TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Recursos Terapêuticos

Por:   •  8/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

Recursos terapêuticos APS:

1. Paciente, M.C, 78 anos, atualmente diagnosticada artrose femorotibial, ocasionando consequentemente rigidez articular. Qual recurso da cinesioterapia você utilizaria? Justifique sua resposta.

Resposta: Utilizaria exercícios de mobilidade articular. Pois essa técnica promove o ganho de amplitude de movimento articular, favorecendo desta maneira a produção do líquido sinovial

 2. Dos recursos terapêuticos citados (TENS, FES, ondas-curtas, micro-ondas e ultrassom), qual destes recursos tem como objetivo de tratamento, aumentar a temperatura do tecido e também induzir a alterações fisiológicas não térmicas (como permeabilidade celular e crescimento celular), que se acredita que promova cicatrização de tecidos e relaxamento muscular? Justifique sua resposta.

 Resposta: Ultrassom. uma vez que, ele promove o aquecimento tecidual (no modo contínuo), e efeitos mecânicos.

3. Paciente, G.M, atleta de judô, durante uma competição sofreu entorse de tornozelo. Em sua opinião, qual o recurso terapêutico mais adequado para diminuição do processo inflamatório dos tecidos? Crioterapia ou Calor superficial? Justifique fisiologicamente sua resposta.

Resposta: Crioterapia. Porque a aplicação da substância fria resultará na remoção do calor corporal, diminuindo a temperatura do tecido. Sendo assim haverá diminuição do metabolismo local, do fluxo sanguíneo local, permeabilidade capilar, gerando constrição dos vasos sanguíneos e capilares, diminuindo desta forma o processo. inflamatório

4. Paciente, A.K, 48 anos, apresentou diagnóstico de lombociatalgia, (Em nível lombar e ao longo do trajeto nervoso nos pontos dolorosos). Para a utilização do recurso terapêutico do laser, qual dosimetria você utilizaria.? Justifique sua resposta.

 Resposta: Como a lombociatalgia trata-se de um quadro de dor localizado na região lombar, a dosimetria indicada para este caso seria a de 2 a 3 J/cm2; para que assim haja o efeito analgésico.

 5. ‘’Á medida que a onda ultrassónica é transmitida para os tecidos mais profundos, a intensidade de energia intensifica, aumentando a temperatura interna”. Á respeito do ultrassom terapêutico, a seguinte afirmação está correta? Justifique sua resposta. 

Resposta: Sim, o ultrassom vai transmitir calor para os tecidos, em seu modo contínuo.

 

Questões:

1. Quais as contraindicações da mobilização articular.?

Resposta: Rupturas de tendão, ligamento ou músculo e fraturas não consolidadas.

 2. Quais os efeitos fisiológicos do calor superficial.?

 Resposta: Vasodilatação de vasos sanguíneos e capilares, aumento do fluxo sanguíneo local, da permeabilidade capilar, do metabolismo local e estimulação dos receptores cutâneos.

3. Quais as indicações para a realização de exercício resistido.?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com