TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adolescência

Por:   •  17/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  486 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

RESUMO

O presente trabalho pretende expor se a dupla jornada atrapalha na qualidade de vida de universitários. Segundo OMS (1998), qualidade de vida, é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”. Fatores como a pouca quantidade de sono, alimentação ruim, e jornada extensa que pode proporcionar cansaço físico/mental, serão através de revisão bibliográfica, analisadas para que possa se chegar a uma resposta.

TEMA

Qualidade de vida de universitários que cumprem dupla jornada (trabalho e faculdade)

 PROBLEMA

A qualidade de vida de universitários pode ser prejudicada devido à dupla jornada (trabalho e faculdade)

INTRODUÇÃO

                Os universitários são na sua maioria, pessoas que estão saindo da fase da adolescência, e assumindo uma postura mais adulta. É um período de desenvolvimento, onde se recebe mais responsabilidade.

O período vivenciado pelo estudante universitário durante o seu curso de graduação configura-se em um momento de muitos desafios, mudanças e dificuldades a serem superadas. Trata-se de um momento bastante peculiar na vida do indivíduo, pois é geralmente sincronizado com as mudanças e adaptações próprias da transição da adolescência para a vida adulta (POLYDORO, 2000)

Segundo Almeida e Soares (2003) há uma estimativa de que mais da metade dos alunos que ingressam no ensino universitário passa por dificuldades neste período e há um aumento dos níveis de psicopatologia nesta população.

Alguns pontos importantes que podem ser prejudicados com o extenso período de atividade são:

O sono. Segundo a National Sleep Foudation (2015) um jovem de 18 a 25 anos em média preciso de 7 a 9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas. Se um jovem trabalha 8 horas por dia e depois tem que ir para a faculdade, que são mais 5 horas, isso já ocupa 13 horas do seu dia, isso sem contar o tempo que ele leva para se locomover casa x trabalho x faculdade x casa. Se ele gastar 1 hora para se locomover para casa um dos lugares, ele terá gasto 16 horas, sobrarão 8 horas, que provavelmente ele terá que gastar se organizando, se alimentando, estudando, entre outras atividades.

Podemos falar também, da questão da alimentação, que se não há condições de levar comida de suas próprias casas, eles por consequência tem que se alimentar na rua, o que poderá levá-los a consumir fast-food ou qualquer outro tipo de comida industrializada e pouco nutritiva.

Por isso, o presente trabalho pretende, através de revisão bibliográfica, identificar se há ou não prejuízo na qualidade de vida dos estudantes universitários que tem jornada de trabalho.

        HIPÓTESES

A rotina estressante devido as mudanças físicas e sociais do jovem, junto com a inserção no mercado de trabalho e estudo, causa alterações na qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (48.3 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com