TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 3

1) Faça um resumo sobre o comprimento tensão na fibra muscular, diferenciando os tipos de tensão.

A relação comprimento tensão no musculo se refere ao efeito do comprimento da fibra. Concentração isométrica é quando a contração muscular não resulta em nenhum tipo de movimento.

A tensão passiva é desenvolvida pelo simples estiramento do musculo a diferentes comprimentos.

A tensão total é desenvolvida quando  um musculo é estimulado a contrair sob diferentes pré-cargas.

A tensão ativa é determinada pela subtração da tensão passiva e total, representa a força atua desenvolvida pelo ciclo das pontes cruzadas.

2) Destaque no mínimo um aspecto importante sobre os assuntos da aula 6. Justificando a escolha 

A última parte da aula 6, onde está sendo explicado a parte do esôfago, é muito interessante essa parte, onde você aprende onde se localiza a parede muscular do esôfago, o músculo contraído, onde se localiza o bolo alimentar e como fica o músculo relaxado.

3) Compare o mecanismo de acoplamento excitação contração, que ocorre na musculatura esquelética com a que ocorre na musculatura lisa.

No músculo esquelético, a ligação entre a ACTINA e a MIOSINA é permitida quando o Ca2+ se liga a troponina C Depende de cálcio Troponina dependente (contração) Mediado pela troponina (relaxamento).

Nos músculos lisos, porém, não existe troponina.  Em vez disso, a interação entra a actina e a miosina é controlada pela ligação do Ca2+  a outra proteína, a calmodulina. Depende de cálcio Troponina independente (contração) Mediado por fosfatases (relaxamento).

4) Como são classificados os músculos lisos? 

São classificados como multiunitários ou unitários, dependendo do acoplamento elétrico das células.

5) Explique a importância das junções comunicantes para a musculatura?

Junções comunicantes permitem a transmissão do impulso nervoso de uma célula muscular lisa para outra. A forma do núcleo se altera na contração.

6) Como a musculatura lisa é controlada? A musculatura lisa é controlada pelos nervos do sistema nervoso autônomo. As divisões simpática e parassimpática atuam sobre a atividade da musculatura  lisa dos órgãos digestivos  e excretores. Por tanto, o tecido muscular liso também pode ser estimulado a funcionar pela distensão da parede do órgão.

7) Explique a relação das ondas lentas, como potencial de ação no interior de um órgão.

a frequência das ondas lentas determina o padrão característico de potenciais de ação no interior de um órgão que, então, determina a frequência de contrações.

8)Descreva como o músculo liso facilita, por exemplo, o processo de digestão dos alimentos.

O músculo liso está presente nos órgãos ocos para ajudar a contracção que permite o movimento de substâncias para ou do corpo para outra. A contração e expansão, facilitando assim o movimento de fluido também, dentro do movimento peristáltico do trato digestivo, ele é estimulado pelas hormonas e transmissores, facilitando assim a digestão dos alimentos.

9) Faça um desenho representando os movimentos peristálticos no esôfago.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (92.3 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com