TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças Anatômicas Crianças e Adultos

Por:   •  1/12/2019  •  Resenha  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  379 Visualizações

Página 1 de 3

Diferenças anatômicas

formato do gradil costal

O formato de corte transversal do tórax infantil é cilíndrico e não elíptico, como é o caso de adolescentes ou adultos. As costelas do recém nascido são flexíveis e cartilaginosas, além de exibirem posição mais horizontal. Portanto o movimento da costela em alça de balde que facilita o aumento do volume pulmonar observado em crianças de mais idade e adultos não é possível. O formato do tórax adulto é atingido ao redor dos 3 anos de idade. Os músculos intercostais do bebe tb são pouco desenvolvidos e por essa razão o incremento da ventilação é obtido pelo aumento da frequência respiratória e não da profundidade.(elíptico=oval)

Diafragma

O ângulo horizontal de inserção do bebe o coloca em desvantagem mecânica. O musculo tb possui conteúdo mais baixo de fibras de alta resistência e ainda quantidade mais baixa de massa muscular, tornando-o muito mais suscetível a fadiga.

Diametro das vias aéreas

Após o nascimento não há aumento adicional no numero das vias aéreas formadas, mas elas aumentam de tamanho de modo que dentro dos primeiros anos de vida, há um crescimento significativo no diâmetro das vias aéreas mais calibrosas e mais proximais. As vias aéreas menos calibrosas e mais distais não aumentam de diâmetro ate cerca de 5 anos de idade, resultando em resistência periférica geralmente mais alta dessas vias. Isso pode aumentar ainda mais na presença de inflamação causada por infecção respiratória ou se houver secreção.

Paredes brônquicas

As paredes brônquicas de bebes contem uma proporção mais alta de cartilagem e tecido conjuntivo, de glândulas mucosas nos brônquios principais de bebes. Isso torna as vias aéreas mais suscetíveis à obstrução por muco.

Ventilação colateral

É o meio pelo qual uma unidade pulmonar distal pode ser ventilada, apesar da obstrução de sua via aérea principal. Os trajetos ventilatórios colaterais incluem uma rede de canais interligados que unem diferentes estruturas. Os bronquíolos respiratórios são ligados por canais de Martin, enquanto os canais de Lambert conectam os bronquíolos respiratórios e terminais com os alvéolos e seus ductos. Os alvéolos adjacentes são conectados por poros de kohn(pneumocitos tipo 1). No nascimento não existe nenhuma dessas vias. Os poros de kohn desenvolvem-se entre 1 e 2 anos de idade, os canais de Lambert não aparecem ate cerca de 6 anos de idade e os canais de martin permanecem pouco desenvolvidos ate 2 a 3 anos de idade. Essa falta de ventilação colateral predispõe os bebes e as crianças pequenas a colapso alveolar.

Diferenças fisiológicas

Complacencia respiratória

A complacência pulmonar é a resultante da variação de volume que ocorre no sistema respiratório, em decorrência da variação de pressão nesse sistema.  No sistema respiratório devem ser levadas em consideração duas complacências a pulmonar e a da caixa torácica. O numero reduzido de ventilação colateral, a diminuta alveolização e a imaturidade do sistema surfactante levam a diminuição esperada da complacência pulmonar dos recém-nascidos. A complacência da caixa torácica dos recém nascidos é aumentada, visto a composição cartilaginosa de suas costelas. Essas diferenças muitas vezes geram desequilíbrio e desconforto ventilatório.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com