TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA CIÊNCIA

Por:   •  13/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.579 Palavras (11 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU

CURSO DE FISIOTERAPIA

DISCIPLINA: METODOLOGIA DA CIÊNCIA

ISMAELLY DA S. SOUZA

JÉSSICA DANIELLE SILVA CARDOSO

LUANA ROSA MEDEIROS DE CARVALHO

                

 FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA

Natal-RN

2015

ISMAELLY DA S. SOUZA

JÉSSICA DANIELLE SILVA CARDOSO

LUANA ROSA MEDEIROS DE CARVALHO

FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA

Projeto de pesquisa apresentado para a disciplina Metodologia da Ciência como requisito avaliativo do semestre 2015.1 para obtenção da nota de aprovação da 1ª unidade da Faculdade Maurício de Nassau do Curso de Fisioterapia sob a orientação de Emiliana Fernandes.

        

Natal-RN

2015

                

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO .................................................................................................
  2. OBJETIVOS .....................................................................................................

2.1- GERAIS .....................................................................................................

2.2- ESPECIFÍCOS ..........................................................................................

  1. DESENVOLVIMENTO.......................................................................................

3.1- A FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA.........................................

3.2- O TRATAMENTO.......................................................................................

3.3- FISIOTERAPIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.....

  1. ÁREAS DE ATUAÇÃO.......................................................................................
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................................
  3. REFERENCIAL...................................................................................................
  4. ANEXOS............................................................................................................

 

RESUMO

Neste trabalho, apresenta-se de forma breve o campo de atuação de um profissional em Fisioterapia, focando na especialidade da Fisioterapia neonatal e pediátrica com base em pesquisas na internet em sites confiáveis e das orientações do COFFITO. Este estudo seguiu a concepção de pesquisa qualitativa, na qual realizamos levantamento de estudo teórico a respeito do tema em questão. Foi realizada uma pesquisa sobre o ambiente de trabalho do profissional, buscando conhecer o campo de trabalho desta área, visando pontos específicos, tais como, relação entre o profissional e o paciente, local de inserção desse profissional, carga horária de trabalho e como funciona essa modalidade. Este trabalho é de grande importância para graduandos, uma vez que mostra pontos importantes sobre a especialidade neonatal e pediátrica e contribuiu de forma significativa para o aprimoramento dos conhecimentos dos acadêmicos em Fisioterapia. Nota-se que o profissional Fisioterapeuta apesar de apresentar habilidades e competências enfrenta muitos desafios. Por fim, a Fisioterapia neonatal e pediátrica são áreas abrangentes que requer muita atenção e dedicação, só tem a crescer considerando que todos os neonatos que estão na UTI são indicados a passarem por fisioterapia após uma avaliação de condições.

Palavra-chave: Fisioterapia Neonatal e Pediátrica. Atuação

        

ABSTRACT
In this paper, we present briefly the professional playing field in Physical Therapy, focusing on specialty neonatal and pediatric physical therapy based on internet searches on trusted sites and COFFITO guidelines. This study followed the design of qualitative research, in which we performed theoretical study survey on the subject in question. Research on the professional work environment was conducted in order to know the working field in this area, aiming at specific points such as the relationship between the professional and the patient, insertion site of a trader, working hours and how this mode. This work is of great importance for undergraduate students, as it shows important points on neonatal and pediatric specialty and contributed significantly to the improvement of knowledge of academics in Physical Therapy. Note that if the Physiotherapist professional despite having skills and competencies faces many challenges. Finally, neonatal and pediatric physiotherapy are broad areas that require attention and dedication, just have to grow considering that all neonates who are in the ICU are shown to go through physical therapy after a review of conditions.

Keyword: Neonatal Physiotherapy and Pediatric. performance


1- INTRODUÇÃO


         A Fisioterapia é uma ciência da Saúde que estuda, previne e trata os  distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano, gerados por alterações genéticas, por traumas e por doenças adquiridas, (COFFITO).

 Existem diversas especialidades da fisioterapia entre elas está Fisioterapia neonatal e pediátrica, que tem o objetivo de Prevenir ou atenuar alterações causadas por patologias respiratórias e pela hospitalização; Manutenção ou ainda normalização e estabilização dos padrões motores, bem como de tônus e trofismo muscular; Estimular e acompanhar o Desenvolvimento neuro-psico-motor.

Nesta pesquisa acadêmica serão abordadas pesquisas sobre a área especifica de fisioterapeuta especializado em fisioterapia neonatal e pediátrica com o objetivo de adquirirmos conhecimentos, tais como, local de inserção desse profissional, carga horária de trabalho e como funciona essa modalidade.

2 -OBJETIVOS

2.1-Objetivos Gerais

Verificar como é o perfil do profissional na área de fisioterapia especialista em  Fisioterapia neonatal e pediátrica, com o intuito de conhecer o profissional em seu ambiente de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (222.5 Kb)   docx (96.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com