TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Movimento Humano

Por:   •  19/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.531 Palavras (7 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Nome: Bruno Victor Borges

Atividade de Movimento Humano (somatória para A3)

1º O que caracteriza os movimentos de abdução, rotação externa e extensão?

R: A abdução é o movimento que afasta o membro da linha média do corpo. Ocorre no plano frontal em torno de um eixo e pode chegar a uma posição horizontal e até mesmo vertical, pois pode se afastar[a] em até 120°.

A rotação externa, também conhecida como supinação, é o movimento em que a palma da mão é apontada para frente. Isso ocorre no antebraço e é realizada com a sobreposição do rádio acima da ulna.

Já a extensão é o movimento encontrado no plano sagital onde duas partes do corpo, conhecidos como proximal e distal, se afastam um do outro, tendo assim o aumento do ângulo entre eles. Um exemplo disso é a inclinação do pescoço para trás.

2º Quais movimentos a articulação do ombro realiza?

R: O ombro possui quatro grupos de movimento, em três planos, os planos são sagital, frontal e transverso. Os movimentos realizados no plano sagital são: flexão, extensão e hiperextensão. No plano frontal está a abdução e adução. Já no plano transverso você consegue encontrar a rotação medial e lateral, circundação e abdução e adução horizontal.

3º Quais os principais planos e eixos corporais? Explique cada um deles.

R: No corpo humano existe três planos, o sagital, frontal e transversal. O plano sagital divide o corpo em laterais direita e esquerda e pode ser dividido em sagital paramediano e sagital mediano. São realizados movimentos de flexão e extensão, por exemplo.

O plano frontal divide o corpo entre anterior e posterior, conhecidos também como ventral e dorsal, respectivamente. Os movimentos realizados são os de abdução e adução.

O plano transversal divide o corpo em partes superior e inferior, conhecidos como cranial e caudal, seguidamente. É realizado os movimentos de rotação medial-lateral e pronação-supinação.

Já os eixos é a realização da travessia dos planos através de linhas ilusórias para a atuação dos movimentos. São eles os eixos longitudinal, látero-lateral e ântero-posterior.

O eixo longitudinal se estende de superior para inferior, ou vice-versa, no plano transversal. Já o eixo látero-lateral estende-se de um lado para o outro, seja para a direita ou esquerda.

Agora o ântero-posterior se estende anterior (costas) e posterior (frente), no plano sagital.

4º Quais as características de uma articulação biaxial?

R: A articulação biaxial é a articulação que efetua dois movimentos entre dois eixos. São exemplos de articulação biaxial a extensão, flexão e, também, a rádio-cárpica.

5º Como se divide um osso longo? Classifique-o?

R: O osso longo é formado por vários tecidos ósseos. A epífise se trata da extremidade do osso e é revestida por cartilagem, nela contém o osso esponjoso e a cartilagem articular.

O periósteo é a membrana fibrosa que recoberta o externo do osso, onde se encontra a medula óssea vermelha.

A diáfise é ligada ao periósteo e está localizada entre as epífises. Nela você encontra a medula óssea amarela, o tutano.

6º Quais as características das células ósseas? Explique a função de cada uma delas.

R: O tecido ósseo é composto por três tipos de células, os osteoclastos, osteócitos e osteoblastos. Os osteoclastos são células grandes com vários núcleos que trabalham na reabsorção dos ossos velhos, deixando buracos nos ossos.

Os osteócitos são importantes na manutenção da matriz óssea. São células achatadas e pertence às regiões da matriz denominadas lacunas, de onde saem pequenos canais. Essas células fazem projeções nesses canais de forma com que se comunicam com outros osteócitos por conexões. Quando essa célula morre, a matriz óssea faz a sua reabsorção.

Os osteoblastos, por sua vez, são células cumpridoras da unificação da matriz óssea. As células maduras possuem uma grande quantidade de mitocôndrias e também um complexo golgiense e retículo endoplasmático rugoso bem avantajado. Essas células unificam as proteínas osteocalcina e osteonectina. A osteocalcina trabalha para estimular a atuação dos osteoblastos. Já a osteonectina trabalha na mineralização, ajudando na destituição do cálcio.

7º Quais as caraterísticas de um osso curto, osso irregular e osso plano? Cite um exemplo de cada tipo?

R: O osso curto é formado por tecido esponjoso, sendo coberto por um fino tecido externo. Possui os lados praticamente do mesmo tamanho. Um exemplo desse osso é o tarso. Já os ossos irregulares são ossos que tem formações complexas e que não se juntam camadas prévias. Possui variadas agrupamentos de ossos esponjosos e compactos. Um exemplo desse osso é o quadril. Os ossos planos possuem comprimento e largura semelhantes, porém finos compostos por duas chapas correspondente ao tecido ósseo compacto. Um exemplo desse osso é a escápula.

8º O que caracteriza o efeito piezoelétrico nos ossos?

R: O efeito piezoelétrico é o mecanismo onde vários materiais de moléculas e cristais transformam a energia mecânica em corrente elétrica estimulando, assim, a formação óssea através dos osteoblastos. Isso faz com que há o depósito de minerais - com foco no cálcio - na região óssea onde está sofrendo pressões. Esse mecanismo pode acelerar a remodelação dos ossos.

9º Quais os tipos de carga atuantes no corpo, explique 3 delas?

R: As cargas aplicadas seguidamente ao sistema musculoesquelético podem deformá-lo e/ou até causar uma rachadura. Essas cargas são denominadas de: tensão, torção, compressão, flexão, cisalhamento e forças combinadas.

A torção ocorre quando uma estrutura gira em torno do seu eixo longitudinal, especialmente quando uma extremidade óssea está fixa. A compressão é, de certa forma, um esmagamento, geralmente causada pelo próprio peso do corpo, que gera uma força de compressão sobre os ossos.

Já a força combinada é a carga elevada – mais de uma – sobre o corpo, ao mesmo tempo. É o caso mais corrente de sobrecarga no corpo humano.

10º Quais as principais estruturas formam uma articulação?

R: As articulações categorizam acordemente o grau de mobilidade que oferecem. Existem três tipos: A sinartrose, que são articulações fibrosas e estão entre um osso e outro, possui característica de serem flexíveis. Há também a anfiartrose, que são semimóveis, cartilaginosas e flexíveis. Contém nelas cartilagens entre os ossos e fazem movimentos a fim de evitar desgaste dos mesmos. Já a diartrose é flexível e tem a presença de bolsas sinoviais, contendo o liquido sinovial, que evita o desgaste feito pelo atrito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com