TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldades no comportamento humano

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.306 Palavras (14 Páginas)  •  674 Visualizações

Página 1 de 14

As Dificuldades no Comportamento Humano, Lógicas,

Aspecto Psíquico e a Complexidade

 
Considerando-se determinado incidente, como, por exemplo, a parada de um elevador entre um andar e outro de um prédio por falta de energia, e possível observar com facilidade que cada um exibe um comportamento diferente, isto e, reage ao mesmo estímulo de maneira individual e própria.
Um dado tão evidente como esse faz ressaltar o aspecto das diferenças individuais de comportamento e isso chamou a atenção dos estudiosos. Todavia, em que pese ser tão notória, sua explicação não tem sido ao simples descobrir fácil, e isso determinou a necessidade de se proceder a um numero quase incontável de pesquisas, teorias e explicações a respeito do tema. se não e difícil notar os diferentes comportamentos entre as pessoas,também não e tão simples descobrir as suas reais causas.
Inúmeros são os aspectos que determinam as diferenças comportamentais.cada uma das pessoas tem uma bagagem inata e experiências vividas impares que determinam um numero infinito de variações entre os diferentes tipos de estilos e personalidades.
A ambigüidade do estudo da psicologia se deve a três causas principais;
1-a lógica do comportamento humano.
2-o aspecto do psiquismo.
3-a complexidade própria do comportamento humano.


A lógica do comportamento:
Do ponto de vista da lógica do comportamento humano, é necessário que se tenha bem claro que nem sempre dois mais dois serão necessariamente quatro. Com isso se pretende advertir que os estudos sobre esse assunto têm uma metodologia própria e não podem ser calçados nos modelos da metodologia usada pelas ciências exatas.
Em determinado momento da história da psicologia, aceitou que o atraso dessa ciência pudesse ser atribuído a metodologia por ela utilizada, que divergia daqueles outros métodos empregados por outras ciências. Ate então, a psicologia estava impregnada da filosofia, e um dos seus objetivos principais era, nesse caso, caracterizar a natureza humana, pesquisando qual a sua origem e seus fins úteis. Isso permite concluir que a psicóloga, nessa época, estava consistentemente orientada por conceitos morais.
Na tentativa de abandonar esse tipo de enfoque, foi em 1860 que Fechner publicou elementos de psicofísica, onde demonstra como fazer medidas precisas de eventos e quantidades das ações mentais, bem como do modo pelo qual os dados quantitativos psíquicos se relacionavam com os físicos. A partir desse livro, estava lançada a pedra fundamental da psicologia experimental, que teve em Wundt a sua maior expressão, trabalhando no seu laboratório da universidade de Leipzig, em 1879.
A abordagem da psicologia de Wundt era rigidamente sistemática e lógica. Tinha lugar para tudo, classificava os fenômenos e os métodos em categorias claramente delimitadas e formulava princípios a respeito de como as varias classes se relacionavam.
Weiten confirma a importância do trabalho de Wundt, caracterizando-o como um marco na historia dessa ciência quando diz que `` muitos historiadores batizaram 1879 como o ano do nascimento da psicologia e em 1879, conseguiu montar o primeiro laboratório formal para pesquisas em psicologia na universidade de Leipzig.
A partir de então, a psicologia toma a conotação de estudo cientifico da experiência consciente. Entre os anos de 1883 e 1983, aproximadamente 24 novos laboratórios de pesquisas psicológicas surgiram nos estados unidos e no Canadá.
Quase todos os pesquisadores do comportamento humano,durante essa época,procuravam usar uma abordagem matematico-dedutiva ou hipotetico-dedutiva,propondo o estabelecimento sistemático de hipóteses para posteriormente proceder a uma rigorosa dedução a partir delas.
E fácil entender que essa forma de estudo do comportamento humano não teve vida longa,em que pese ter sido uma experiência excitante,pois uma vez descobertas as leis que regiam o psiquismo,o comportamento das pessoas poderia ser previsto e ate mesmo controlado,não deixando mais pontos cegos a respeito de assunto. Essa crença vigente principalmente nos estados unidos.
