TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Disciplina De Mecanismos De Agressao E Defesa

Por:   •  9/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS - UNIRITTER

UNIDADE ACADÊMICA DE GRADUAÇÃO

CURSO DE BACHARELADO EM FISIOTERAPIA

MARIA ELIANE SOUSA DA SILVA

DISCIPLINA DE MECANISMOS DE AGRESSAO E DEFESA

ATIVIDADE 3

CANOAS

2022

O sarampo foi considerado por várias décadas uma das maiores causas de mortes infantis no Brasil. Em 1968, a doença passou a ser considerada de notificação compulsória após serem registrados 129.942 casos. Contudo, após esforços nos três níveis de atenção à saúde, esse quadro foi revertido (BIO-MANGUINHOS/FIOCRUZ, 2014).

Em notícia publicada em 2014 no Instituto de Tecnologia de Bio-Manguinhos, o consultor científico na época, Reinaldo Menezes, explicou que o sarampo é uma doença infectocontagiosa aguda e transmissível por via respiratória, com alta carga de contágio para quem ainda não teve a enfermidade ou não foi vacinado. Menezes ressaltou ainda que o diagnóstico, feito por exames clínicos e laboratoriais, é necessário para a pesquisa dos casos: “Faz-se um exame sorológico, que indica que a pessoa adquiriu sarampo há pouco tempo. Como não há tratamento, apenas medicações paliativas, a vacinação é fundamental”, destacou o consultor.

Já em 2019, Mariana Alvim, em matéria publicada na BBC News Brasil de São Paulo, comentou que “o mundo está vivendo um surto preocupante de sarampo, e o Brasil faz parte do grupo dos 10 países que são os maiores responsáveis por essa guinada de 2017 para 2018”. Nesse texto, chama a atenção o fato de que, se por um lado há o acréscimo do número de casos de sarampo no Brasil, por outro, o número da cobertura vacinal no país reduziu. Com base em dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde 2015 o percentual da população imunizada com a tríplice viral (para prevenir o sarampo, a caxumba e a rubéola) caiu significativamente. O percentual dos brasileiros vacinados com ela, assim, reduziu de 96% em 2015 para 85,2% em 2017.

Com base no texto acima, crie um texto dissertativo explicando a importância do PNI para a população, bem como o tipo de imunização que ocorre com o uso de uma vacina no organismo. Considere, aqui, as seguintes questões: trata-se de reposta imune inata ou adaptativa? Humoral ou celular? Ativa ou passiva? Por fim, explique qual o tipo de vacina utilizada contra o sarampo.


As vacinas são de extrema importância na proteção da sociedade contra a disseminação de várias doenças causadas por vírus e algumas bactérias. A vacinação é uma forma simples, segura e eficaz de proteger as pessoas contra doenças nocivas, antes de entrarem em contato com elas. A vacina usa as defesas naturais do seu corpo para construir resistência a infecções específicas e torna o seu sistema imunológico mais forte.

As vacinas treinam seu sistema imunológico para criar anticorpos, assim como faz quando é exposto a uma doença. No entanto, como as vacinas contêm apenas formas mortas ou enfraquecidas de vírus ou bactérias, elas não causam a doença nem colocam você em risco de complicações. Quando somos vacinados, não estamos apenas protegendo a nós mesmos, mas também aqueles ao nosso redor. A vacinação é uma forma segura e eficaz de prevenir doenças e salvar vidas.

A vacina atua no organismo através da imunização adquirida ou adaptativa, sendo ativada pelo contato com agentes infecciosos e sua resposta à infecção aumenta em magnitude a cada exposição sucessiva ao mesmo invasor. Através da imunidade celular o organismo gera resposta mediada pelos linfócitos T. Quando microrganismos intracelulares, como os vírus e algumas bactérias, sobrevivem e proliferam dentro das células hospedeiras, estando inacessíveis para os anticorpos circulantes, as células T promovem a destruição do microrganismo ou a morte das células infectadas, para eliminar a infecção. A tipo desta imunidade também é denominada ativa, pois é aquela que é induzida pela exposição a um antígeno. Assim, o indivíduo imunizado tem um papel ativo na resposta ao antígeno. A imunidade ativa pode ser natural, quando adquirida através de doença, ou passiva, quando adquirida por meio de vacinas. A imunidade passiva é a imunização por meio da transferência de anticorpos específicos de um indivíduo imunizado para um não-imunizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (70.6 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com