TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisiologia I

Por:   •  11/5/2015  •  Ensaio  •  2.054 Palavras (9 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 9

Célula: unidade morfo-funcional de um tecido.

Tecido: conjunto de células.

Órgão: conjunto de tecidos.

Sistema: conjunto de órgãos.

Organismo: conjunto de sistemas.

Homeostasia: estado de equilíbrio.

Metabolismo: transformação.

Fisiologia: estudo das funções normais do organismo.

Lípideo: gordura.

LEC: Líquido Extra Celular.

LIC: Líquido Intra Celular.

Membrana Celular

A membrana celular/plasmática é a parte mais externa da célula. Sua estrutura é formada por lipídeos e proteínas, portanto, podemos dizer que a membrana celular é lipoproteica. Esta membrana possui permeabilidade seletiva, ou seja, ela permite apenas a passagem de substâncias necessária ao seu metabolismo e ao mesmo tempo, impede a passagem de substâncias desnecessárias, com isto a homeostasia de todo o organismo está mantida.

As proteínas presentes nas membranas possuem cargas elétricas, portanto, são polares e hidrofílicas (afinidade pela água). Portanto, todas as substâncias provenientes da dieta que são polares, devem passar para o citoplasma da célula pelas proteínas de membrana.

Todas as substâncias apolares (lipofílicas) irão passar para o citoplasma através dos lipídeos da membrana.

Transporte de substâncias pela membrana celular

Difusão: equilíbrio entre o LEC e o LIC.

  • Passiva – sem esforço.

Pequenas substâncias hidrossolúveis entram na célula através das proteínas que possuem canal.

Ex: Existem células com proteínas de canal específicas para o sódio, potássio, fosfato e cálcio (fibra muscular)

  • Facilitada – facilitada devido à insulina que a ativa a proteína integral para que aconteça a passagem da glicose.

Moléculas grandes polares e hidrofílicas; neste caso, existem proteínas integrais que ligam-se à molécula e facilita o transporte para o citoplasma da célula.

Ex: A glicose.

Transporte Ativo – O transporte ativo é o processo onde a célula gasta energia com a finalidade de manter o equilíbrio entre o LIC e o LEC.

Transporte Passivo - No transporte passivo não há gasto de energia.

  • Endocitose (fagocitose, pinocitose): ocorre através da membrana; quando relacionado com substâncias sólidas, nomeamos de fagocitose e substancias líquidas, de pinocitose.
  • Transcitose: passagem pela membrana de uma substância apolar lipofílica como os lipídeos da dieta, as vitaminas lipossolúveis (D, E, K, A) e os hormônios esteroides.

Osmose: não há passagem de um soluto, mas do solvente, que é a água, e isso ocorre do meio menos concentrado para o mais concentrado.

Filtração: é a passagem de substâncias por uma membrana celular através de uma pressão.

Circulação

Todos os vasos que saem do coração são chamados de artérias. A artéria é um vaso de grosso calibre circundado por três camadas diferentes de células. São células musculares, elásticas reticulares e também células de tecido conjuntivo. Essas camadas são responsáveis pela complascência e condutância do sangue.

O sangue sai das artérias e caminha em direção às arteríolas (várias ramificações). As arteríolas possuem as mesmas camadas da artéria.

Após a arteríola, surgem inúmeras ramificações capilares, que são vasos de uma única camada de células, formando um tecido chamado endotílio.

Capilares são os vasos que permite a passagem dos nutrientes do sangue para os tecidos através da difusão passiva.

OBS: Os capilares permitem a passagem de várias substâncias para o tecido (ex: glicose, água, aminoácidos, sais minerais, vitaminas). As proteínas presentes no sangue não devem sair por difusão dos capilares, devem permanecer no sangue.

As vênulas também são permeáveis à saída de nutrientes, porém, apresentam uma função maior de recolher os resíduos do metabolismo, chamados de metabólitos.

OBS: O conjunto de vênulas e veias tem o auxílio do sistema linfático, que também recolhe os metabólitos e lançam nas vênulas.

Todas as veias irão conduzir o sangue para o coração.

CORAÇÃO> Artéria> Arteríola> Capilar> Vênulas> Veia> CORAÇÃO

O coração é formado por quatro cavidades diferentes: dois átrios e dois ventrículos.

Os átrios tem a capacidade de receber o sangue das veias e assim eles irão preencher os ventrículos.

Os ventrículos irão expulsar o sangue para o corpo ou para os pulmões.

OBS: Lei do Coração – A quantidade de sangue que sai de um lado do coração deve ser igual ao que sai do outro.

Sístole: Para o sangue sair do coração, em primeiro lugar ele deve passar pelo átrio, pela valva atrioventricular e começar a preencher o ventrículo. Quando o ventrículo estiver quase cheio, o átrio terá uma contração e irá completar o preenchimento. Neste momento, a valva átrio ventricular se fecha, a semilunar de abre, caracterizando a contração ventricular chamada de sístole. Quando o ventrículo é esvaziado, dizemos que ele está em diástole, onde a valva semilunar se fecha e a atrioventricular irá abrir. O átrio é considerado uma bomba de força/potência.

Os nós/nodos são especializações da própria fibra muscular. São chamadas de células de Purkinje que apresentam uma grande quantidade de glicogênio no seu citoplasma e possui uma capacidade de gerar corrente elétrica trocando o potássio com o sódio. Esta corrente elétrica tem a duração de três décimos de segundo (0,3s), sendo que o nó atrioventricular irá retardar o impulso cardíaco em um décimo de segundo (0,1s) para permitir o equilíbrio entre a sístole atrial e a ventricular.

CORAÇÃO

1) Constituição

  • Anatomia
  • Histológica

2) Circulação Pulmonar (Pequena) e Circulação Sistêmica (Grande)

3) Fisiologia das Células de Purkinje

4) O Mecanismo Fisiológico do Coração

O coração possui uma camada externa chamada de pericárdio. Esta camada pode ser dividida em duas partes:

  • Pericárdio Fibroso - formado por uma rede de fibras resistentes que tem o papel de limitar a distensão do músculo cardíaco e também fixar o coração no mediastino.
  • Pericárdio Seroso – possui duas lâminas que produzem o líquido seroso que tem o papel de lubrificar a superfície do coração, evitando o atrito e o desgaste do tecido. São elas:
  • Lâmina Parietal – Próxima ao pericárdio fibroso.
  • Lâmina Vicerosa – Próxima ao coração e também é chamada de pericárdio.

A principal estrutura do coração é o miocárdio e mais internamente temos o endocárdio (que reveste todas as estruturas internas do coração).

O coração é um órgão considerado como uma bomba de dois lados. O lado esquerdo é o mais potente, pois o sangue deve passar por todos os nossos tecidos. O lado direito é mais enfraquecido, pois ele trabalha a circulação pulmonar (pequena). Essa bomba pode ser dividida em átrios e ventrículos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (93.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com