TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXERCÍCIO FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA E TERAPIA INTENSIVA

Por:   •  6/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.232 Palavras (9 Páginas)  •  852 Visualizações

Página 1 de 9

EXERCÍCIO FISIOTERAPIA EM PNEUMOLOGIA E TERAPIA INTENSIVA

 BOA SORTE! VOCÊ PRECISARÁ!!! ESTUDE O MÁXIMO QUE VOCÊ PUDER!!!

PROFESSOR DANIEL TORRES

 QUESTÃO 1

 A ventilação mecânica (VM) é uma das duas principais razões pelas quais um paciente é admitido em UTI. O principal objetivo da VM é promover o repouso da musculatura respiratória e reduzir o trabalho da ventilação, expresso em custo de oxigênio. A sincronia paciente-ventilador tem relação direta com o trabalho ventilatório. Em ventilação mecânica invasiva e não-invasiva, o conhecimento da fisiologia da mecânica respiratória, é imprescindível para tomada de decisões e no manuseio eficiente dos ventiladores modernos. A monitorização dos parâmetros da mecânica pulmonar é recomendada nos trabalhos de revisão e de pesquisas clínicas (Rev. bras. ter. intensiva vol.19 no.2 São Paulo Apr./June 2007). Em relação à complacência e resistência do sistema respiratório, assinale a alternativa correta:

A. É característico da Asma a diminuição da resistência das vias aéreas.

 B. É característico da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) a diminuição da complacência pulmonar.

C. Um paciente em broncoespasmo irá apresentar aumento da constante de tempo.

D. É característico da DPOC a diminuição da constante de tempo.

 E. É característico da SDRA o aumento da constante de tempo

QUESTÃO 2

A ventilação mecânica (VM) ou, como seria mais adequado chamarmos, o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. A escolha dos modos e modalidades ventilatórias, dependem de cada paciente e da segurança do terapeuta em conduzir o suporte. Porém., sabese que a escolha inadequada da mesma acarreta o aumento da mortalidade na UTI, devido o prolongamento no tempo de internação e tempo de ventilação mecânica (J. bras. pneumol. vol.33 suppl.2 São Paulo July 2007). Dessa forma, em relação aos modos ventilatórios básicos, assinale a alternativa correta:

 A. No modo ventilatório por volume controlado (VCV), o critério utilizado para ciclagem é “fluxo”.

 B. No modo ventilatório por pressão controlada (PCV), o critério utilizado para ciclagem é “pressão”.

C. No modo ventilatório por pressão controlada (PCV), a variável de controle é “pressão” e o fluxo é controlado.

D. No modo ventilatório por volume controlado (VCV), a variável de controle é “volume” e o fluxo é variável.

 E. No modo ventilatório por pressão de suporte (PSV), o critério utilizado para ciclagem é “fluxo”.

 QUESTÃO 3

 TEMA: GRÁFICOS Observe o gráfico abaixo e assinale a alternativa correta:

A. A driving pressure é 30 cmH2O.

B. A pressão resistiva é 25 cmH2O.

C. A complacência estática está reduzida.

 D. A pressão elástica é igual a 35 cmH2O.

E. A complacência estática está aumentada.

QUESTÃO 4

A fisioterapia respiratória realizada tem demonstrado benefícios aos pacientes internados no ambiente hospitalar, principalmente em pós-operatório de cirurgias torácicas e abdominais, promovendo melhora da capacidade vital. Apesar de pouco haver correlação entre o ganho da capacidade vital e as escalas de Medida de Independência Funcional e Medical Research Council, mas os pacientes apresentam aumento de força e funcionalidade em separado, sugerindo o auxílio ao incremento da força muscular global, com melhora da funcionalidade, e levando o paciente a maior independência nas suas atividades da vida diária (Einstein (São Paulo) vol.14 no.2 São Paulo Apr./June 2016). Sobre os dispositivos utilizados pela fisioterapia respiratória, assinale a alternativa correta:

A. O manovacuômetro mensura a capacidade vital forçada.

B. O EPAP diminui o trabalho respiratório, pois auxilia na inspiração.

C. O Theshold é um dispositivo utilizado para auxiliar na higiene brônquica.

 D. O incentivador inspiratório a volume é utilizado para promover expansão pulmonar.

E. Os osciladores orais de alta frequência são utilizados para treinamento de músculos respiratórios.

 QUESTÃO 5

 Paciente J.S.S., 68 anos, tabagista de longa data, apresenta diagnóstico de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), deu entrada no pronto socorro descompensado, com dispneia e sinais de desconforto respiratório intensos, utilizando a respiração com frenolabial. Ausculta pulmonar apresentando murmúrio vesicular presente com roncos difusos e sibilos expiratórios. Sobre este paciente assinale a alternativa correta:

 A. O ponto de igual pressão neste paciente está deslocado para região proximal da via aérea devido à diminuição da pressão das vias aéreas.

 B. O uso do frenolabial diminui a pressão nas vias aéreas deslocando o ponto de igual pressão para vias aéreas proximais.

C. A expiração forçada desloca o ponto de igual pressão para vias aéreas proximais.

D. A perda da retração elástica desloca o ponto de igual pressão para região distal da via aérea.

E. O uso da PEEP desloca o ponto de igual pressão para as vias aéreas distais.

QUESTÃO 6

As técnicas modernas (não convencionais) de fisioterapia respiratória utilizadas para desobstrução brônquica utilizam, em sua maioria, mudança dos volumes/ fluxos pulmonares e posicionamento do paciente para serem executadas. Em relação a essa afirmação, assinale a alternativa INCORRETA.

A. O ciclo ativo da respiração (CAR) consiste na seguinte sequência de exercícios respiratórios: controle da respiração, exercício de expansão torácica, técnica de expiração lenta e huffing.

B. A técnica de expiração lenta total com a glote aberta (ELTGOL) consiste na expiração oral lenta com a glote aberta até o volume residual na qual o hemitórax com secreção (região obstruída) fica na posição não dependente (superior).

 C. A drenagem autógena (DA) é uma sequência de inspirações e expirações em diferentes níveis de volume pulmonar: baixos, médios e altos volumes pulmonares, finalizando com huffing ou tosse.

 D. O exercício de fluxo inspiratório controlado (EDIC) constitui em inspiração nasal lenta e profunda até o volume de reserva inspiratório, pausa inspiratória, seguida de expiração até o volume corrente.

 E. A técnica de aumento de fluxo expiratório é uma técnica realizada na fase expiratória, na qual o fisioterapeuta faz compressão tóraco-abdominal para favorecer a eliminação de secreção das vias aéreas superiores (intratorácicas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (110.7 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com