TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fisiologia

Por:   •  16/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

Introduçao

De acordo com Guyton(2006) o sistema nervoso autômono controla,principalmente as funçoes viscerais , entre algumas das suas caracteristicas estao : motilidade gastrointertinal , temperatura corporal , esvaziamento da bexiga , sudorese , controle da pressao arterial . O sistema opera atraves de reflexos viscerais ,ou seja , sinais sensoriais (via aferente ) de um orgão visceral podem entrar no centro de intregração e retornar como respostas reflexas subconstientes (via eferente) para um orgão visceral (efetuador) . Entre os centros de integraçao há os glânglios autônomos ,tronco cerebral e o hipotálamo.

O sistema nervoso autônomo é dividido de acordo com os sinais autônomos eferentes em sistema nervoso simpático e sistema nervoso parasimpático . Geralmente os dois sistemas agem dilatamento das pupilas (midríase) e taquicardia (aumento da frequencia cardiaca), ja o parassímpatico causa contraçao da pupila e bradicardia (diminuiçao da frequencia cardiaca ) quando ambos sao estimulados .

Objetivo

A finalidade da pratica foi analisar as manifestaçoes dos reflexos viscerais de cada voluntario para observar e aprender como ocorrem , e se havia ou não alguma inrregularidade.

Materiais e métodos

Matériais :

  • Lanterna do celular
  • Bacia com agua fria

Métodos

Primeiramente , inicio-se com os voluntarios sendo os proprios colegas de bancadas ali presentes na aula pratica de fisiologia humana .

Reflexão fotomotor : o voluntario escolhido tinha que olhar fixadamente ao ponto iluminado (janela ou lâmpada) e o outro era observar o centro da íris . Logo após o mesmo voluntario que estava olhando a luz cobrio os olhos durante 10 segundos , nao deixando penetrar nenhuma luz e logo apos observar o diamentro da pupila .

Reflexo espinociliar : um dos voluntarios tem que beliscar o outro supreso espeficadamente na nuca e verificar o que sucede com os diamentros das pupilas .

Reflexo bradicárdio : um dos voluntarios da bancada palpa um dos pulsos das arterias radiais de um por  15 segundos .  Em seguida o examinado mergulhará a face em uma bacia com água fria durante 15 segundos . Apos isso ,aguardar 5 segundos e da mesma forma forma anterior , determinar novamente a frenquencia dos pulsos .

 Resultados

A experiencia teve como base os testes em dois voluntarios , realizando em ambos os tres tipos de reflexos para anasilar melhor os reflexos viscerais de cada uma .

Tabela 1 – Reflexo fotomotor

Voluntário                               Objeto                                   Resposta

1                                              lanterna                                miose

2                                              lanterna                                miose

Tabela 2 – Reflexo espinociliar  

Voluntário                                                                  Resposta

1                                                                                 miose

2                                                                                 miose

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com