Logo, outros estudiosos foram mostrando que o nexo entre os fatos humanos se estabelece de maneira diferente daquela prevista por regras prefixadas; portanto, extrínsecas as características próprias de cada um. A relação causa e efeito não e tão rigorosa quanto se poderia superficialmente imaginar. Um mesmo estimulo não provoca respostas comportamentais iguais em diferentes pessoas; por outro lado, as respostas comportamentais iguais não foram suscitadas pelos mesmos estímulos.
São exemplos da lógica própria da vida psíquica o fato de que duas crianças superprotegidas não necessariamente apresentarão o mesmo comportamento na fase adulta, seja ele de submissão ou revolta a essa proteção materna exagerada. Por outro lado, o mesmo sintoma, como e o do alcoolismo, se estudado em duas pessoas diferente, provavelmente evidenciara duas historias bem diferentes ou mais simplesmente, aponta para causas diferentes
dada a complexidade do estudo do psiquismo humano, logo surgiram concepções impares a respeito dele,duas escolas defendem posições diferentes que são:
a)o estruturalismo;que procurava analisar a vida psíquica os seus elementos componentes,buscando entender a relação entre os mesmos.
B)o funcionalismo;que procedia a seus estudos na busca da funções psíquicas,como fez William James(1842-1910) em sua obra,propõe que a psicologia deve investigar as funções e não as estruturas psíquicas.
No inicio do século xx,Watson(1878-1958)muda o curso do estudo do psiquismo,fundado a corrente behaviorista.aqui,o pressuposto teórico básico é o de que a ´´ Psicologia cientifica deveria estudar os comportamentos observáveis. ´´
Para tanto,o comportamento passa a ser entendido como sendo uma resposta a estímulos vindos do ambiente.caso fosse possível descobrir a ligação necessária entre os dois elementos,seria possível formular leis que dominariam o psiquismo com vistas a possibilidade de mudá-lo por meio do processo de aprendizagem.
O estudo de caso;um legado de Freud.
E importante não esquecer que a lógica humana segue leis próprias e utiliza modelos especiais.foi principalmente a partir de Freud(1856-1939)que,durante as três primeiras décadas do século xx, mostrou claramente que o sintoma apresentado por seus pacientes guardava uma relação intrínseca com a historia de cada um. Utilizando o método catártico, por meio do qual procurava fazer com que seus pacientes contassem, eles próprios, a sua historia pessoal, acabou-se descobrindo que o comportamento atual era fruto de vivencias anteriores, no geral desconfortantes, que foram aos poucos sendo armazenadas no psiquismo, especialmente em sua área mais opaca, a qual denominou de inconsciente.
Freud denominou de catártico o seu método, inspirando-se no termo grego cartasis, que significa purificação, no geral usado para descrever o ato de banhar-se com sangue de animais para que os maus espíritos e as impurezas saíssem.
Um dos grandes legados de Freud foi à maneira de estudo do psiquismo,que e típico da psicologia,conhecido ate hoje como método do estudo de caso, nele se procura reconstruir a historia de vida anterior ao sintoma atual,que aparece sob forma de um comportamento especial,e dai descobrir que fatos explicam esse sintoma.Os dados obtidos devem ser correlacionados entre si,de tal forma que a ,partir de uma evidente coerência entre eles,seja possível levantar uma hipótese diagnostica.Esse método de estudo e também muito usado na medicina,onde o medico procede nammese do cliente,para tentar compreender a doença atual a qual ele se queixa. Com seu método, Freud pretendia refazer o caminho do esquecido pois partia do pressuposto de que curando a causa no geral armazenada no inconsciente,o comportamento neurótico desapareceria.
O método do caso nas organizações.
Em circunstancia organizacional,utiliza o método do estudo de caso,também chamado clinico,toda vez que se torna necessário orientar um empregado-problema.
Uma pessoa torna-se problema dentro de uma organização sempre que seu comportamento cria dificuldades ao grupo de pessoas em meio ao qual desenvolve suas atividades ou diante das normas que deveria seguir,incluindo ai a política empresarial,seja ela de ordem administrativa,técnica ou financeira.o empregado-problema chama a atenção por sua conduta atípica e freqüentemente Indesejável, acabando por provocar uma queixa quanto a sua maneira de agir. A queixa é, portanto, um sintoma atual, mas para se evidenciar como tal, o individuo percorreu e acumulou uma série de fatos e incidentes anteriores. Levantando-se exaustivamente tais eventos e estudando a conexão entre os mesmos com a queixa atual, será possível formular um diagnóstico do comportamento e planejar medidas futuras a serem levadas a efeito, na tentativa de reorganizar um comportamento de pessoa-problema.
