TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceito de Posição e mecanismos de defesa. Melanie Klein e a ideia de relação objetal

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  1.641 Visualizações

Página 1 de 3

Conceito de Posição e mecanismos de defesa. Melanie Klein e a ideia de relação objetal.

Melanie Klein que deu continuidade aos estudos freudianos, mas numa vertente mais focada em crianças, diz que é possível interpretar o brincar da criança, ajudando-a a nomear seus sentimentos, ajudando-a a criar um mundo simbólico, e isso é terapêutico. Diz também que a formação do psiquismo começa desde que nascemos. Ela criou o conceito de que o ser humano se desenvolve em duas posições, a esquizoparanóide e a depressiva (Zimerman 1999).

Segundo Zimerman (1999), a posição esquizoparanóide (PEP), entende-se até o terceiro mês de vida e consiste em um indispensável uso de defesas primitivas por parte do incipiente ego do bebê, lançando mão do uso das “dissociações” e das “projeções” como forma de se livrar das ansiedades resultantes da “pulsão de morte”.  Já a posição depressiva (PD), se organiza pelo sexto mês e designa um estado que possibilita a criança a discriminar, reconhecer e integrar aspectos clivados dessa mãe, implica também numa condição de que a criança assuma culpa e responsabilidade pelas suas ações e também exercite sua capacidade reparatória, ou seja, que na realidade ou fantasia infligiu danos ao seu objeto necessitados. A teoria kleiniana compreendia e valorizava a transferência primitiva, ou seja, aquela que era reproduzida da criança com o analista, como as relações objetais com suas respectivas fantasias inconscientes e os primitivos mecanismos de defesa.

Zimerman (2001) traz a definição que Klein dá de relações objetais como sendo a capacidade inata de um bebê interpretar suas sensações corporais sob a forma de objetos bons que os gratificam com sensações prazerosas, ou maus que provocam dor e sofrimento. E sobre a fantasia inconsciente, Klein valorizava as fantasias na estruturação do psiquismo da criança e na determinação dos distintos quadros da psicopatologia. Um dos seus enfoques é que uma fantasia inconsciente é uma crença na atividade de objetos internos, sentidos como se fossem concretos, como uma sensação desagradável podendo ser mentalmente representada como um relacionamento com um objeto mau.  

Segundo Oliveira (2007), a fantasia pode ser definida também como uma representação psíquica do instinto, se transforma de acordo com o desenvolvimento e formação da personalidade influenciando e sendo influenciada pelo ego em maturação. Para Oliveira (2007) exemplo de fantasias projetivas podem ser os ataques realizados pela criança através de suas “armas” orais ou anais, através de mordidas e ou até expelir seus excrementos. Esse desenvolvimento se dá por todo o seu desenvolvimento psíquico, enquanto se constitui como sujeito.  

Caso João:

Observamos que João é uma criança que passou por ambientes muito hostis e que após a morte de sua mãe lhe faltou uma referência. Pode se observar também um menino agressivo, que desrespeita a todos, possivelmente e hipoteticamente pode ser atribuído as suas vivências pós trauma. Suas relações são fragilizadas, apesar de ele ter estado com pais adotivos e hoje com uma parente próxima, não houve nenhuma ligação afetiva, de acordo com o relato obtido.

Com o relato de que o pai matou a mãe na frente de João e sua irmã, e eles estiveram com o corpo durante três dias até que alguém os encontrasse, nós estabelecemos que havia uma relação objetal de João com sua mãe e uma fantasia inconsciente de que a morte dessa mãe possivelmente representou um abandono. Essa mãe não mais o acolheria, o satisfaria. E assim como na definição que vimos de Klein, se tornou um objeto mau.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (94.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com