TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diagnostico médico : Microcefalia e PC Sendo o diagnóstico funcional uma quadriparesia e uma idade motora de 6-7 meses.

Por:   •  1/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.540 Palavras (7 Páginas)  •  643 Visualizações

Página 1 de 7

Pedro Gabriel da Silva Campos 20/08/2004 8 anos avaliado em 16/02/2015

Diagnostico médico : Microcefalia e PC Sendo o diagnóstico funcional uma quadriparesia e uma idade motora de 6-7 meses.

Logo ao nascer os pais notaram a microcefalia e procuraram a instituição. Atualmente o paciente se encontra totalmente dependente nas AVDs,fazendo uso de cadeira de rodas e lona extensora em MMSS. O paciente apresenta problemas de audição, ou seja, não busca a fonte; apresenta-se agitado , chora e grita para se expressar e não acompanha estimulos visuais. O tônus muscular tanto em repouso quanto em ação encontra-se normotônico em MMMS e hipertônico em MMII, logo os reflexos tendíneos estão diminuídos (hiporreflexia). Os reflexos de moro, babinsk e Reflexo tônico cervical assimétrico estão presentes.

Quanto as reações de proteção e endireitamento o paciente apresenta uma grande déficit e o mesmo também não assume outras posições além do decúbito dorsal e/ou lateral. O movimento funcional foi classificado em nota 3 em MMSS e em 1 nos MMII.A única deformidade existente é a escoliose com convexidade para o lado esquerdo.

Objetivos do tratamento: realizar alongamento/relaxamento de MMSS, MMII e tronco. Mobilização passiva das principais articulações (joelho, quadril, ombro, cotovelo). Rolar de supino para prono. Prevenir a instalação de deformidades. Manutenção da ADM em MMSS e aumentar ADM em MMII. Adquirir os marcos motores subsequentes.

Evolução: Foi realizado o alongamento global diário utilizando a bola suíça, uma bola menor também foi utilizada para promover a mobilização passiva de quadril e joelho. Na posição sentada o paciente foi estimulado a controlar a cervical desta forma ocorreu fortalecimento de esternocleido, trapézio,escalenos; além disto esta posição permite treinar o equilibrio de tronco e a dissociação de cinturas.

Christian Vitor do Prado Novaes 04/12/2010 4 anos avaliado em 23/02/2015

Diagnóstico médico: agenesia de corpo caloso sendo o diagnóstico funcional uma quadriparesia e idade motora de 3-4 meses.

Atualmente o paciente tem crises convulsivas com frequencia e é dependente para realizar as AVDs.

O C.V.P.N possui deficiência visual, quanto a audição busca a fonte, se comunica através do riso e choro e se apresenta agitado e agressivo. O tônus muscular em repouso e em ação permanecem hipotônicos porém os reflexos tendíneos estão normais (normorreflexia). Quanto aos reflexos primitivos só está presente o Landau e a reções de proteção e endireitamento estão ausentes.O paciente só assume as posições sentado com apoio dos braços, supino com por controle cervical e pés em dorsiflexão e em prono os membros inferiores encontram-se em rotação interna.Estão ausentes deformidades e contraturas.

Objetivos do tratamento: É prioritário adquirir controle cervical para poder adquirir os outros marcos motores ; rolar; buscar objetos na linha média; fortalecer tronco; adquirir posição de gato e sentar sem apoio.

Evolução: Foi realizado alongamento global para manutenção de ADM e prevenção da instalação de contraturas e deformidades; a bola suíça foi utilizada para descarga de peso, treino de equilibrio, fortalecimento de tronco , dissociação de cinturas e ainda foi possivel estimular as reações de endireitamento e proteção. O paciente ainda foi colocado em DV e estimulado a realizar uma extensão de cervical a qual auxilia no fortalecimento de esclenos, trapezio, esternocleido e posteriormente o mesmo foi estimulado a rolar.

Leandro Rocha Antunes Firmino 15/08/1998 15 anos avaliado

Diagnostico médico: Mielomeningocele com hidrocefalia sendo o diagnóstico funcional uma quadriparesia e hemiparesia do lado direito e idade motora de 8- 10 meses.

LRAF tem bom cognitivo sabendo se expressar pela fala, não apresenta problemas visuais ou auditivos, entretanto ele não controla esfincteres,não realiza marcha (paciente cadeirante), faz uso de órtese suropodalica bilateral e é dependente em algumas AVDs. O tônus muscular em repouso e em ação se apresentam diminuídos (hipotônico) e os reflexos tendíneos em MMSS estão preservados porém diminuídos (hiporreflexia) em MMII. Quanto as reações de endireitamento e proteção há um déficit em todas as posições, assumindo de forma correta somente a posição sentada. Quanto ao movimento funcional foram classificados os MMII em 2 e MMSS em 4. No que condiz a presença de deformidades LRAF apresenta ambos joelhos em semiflexão e uma hiperlordose lombar.

Objetivos do tratamento: Realizar alongamento ativo assistido de MMII, mobilização de quadril e joelho; fortalecer MMSS e aprimorar as reações de endireitamento e proteção para que posteriormente o paciente possa adquirir a manutenção de outras posições.

Evolução: O theraband foi utilizado para alongar MMII (tríceps sural,tibial anterior,isquiotibiais); a bola suiça possibilitou a realização da mobilização de joelho e quadril, além de propocionar o treino das reações proteção e endireitamento.A realização do exercicio de ponte possibilitou o fortalecimento do abdome e gluteos. MMSS foram fortalecidos através do uso de halteres de 1 kg além da posição prono sob a bola suiça que possibilita a descarga de peso em MMSS.

Luiz Henrique Garrutti Capelo 01/03/1988 27 anos avaliado em 25/02/2015

Diagnóstico clinico Paralisia cerebral sendo o diagnostico funcional uma quadriplegia e uma idade motora de 7-8 meses por não apresentar marcha.

Atualmente o paciente faz uso da cadeira de rodas porém realiza a maioria de suas AVDs de forma independente. Todas as sensações tateis estão preservadas.Quanto a avaliação do movimento funcional os MMSS foram classificados em 4 e MMII em 0.O tônus muscular em MMSS tanto na ação quanto em repouso é caracteristico do normotônico e os MMII apresentão um aumento do tonus (hipertônico),sendo assim os reflexos tendineos estão aumentados (hiperreflexia). Há presença de um encurtamento importante de isquiotibiais e grácil fazendo com que LHG assuma uma posição com os joelhos semifletidos. Diante esse quadro o paciente apresenta um déficit importante de equilibrio e nas reações de proteção.

Objetivos: alongamento da musculatura dos MMII e mobilizão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com