Este e um exemplo da historia de vida profissional, que resume acontecimentos atuais e dados da vida anterior ao trabalho atual. Os elementos que constam da história da funcionária levam a pressupor uma dificuldade pessoal em assumir atividades como líder. Tratava-se de um tipo de pessoa que passara toda sua vida muito confortavelmente assumindo a posição de subordinada e executante de ordens, mas nunca como responsável por supervisão, função que exige intenso relacionamento interpessoal e resolução de situações mais complexas, geralmente fora da rotina. se essa historia de vida se acrescentarem os resultados dos testes psicológicos,eles deverão confirmar as hipóteses levantadas.não ha duvida de que essa historia de vida da pessoa em questão deveria ter sido cuidadosamente analisada antes que qualquer medida a respeito dela tivesse sido tomada.com esses cuidados,muito dessa desagradável situação poderia ter sido evitado.
Inclui,muitas vezes,entrevistas com as demais pessoas ligadas a pessoa que se esta estudando(familiares,por exemplo).a psicologia organizacional envolve também coleta de opiniões de colegas de trabalho,superiores diretos e indiretos,para que obtenham comprovantes da fidedignidade dos fatos narrados pela pessoa com problemas.
Muitos sintomas,também conhecidos como síndromes sem explicação atual e aparente,tais como manias de perseguição,inseguranças e fobias injustificadas, condutas negativistas e muitos outros,só podem ser compreendidos uma vez que se conheça a historia de vida de seus portadores,a fim de se encontrar uma linha lógica que ligue os fatos através do tempo, explicando assim a atitude atual.
O profissional que levanta a historia,precisa,alem de conhecer muito bem a vida do individuo, necessariamente uma pessoa com formação em psicologia,precisa,alem de conhecer muito bem como fazê-lo, dispor da habilidade de manejar as técnicas de aconselhamento psicológico, para poder fazer o encaminhamento terapêutico conveniente. Ha que conhecer bem os postulados da psicopatologia, pois a orientação psicológica geral inclui lidar com distúrbios de conduta e significativas dificuldades emocionais. Tirar simplesmente a historia de vida de uma pessoa portadora de problema não resolvera seus desajustamentos. e necessário interpretá-la e a partir dai estabelecer medidas posteriores que venham a propiciar o replanejamento de estratégias comportamentais futuras que devolvam ao individuo o seu equilíbrio pessoal anterior.a formulação das questões e a chave para uma coleta de dados realmente significativos.
Aspecto impalpável do psiquismo humano.
Outra grande dificuldade que se apresenta no decorrer do estudo do comportamento humano e,sem duvida,o aspecto impalpável,também conhecido como invisível,do psiquismo humano.tentar localizar funções psíquicas,tais como inteligência,emoções,memória e muitas outras de forma especifica,em determinadas regiões do cérebro humano,e tarefa que,do ponto de vista da ciência,ainda guarda alguns pontos desconhecidos.
Não se pode negar que estudos desenvolvidos pela neurologia,farmacologia,endocrinologia e outras áreas da medicina permitem concluir que determinados comportamentos podem ser tanto estimulados como inibido por determinadas drogas em determinadas circunstancias.exemplo disso são os avanços nos estudos da neurologia que permitem identificar muitos sintomas comportamentais que ate então eram considerados como originários tão somente de vida psíquica.o mesmo se da com o aprofundamento das pesquisas dentro da área da fisiologia ou do funcionamento dos diferentes órgãos que compõem o coro humano.
Tais avanços da medicina deixam ainda algumas duvidas em suspenso.se,por exemplo,ha drogas capazes de diminuir estados ansiosos,nota-se que,durante o tempo em que um individuo esta sob o efeito de tal medicamento,ele consegue recuperar seu equilíbrio;no entanto,findo esse efeito,não maioria dos casos reaparecem os sintomas ansiosos.cada vez mais se tem certeza de que a cura desses estados só tem sido possível com a conjugação de um tratamento medicamentoso e psicoterápico. A droga age, portanto, como coadjuvante do tratamento, que precisa ser complementado pela interferência especifica de um psicoterapeuta.
A observação do comportamento aparente.
