TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DIGESTÓRIO SUPRA DIAFRAGMÁTICO

Por:   •  8/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 10

2. SISTEMA DIGESTÓRIO SUPRADIAFRAGMÁTICO

2.1. Cavidade Bucal

A Cavidade bucal faz parte do trato gastrointestinal tubular, sendo limitada anteriormente por uma estrutura que se comunica com o meio externo através de uma fenda localizada entre os lábios, denominada rima bucal.

Anatomicamente a cavidade bucal é dividida em duas regiões, sendo a primeira chamada de vestíbulo da boca, compreendendo o espaço entre os dentes e os lábios, e a segunda sendo localizada posteriormente aos dentes e anteriormente ao istmo das fauces, onde é a cavidade bucal propriamente dita.

Ela apresenta limites anteriores, laterais, inferiores, superiores e posteriores. Sendo assim, o limite anterior é dado pelos dentes, os laterais são dados pelas bochechas, o inferior é concedido pelo assoalho da cavidade bucal. Superiormente temos uma limitação anteriormente pelo palato duro (ósseo) e posteriormente pelo palato mole (muscular), que separam a cavidade bucal da cavidade nasal. Por último temos o limite posterior, que é chamado de fauces, onde é observado que do palato mole sai uma prega mediana chamada de úvula palatina e lateralmente teremos o arco palatoglosso e o arco palatofaríngeo, no qual entre esses arcos é possível observar a tonsila palatina. Dessa forma, o limite posterior será denominado istmo das fauces, ponto em que temos a comunicação da cavidade bucal com a faringe, que será determinada pela úvula palatina, pelo arco palatoglosso e pela raiz da língua.

A língua faz parte da cavidade bucal e por sua vez é um órgão músculo mucoso, constituído por músculo estriado esquelético revestido por mucosa, que desempenha importantes funções como a preparação mecânica do alimento (mastigação), o auxílio na deglutição, o desempenho da gustação, através das várias papilas gustativas e também no importante papel para a articulação da palavra falada. O dorso da língua é dividido em três porções: raiz, corpo e ápice. Entre a raiz e o corpo dela localizamos uma fenda chamada de sulco terminal, posteriormente temos a raiz da língua, correspondente a um terço da língua, e anteriormente uma região maior chamada de corpo, que representa dois terços da sua região anterior e na extremidade anterior apresenta um ápice.

10

Por conta de ser um órgão com função gustativa, temos distribuídas por toda língua uma sucessão de projeções com receptores do paladar denominadas de papilas gustativas. Temos as papilas valadas que contornam o sulco terminal, dispersas em todo o corpo da língua vamos ter as papilas filiformes e fungiformes e mais lateralmente iremos encontrar as papilas folhadas. Cada uma dessas papilas são encarregadas por um tipo de gustação.

Referente ao paladar que a gustação desencadeia, temos na extremidade anterior da língua os receptores para doce, lateralmente os receptores para o azedo, contornando todo o corpo da língua os receptores para salgado e na extremidade posterior, próximo a raiz da língua, os receptores para o amargo.

Constituindo também parte da cavidade bucal temos os dentes, que são estruturas rígidas e calcificadas que se dispõem de camadas onde é composto por esmalte, dentina e polpa onde estão inseridos os vasos sanguíneos e os nervos. Anatomicamente o dente é dividido em coroa, colo e raiz. Sendo coroa a parte mais externa do dente que se interioriza a cavidade bucal, como colo temos uma região mais estreitada entre a coroa e a raiz, e por último temos a raiz, parcela mais profunda que está inserida no interior dos alvéolos dentários.

2.2. Faringe

A faringe consiste em três partes: a Nasofaringe, a Orofaringe e a Laringofaringe. O Alimento geralmente percorre somente entre a Orofaringe e a Laringofaringe. A Nasofaringe e Orofaringe comunicam-se superiormente com a Laringe, com a Laringofaringe inferiormente e, com a boca, anteriormente.

A orofaringe e a laringofaringe são revestidas por epitélio pavimentoso estratificado úmido, e a nasofaringe é revestida por epitélio colunar ciliado pseudoestratificado. A parte do trato digestório que se estende entre a faringe e o estômago é o esôfago, ele transporta alimento da faringe até o estômago. É dividida em três fases: a deglutição voluntária, faríngea e esofágica. Durante a fase voluntária um bolo de alimento é formado na boca e empurrado pela língua contra o palato duro, até que seja forçado para a parte superior da boca e para a orofaringe.

11

2.2.1. Epiglote

A epiglote atua como uma espécie de revestimento que cobre a abertura da laringe, assim evitando que os alimentos e bebidas ingeridos entrem em contato direto com a laringe. Para que isso ocorra, as pregas vestibulares e as pregas vocais fecham-se durante a fase faríngea, consequentemente a epiglote é deslocada posteriormente, desta forma possibilitando que a cartilagem epiglótica cubra a entrada da laringe, e a laringe seja elevada.

2.3. Esôfago

O esôfago é um tubo fibromuscular, que possui como estrutura um canal muscular que mede aproximadamente 25 cm de comprimento e 3 cm de largura, inicia-se na faringe até chegar ao estômago. É um órgão localizado na linha mediana do corpo humano, precisamente no interior da cavidade torácica, anteriormente à coluna vertebral e posteriormente à traqueia, finalizando-se somente na porção cárdia do estômago. É considerado a terceira parte do trato gastrointestinal, pertencendo-a junções como: a faringe esofágica, localizada abaixo à cartilagem cricóide e ordenada pela liga entre a faringe e o esôfago; e a junção gastroesofágica, localizada no encontro entre o esôfago e o estômago..

O esôfago é subdividido em três porções: porção cervical, porção torácica e porção abdominal, que por sua vez consiste após atravessar o diafragma, através do Hiato Esofágico. O esôfago adentra na região infradiafragmática para poder se abrir no estômago. Sua função é transportar o alimento deglutido através de movimentos peristálticos ao estômago. Nesse processo de trafegar os alimentos já processados, é necessário que ele apresente constrições em seu caminho, por isso há próximo a laringe e a cervical o Esfíncter Esofágico. Este está disposto na parte superior e próximo ao estômago, enquanto o Esfíncter Esofágico Inferior, inferiormente. Ambos são extremamente importantes para que não haja um refluxo do alimento e ele percorra num sentido unidirecional.

12

3. SISTEMA DIGESTÓRIO INFRA-DIAFRAGMÁTICO

3.1.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com