TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Terapêuticos

Por:   •  3/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  943 Palavras (4 Páginas)  •  2.669 Visualizações

Página 1 de 4

PERGUNTA 1

1- Quando um indivíduo sofre uma fratura e realiza terapia com laser é esperado quais efeitos bioquímicos? Aumenta a síntese de colágeno - útil para reparo tecidual. Aumenta a permeabilidade das membranas celulares com maior eficiência da bomba de sódio. Aumenta o número de fibroblástos e promove tecido de granulação - útil para cicatrização de corte. Aumenta os níveis de prostaglandinas. Causa um aumento na ATP celular, que é útil para mitigação da dor. Ação anti-inflamatória

2 -Uma senhora de 60 anos, com osteopenia em região de colo do fêmur (D+E), foi avaliada pelo fisioterapeuta devido à bursite trocantéria e foi prescrito US contínuo com dose de 1w/cm2. Não seria contraindicado? Por quê? A osteopenia consiste na perda precoce de densidade óssea que torna os ossos mais fracos. A bursite no quadril, também conhecida por bursite trocantérica, consiste num processo inflamatório doloroso das bursas sinoviais, que são pequenas bolsas de tecido conjuntivo cheias de líquido sinovial situadas em torno de algumas articulações, que funciona como uma superfície que reduz o atrito entre o osso e os tendões e os músculos. A absorção do ultrassom de 1Mz ocorre mais profundamente e produz maior quantidade de calor. Efeitos mecânicos: provoca o aumento da permeabilidade da membrana celular, ativando o segundo mensageiro, aumentando a síntese de proteína e o aumento da secreção dos mastócitos. Altera os movimentos dos fibroblastos e aumenta a absorção de cálcio (benéfico para o tratamento da osteopenia).

3. Na conduta para tendinite do ligamento patelar foi prescrito além da cinesioterapia US da forma pulsátil, 3 MHz, calculado a ERA foi estipulado 16 mim, com potência de 1.2 Wcm, com objetivo de ação ante edematosa e anti-inflamatória. Em sua opinião a utilização do ultrassom está correta? Justifique sua resposta fisiologicamente.

A energia ultrassônica a 1 MHz é transmitida através dos tecidos mais superficiais e absorvida principalmente nos tecidos profundos ( 2 a 5cm). É muito útil em pacientes com alta porcentagem de gordura cutânea no corpo e sempre que os efeitos desejados se destinarem às estruturas mais profundas. A energia de 3 MHz é absorvida nos tecidos mais superficiais (1 a 2 cm), sendo utilizado para tratar as condições mais superficiais. Sendo assim, a intensidade está inadequada, pois deveria ser baixa.

4. Na conduta para a tendinite de cabeça longa do bíceps braquial foi utilizado US contínuo, 1 MHz, potência 1.2 Wcm com o tempo de 5 mim conforme a ERA. Em sua opinião a utilização do ultrassom está correta? Justifique sua resposta fisiológica e detalhadamente.

Sim. As doses de ultrassom mais eficazes para esta aplicação são: intensidade de 0,5 a 2,5 W/cm², pulsado ou contínuo, com frequência de 1 ou 3 MHz, por 3 a 5 minutos, resultando em aumento na proporção de colágeno tipo 1 e melhora biomecânica (habilidade para resistir as grandes cargas e absorver mais energia).

5. M.N, 23 anos, jogador de futebol, sofreu fratura por avulsão em maléolo lateral D. Optou-se pela imobilização por 45 dias e encaminhamento para a fisioterapia. Dentre as condutas, foi realizado diatermia por micro-ondas e cinesioterapia.

Redações diretas:

1. O que é diatermia? Diatermia é uma modalidade de aquecimento profundo que converte ondas eletromagnéticas em calor. Onda é uma perturbação que ocorre em um meio podendo ter uma ou várias direções, possui natureza mecânica e elétrica. Aplicação de corrente de alta frequência ao corpo para produzir efeitos térmicos profundos e mecânicos.

2. O que é fratura por avulsão? fratura por avulsão ocorre quando, um tendão que conecta um músculo a um osso arranca parte dele. Este tipo de fractura é causado pelo movimento de inversão, brusco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (52.9 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com