Parece impossível estudar a vida psíquica de forma imediata e direta. E por isso que, sob vários aspectos, para melhor compreender aquilo que se passa internamente a cada um, a principal via de acesso e a observação do comportamento aparente. em grandes linhas,aquilo que se pretende e observar e estudar sistematicamente o comportamento humano,buscando inferir características próprias a cada pessoa que estejam por trás da maneira de ser aparente das pessoas,para que se possa atingir a interpretação do significado desse comportamento.por exemplo,constata-se que alguém enrubesceu de repente(comportamento objetivo);infere-se que deve ter havido algum fato desagradável(interpretação do fato).o chefe que da com os punhos violentamente em cima de sua mesa esta evidenciando seu desagrado por alguma coisa.o pesquisador que trabalha com a técnica de observação de comportamento,em geral,passou por um treinamento muito minucioso,n sentido de conseguir ser capaz de detectar o fato em si,despindo-o das distorções oriundas da sua própria percepção individual.
Em virtude do fato de que em muitos casos só se consegue conhecer os aspectos internos das pessoas mediante a observação do seu comportamento aparente,o estudo da psicologia em muitos se tem pautado por aquilo que ele pode significar.como muitos fenômenos do comportamento humano não podem ser experimentalmente comprovados e estudados,porque fogem dos princípios da experimentação,ou porque são constituídos de fatos que se espalham ao longo de um grande período de tempo,lança-se mão da observação de vários indivíduos a respeito de um mesmo fenômeno.
O método da observação vai ao campo onde processam os fenômenos em lugar de trazer o experimento para o laboratório.exemplo disso e o estudo feito pelos ecologistas que observam os animais no seu habitat natural para melhor compreender os seus atos instintivos. A observação assim conduzida retira do ser que esta sendo observada aquela impressão de ser uma cobaia de laboratório, o que determina uma conduta muito mais natural de sua parte.
O método de observação nas organizações.
Em psicologia aplicada a circunstancias organizacionais, esse tem sido o método mais freqüentemente utilizado. Importantes pesquisas a respeito da motivação trabalho, das características de lideres eficazes, da moral e do clima organizacional são feitas por meio da observação, quer com entrevistas individuais ou coletivas, quer através do preenchimento de questionários especialmente construídos para tanto. um exemplo,disso e a pesquisa que pretende conhecer quais as necessidades do trabalhador que não estão sendo atendidas naquele mo mento,qual a sua motivação pessoal que esta sendo frustrada,ocasionando insatisfação por parte do pesquisado.
O método da observação também tem sido particularmente útil nas pesquisas de mercado,onde se colhem opiniões dos consumidores sobre suas expectativas com a compra de determinados produtos.e sabido que em muitos supermercados são instalados aparelhos de televisão que colhem expressões e atitudes dos compradores,para saber quais os elementos que mais chamam sua atenção e os levam a comprar um e não outro produto.alguns autores propõem a vantagem do uso da observação,uma vez que ele minimiza a artificialidade.pode ser a melhor forma de começar quando se sabe pouco sobre os fenômenos em estudo.
O método da observação não exclui o concurso da estatística.ele deve,nesse caso,determinar tamanhos e tipos de amostragem a serem escolhidos,controlar numericamente as variáveis observadas e correlacioná-las da maneira mais indicada.ha pessoas que acreditam que,para concluir por uma lei sobre qualquer fenômeno observado,basta abrir os olhos e ve-lo.esse e um erro que,embora se cometa com certa freqüência,não deve acontecer ou ser aceito quando se esta interessado em estudar cientificamente qualquer acontecimento.e do cuidadoso tratamento estatístico dos fatos observados que será possível ter confiança nas conclusões a que se chegou.
Muitos planos de benefícios tais como restaurantes, cooperativas, assistência a necessidades de todos os empregados. Posteriormente,quando se verifica que o nível de satisfação dos empregados não e aquele que se esperava,torna-se necessário pesquisar sob que aspectos esse plano foram inadequados.
O método da observação não exclui também a formação específica dos pesquisadores de dados, entrevistadores e usuários de questionários. Isso envolve, por sua vez, uma equipe de pessoas especialmente formada, demandando tempo e habilidades especiais daqueles que trabalham nessa área.
E necessário prudência quanto às conclusões que se pode tirar a partir do método das observações, uma vez que o próprio observador possui coeficiente pessoais que podem interferir nos resultados da sua observação. Um bom exemplo disso são as diferentes avaliações de desempenho feitas sobre um mesmo empregado por dois observadores diferentes. essas duas observações nem sempre coincidem.
