TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS

Por:   •  8/4/2018  •  Resenha  •  2.091 Palavras (9 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA[pic 1]

CURSO: BACHARELADO EM FARMÁCIA

DISCIPLINA:SEMIOLOGIA APLICADA

PROFESSOR:JOUBERT AIRES

TURMA:6º PERÍODO A

RELATÓRIO DE PRÁTICAS

ACADÊMICA:

Jaqueline Maria de Freitas Sousa

Karyny Liergi Alves Gonçalves

TERESINA (PI) – 2017

SUMÁRIO

1. MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS        03

1.1. Introdução         03

1.2. Materiais e Métodos        04

1.3. Resultados Discussão         05

1.4. Conclusão         07

2. GLICEMIA CAPILAR         08

2.1. Introdução         08

2.2. Materiais e Métodos        10

2.3. Resultados e Discussão         11

2.4. Conclusão         12

2.5. Anexos        13

BIBLIOGRAFIA         14


1. MEDIDAS ANTROPOMÉTRICAS

1.1. Introdução

        A antropometria trata das medidas físicas do corpo humano. A origem da antropometria remonta-se à antiguidade pois Egípcios e Gregos já observavam e estudavam a relação das diversas partes do corpo. (SANTOS et. al., 1997).

        As medidas antropométricas podem ser fator importante para avaliação/alerta de saúde, na dinâmica atual faz-se uma relação direta de um bom estado antropométrico com as práticas de atividade física, dessa forma nas últimas décadas a pratica regular de atividade física tem sido estimulada como busca de estilo de vida saudável. Segundo a Organização Mundial de Saúde (2004), a pratica regular de atividade física reduz o risco de mortes prematuras, doenças do coração, acidente vascular cerebral, câncer de cólon, de mama e diabetes tipo II além de atuar na prevenção ou redução da hipertensão arterial e prevenção do ganho de peso.

        Seguindo este pressuposto a incidência de sobrepeso pode provocar riscos graves à saúde. No que diz respeito ao perfil antropométrico o sedentarismo pode ser um fator influenciador na elevação dos índices de gordura corporal, dessa forma Sotelo et al (2004) afirmam que este traz consigo uma associação com o avanço tecnológico pelo uso contínuo de computadores, por exemplo, pode ser um importante fator de risco, principalmente vindo acompanhado da obesidade, para diferentes doenças.

        Estudos destacam que a circunferência da cintura elevada, além da inadequação de outros índices como índice de massa corporal (IMC), razão circunferência cintura/quadril (RCQ) e índice de conicidade (índice C) podem contribuir para o aumento do risco coronariano (PITANGA, 2007). A relação destas variáveis com a atividade física é evidente, pois segundo Sênior et al (2002) estudos epidemiológicos e de coorte têm demonstrado forte associação entre obesidade e inatividade física.

        Diante deste contexto, a presente prática realizada teve como objetivo avaliar o perfil antropométrico dos acadêmicos do 6º período A do curso de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho -  FSA, Teresina-Piauí.

1.2. Materiais e métodos

Materiais

- Álcool 70%;

- Fita métrica;

- Balança Fillizola com estadiômetro acoplado.

Métodos

        Para coleta das circunferências da Cintura, Quadril e Perímetro abdominal utilizou-se uma fita métrica e para coleta do peso e altura utilizou-se a balança do tipo Fillizola com estadiômetro acoplado.

        O Índice de Massa Corporal (IMC) foi calculado dividindo-se a massa corporal (em quilogramas)pela estatura (em metros) ao quadrado. Já para fazer a verificação do perímetro da cintura dos alunos, foi avaliado em pé com abdômen relaxado, os braços descontraídos ao lado do corpo, a fita colocada horizontalmente no ponto médio entre a borda inferior da última costela e a crista ilíaca; as medidas foram realizadas com a fita firme sobre a pele e para verificação do perímetro do quadril, a fita métrica foi colocada horizontalmente em volta do quadril na parte mais saliente dos glúteos.

        Após o procedimento de verificação dos perímetros, foram anotados e correlacionados com os valores previamente fornecidos pelo professor (Tabela 1), sendo verificado de se os alunos avaliados estavam dentro dos valores normais ou fora deles.

[pic 2]

Tabela 1–Área de circunferência abdominal (cm)

ÁREA DE CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL(CM)

RISCO

HOMEM

MULHER

Aumentado

> 94

>80

Muito aumentado

>102

>88

1.3. Resultados e discussão

        Os resultados obtidos neste estudo revelam o perfil antropométrico de estudantes de Farmácia da Faculdade Santo Agostinho – FSA através da classificação do IMC e RCQ, porém os valores representados na tabela2 abaixo mostra os valores de apenas dois alunos.        

Tabela 2 -  Caracterização dos valores obtidos

CARACTERIZAÇÃO DOS VALORES OBTIDOS

Aluno

Sexo

Altura

Peso

IMC (kg/m²)

Circunferência Abdominal (cm)

Circunferência Quadril (cm)

Aluno 1

Feminino

1,69

72,0

25,6

80

110

Aluno 2

Feminino

1,58

62,5

25,0

77

97

        O que podemos verificar com avaliação dos dados para obtenção do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), é que o aluno 1 apresentou um resultado de 25,6 kg/m², fazendo a análise com a classificação de acordo com IMC descrito na tabela 3, podemos observar que a mesma encontra-se com sobrepeso. E que o aluno 2 encontra-se saudável de acordo com a classificação do IMC descrito na tabela 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (615.8 Kb)   docx (450.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com