TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso clinico cinesioterapia

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  2.187 Visualizações

Página 1 de 2

Caso Clínico        

Homem, 25 anos, atleta profissional, se recuperando de cirurgia devido a lesão no ligamento cruzado do joelho, em fase final de tratamento fisioterapêutico, com vista a ganho de força e melhora na coordenação neuromuscular.
Foi desenvolvido um circuito de exercícios pliométricos, de forma que o paciente consiga aumentar seu rendimento, força e massa muscular, além de potencializar a ação mecânica, elástica e reflexa dos músculos dos membros inferiores.

Exercício 1 – Pular corda        

O exercício consiste em pular corda, da forma que o paciente se sentir mais à vontade. Ele deverá pular corda durante 5 minutos, esse exercício não será quantificado em séries devido ao fato de que a forma de pular corda pode ser alternada, e também há a possibilidade de erro no pulo, com isso o exercício poderá se dar de forma intervalada.

Exercício 2 – Lateral Bound        

Lateral bound ou salto lateral, consiste em realizar saltos laterais com o apoio de apenas uma perna, utilizada como base, aterrissando com a perna oposta, devendo se manter com o apoio da perna aterrissada para realizar a continuidade do movimento, que consiste em saltar de volta a base anterior.
O paciente deverá realizar 3 séries de 5 saltos, totalizando 15 saltos, com um pequeno intervalo entre as séries.

Exercício 3 – Salto sobre bancos        

O salto sobre bancos pliométricos consiste em realizar saltos sobre bancos posicionados um a frente do outro, mantendo uma distância padrão entre os bancos. O paciente deverá partir de uma posição ortostática e realizar um salto, pousando sobre o primeiro banco e em sequência realizar outro salto em direção ao chão, sucessivamente até o fim do circuito.
Devido à alta carga, o paciente deve realizar este exercício apenas uma vez.

Exercício 4 – Corrida de obstáculos        

O circuito para corrida de obstáculos consiste em uma série de obstáculos posicionados um após o outro, com intervalos padrões, de forma a permitir uma corrida de forma cadenciada na qual o paciente deve transpor os obstáculos saltando sobre eles.
O paciente deverá realizar o circuito completo 3 vezes seguidas.

Exercício 5 – Agachamento seguido de salto        

Este exercício consiste no paciente realizar um agachamento e em seguida realizar um salto, voltando a se agachar na sequência.
O paciente deverá realizar uma sequência se 3 saltos e 3 agachamento e repetir a série por 3 vezes.

Referências

ROSSI, Luciano Pavan; BRANDALIZE, Michelle. PLIOMETRIA APLICADA À REABILITAÇÃO DE ATLETAS. Revista Salus, Guarapuava-PR, v. 1, n. 1, p. 77-85, jan./jun. 2007. Disponível em: . Acesso em: 20 mai. 2018.

TWIST, Peter. Complete conditioning for hockey. 1 ed. EUA: Human Kinetics, 2007. 211 p.

BOMPA, T. O -Treinamento de Potência para o Esporte: Pliometria para o Desenvolvimento Máximo da Potência -São Paulo: Phorte, 2004;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com