A complexidade do comportamento humano.
Em terceiro e ultimo lugar, e necessário considerar as limitações impostas pela complexidade do assunto no estudo das ciências do comportamento, essa complexidade reside principalmente no grande numero de variáveis que entram em jogo,mesmo que se trate de um comportamento relativamente simples.
Variáveis que afetam o comportamento.
Essas variáveis podem ser subdivididas em individuais e ambientais.as variáveis de ordem individual dizem respeito a toda bagagem inata,especialmente programada através do DNA,mais as experiências adquiridas ao longo das varias fases evolutivas,tais como a infância,a adolescência e a fase adulta de cada um. Já as variáveis de ordem ambiental incluem todos os possíveis eventos extrínsecos ao individuo, tais como grupo social, cultura, autores do ambiente físicos propriamente ditos e muitíssimos outros.
De forma bastante ampla, pode-se dizer que o comportamento humano pode mostrar determinadas características quando menos se espera. e,portanto,muito grande o numero de condutas inesperadas por parte daqueles que estão sendo observados.e realisticamente impossível compreender todo o comportamento quando se leva em conta o numero de variáveis envolvidas em determinada situação e as inúmeras maneiras pelas quais essas variáveis podem se combinar.não necessariamente um mesmo estimulo provocara resposta idêntica por parte de muitas outras pessoas.
Um exemplo eloqüente da complexidade na determinação das variáveis envolvidas em determinado comportamento surge com os estudos sobre hereditariedade de características psicológicas.ate o momento presente,esse tipo de estudo não tem sido capaz de isolar,com precisão,aquelas características que podem ter sido determinadas já no ato da concepção,as que são oriundas da experiência intra-uterina,as vivencias adquiridas pela experiência do momento do parto e finalmente as demais adquiridas apos o nascimento. Especificar com precisão aquilo que e inato e aquilo que e adquirido no comportamento humano e tarefa que ainda deixa a desejar.
Uma tentativa de conseguir suplantar as dificuldades encontradas no estudo das ciências comportamentais, em virtude de sua complexidade, foi a ultilizaçao do metodo experimental. Como diz Henman.
ao procurar utiliza do método experimental, o psicólogo esta adotando uma abordagem de ciência natural para a compreensão dos fenômenos. O objetivo básico dessa abordagem e descobrir as condições antecedentes necessárias para que um evento possa ocorre.
Dessa forma, a vantagem reside no fato de se poder determinar com precisão em que condições exatamente se conseguem fazer aparecer um determinado comportamento.com tal método de estudo, portanto, poderi-se-a concluir que, todas as vezes que certas situações existirem, necessariamente ocorrera um comportamento e não outro.
o método experimental e um método de pesquisa usado para demonstrar que a mudança de uma variável causa mudança em outra. A condução de um experimento envolve certamente a modificação de um fator, que e chamado de variável independente. O pesquisador, então, mede a mudança que e produzida em um segundo fator, chamado de variável dependente a variável dependente e assim chamada porque a sua mudança depende das variações da variável independente.
Um dos aspectos mais importantes do método experimental reside na possibilidade de exercer absoluto controle sobre as variáveis que circundam o individuo que esta sendo estudado a elas se atribui a denominação variáveis independente, pois não e encontrada nenhuma relação entre as mesmas como elas devem afetar o comportamento daquele que se esta submetendo ao método da experimentação, as características comportamentais neste caso são conhecidas como variáveis dependente, pois qualquer variação nas primeiras determinaram uma modificação nestas ultimas.
Constitui um exemplo típico da utilização do método experimental o trabalho de Pavlov, premio Nobel de medicina de 1904.Seu trabalho o levou a descobrir aquilo que ficou sendo conhecido como reflexo condicionado aprendido,a partir das experiências realizadas com cães dentro do campo da psicologia, Thorndike também realizou um trabalho experimental com gatos,sendo levado a enunciar a conhecida lei do efeito nesse caso,todo comportamento que e recompensado passa a ser incorporado ao repertorio psíquico,voltando a se repetir o trabalho mais refinado,experimentalmente, foi o desenvolvido por Skinner,Psicólogo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)   pdf (152.2 Kb)   docx (402.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com