivíduo utilizar a fala como forma de comunicação, já se comunicava de outra maneira, através da dança, a dança nasceu junto ao ser humano, essa prática corporal que também representa um manifestação social já era explorada extintiva mente pelo homem, de maneira utilitária e até hoje representa um canal que possibilita o indivíduo a manifestar a sua interioridade, a dança e o movimento jogam um papel magico em todas as culturas, afirmando que a dança também é cultura e identidade de um povo.

Visando o crescimento pela busca de praticar atividade física para melhoria da qualidade de vida, a dança se tornou uma grande opção para o ser humano que buscam mudar seu estilo de vida, por ser uma atividade prazerosa e divertida a disposição para as atividades do dia-a-dia podendo proporcionar ao indivíduo que a prática benefícios positivos à saúde e melhoria da qualidade vida.

A dança é importante para a melhoria de diversos aspectos, mas ela tem sido uma parceira fundamental de quem deseja emagrecer e manter a forma, especialmente por ela ser capaz de ajudar na queima de calorias, dançar por uma hora pode simplesmente ajudar uma pessoa a queimar nada menos do que uma média de 300 e 400 calorias, apenas por conta da intensidade dos movimentos praticados. Ou seja, para quem está acima do peso, dançar poderá ser a resposta perfeita, pois o corpo irá queimar calorias e irá secar em bem pouco tempo, e o melhor de tudo com muita alegria e diversão.

O prolongamento da vida tornou-se uma missão cumprida pela ciência. Métodos e técnicas estão cada vez mais acessíveis para a população, de um modo geral. Muitas pessoas gostam de dançar, usando essa prática como um recurso para se sentirem bem, buscando o prazer em uma atividade saudável, porém muitos desconhecem as vantagens que essa prática pode lhes oferecer, para que o tão almejado bem-estar se torne presente. Assim por meio deste trabalho buscou-se compreender qual é a contribuição da dança para melhoria na qualidade de vida.

O presente trabalho tem como objetivo geral demonstrar como a dança pode contribuir para a promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos seus praticantes. E como objetivo especifico, aplicar metodologia sustentável para estimar os alunos a adquirir o gosto pela dança de forma livre e saudável; identificar os efeitos advindos da dança; analisar os benefícios que a pratica dessa atividade física tem proporcionado à saúde e à qualidade de vida de seus praticantes.

Considerando que para ter uma cidade com qualidade de vida ideal, deve-se compreender que tal qualidade está diretamente formada pelos interesses de cada indivíduo. Deve-se ter a definição que a qualidade de vida não é simplesmente a melhor condição de bem-estar momentâneo de um indivíduo ou de um grupo, mas sim da potencialidade das transformações que o indivíduo, um grupo ou uma comunidade podem gerar, ou seja, de que forma a atividade física relacionada à dança pode ser proporcional a uma melhoria na qualidade de vida das mulheres?

Para tanto na primeira parte desta pesquisa farei um resgate histórico sobre a dança e a sua evolução em várias épocas, passando pelos primórdios, Idade Média, Renascença até chegar os dias atuais. A proposta desse projeto visa mostrar os benefícios das atividades recreativas para melhorar o condicionamento psicomotor, coordenação motora, lateralidade, saúde e bem-estar das pessoas na qual estão inseridos nessas atividades. Essas atividades vêm numa grande crescente e aceitação das mulheres devidas serem uma atividade lúdica, prazerosa que pode ser praticada ao ar livre por qualquer pessoa que busca uma melhoria para qualidade de vida, pois usa a dança como uma terapia sócia afetiva na adoção de um estilo de vida ativo não importando a classe social, idade ou habilidade.

De acordo com o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística) numa pesquisa demonstrada pela primeira vez constatou que 61% da população brasileira não fazem nenhum tipo de atividade física, ou seja, mais de 100 milhões de pessoas que estão na faixa etária do sedentarismo podendo contrair doenças que eleva o índice de morte precoce. Por isso é necessário e essencial o apoio e incentivo para as atividades serem desenvolvidas proporcionando suporte emocional, social, educacional e cognitivo necessário ao resgaste do auto estima das pessoas. No entanto, o projeto abordará tanto uma pesquisa bibliográfica na essência de buscar autores relevantes à temática quanto na pesquisa de campo que fará jus a busca da realidade sobre essa atividade lúdica em conformidade com a temática.

  1. HISTÓRIA DA DANÇA

A História da dança reflete as mudanças na forma em que o povo conhece o mundo, relaciona seus corpos experiências com os ciclos da vida. A dança é fruto da necessidade de expressão do homem. A partir dessa visão de conceito pode-se estabelecer a relação de que seu aparecimento se liga tanto às necessidades mais concretas do homem quando àquelas mais subjetivas, para todos os povos, em todos os tempos, encontrou-se a dança, basicamente a forma mais organizada para se expressar sistematicamente os movimentos que tendem a seguir em uma lógica expressiva, possibilitando transcender o poder das palavras e/ou da mimica.

De acordo com o (Toneli 2007, p.13)

A dança faz parte da natureza do ser humano por ser uma manifestação instintiva, e pode ser definida como a “arte de mover o corpo em um determinando ritmo, expressando sentimentos e emoções através de movimentos”.

A dança é uma das primeiras formas de expressão artística do ser humano e também a única que dispensa qualquer material ou ferramenta, através de movimentos e ritmos o homem transmite sentimentos, objetivos e história. No mundo antigo, a dança, atividade pratica pelas mulheres estava frequentemente vinculada ao aspecto religioso e à expressão de poderes sobre-humanos que dominavam a cultura desses povos, sendo, inclusive, registrada na Bíblia como uma forma de louvor a Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.4 Kb)   pdf (255.5 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com